www.jardineirasdeplantao2.blogspot.com


sábado, 28 de janeiro de 2012

12ª Aula – Jesus me ensina a amar a natureza.

Aprendendo com Jesus

. Realizar a técnica teia da vida. (Cada criança receberá um crachá contendo uma figura que simbolize a natureza: planta, solo, sol, água, animais...). “O grupo forma uma roda e cada criança passa a representar um dos elementos da natureza. No centro é colocada uma criança representada pelo crachá do Sol. Com um barbante começamos a traçar a ligação entre os seres. O Sol passa a luz ao solo, que sustenta a plantação, que sustenta a galinha, que sustenta...Assim é formada a utilidade de um ser vivo para o outro. No fim, os caminhos de barbante formam uma teia, e assim exploramos que a natureza está viva e em constante trabalho de colaboração. Se um fio daqueles se arrebentar, se alguma espécie viva desaparecer, o que acontecerá ao meio ambiente e ao homem?” Conversar a respeito e deixar a criança falar. Essa técnica maravilhosa foi tirada do site cvdee, consta o link no blog.
. Espalhar gravuras da natureza sobre o chão, parede. Levar plantinhas de verdade para ornamentar a sala. Pedir para que eles observem as cenas e mentalizem na hora da prece. Tocar músicas instrumentais do tipo: som das águas, canto de pássaros.
. Contar a história do Semeador, de Joana de Ângelis, a professora que semeava de dentro de um trem, durante o seu percurso até o trabalho.
. Mostrar por meio de cartazes, apresentação no power point ou vídeo, momentos de ensinamento que a natureza nos faculta: harmonia das cores, união e colaboração das formigas e abelhas, a singeleza e beleza das flores multicores, o deslizar da água do riacho...


Trabalhando com Jesus
. Confeccionar bichinhos da natureza com sucata: joaninha com tampinha de garrafa, pintada com cola colorida vermelha e pintinhas pretas.
. Colar figuras da natureza retiradas de revistas e montar quadrinhos para enfeitar a sala utilizando pratinhos descartáveis ou caixas de dvd usadas.
. Montar um mural da natureza. Levar várias gravuras para as crianças escolherem.
. Pintar as flores da dobradura que serão jogadas na bacia com água, ao abri-las uma virtude deverá estar escrita em cada uma delas. Ex: Quando seguimos o exemplo da natureza colhemos: paz, amor, união, fé, coragem, paciência....


Brincando com Jesus
. Brincar com máscaras de animais. Mímicas. Modelar elementos da natureza com massinha.
. Brincar de adivinhações com figuras de animais em tangram.

11ª Aula – Jesus e a nossa grande família.

11ª Aula – Jesus e a nossa grande família.
Aprendendo com Jesus

. Iniciar a aula compondo um mural para expor e fixar na mente deles as maravilhas da Criação Divina, tal como consta no novo plano de unidade do jardim – as provas do amor de Deus por nós: Sol, as águas, o pão de cada dia, as plantas, os animais, os amigos, o ar, a família, o lar e o maior presente: Jesus, nosso irmão, guia e modelo.
. Ilustrar o trecho da bíblia que consta no plano de unidade do jardim, com gravuras de revistas ou desenhos, a parte em que Jesus nos pede para sermos amigos e irmãos de todos. ( convidar para a ceia os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos... pelo fato de não terem eles com que recompensar-te.
. Contar a história infantil Aprendendo a voar, pelo Espírito da Vovó Amália.

Trabalhando com Jesus
. Participar do Culto do Evangelho no Lar acompanhando a equipe responsável por esse trabalho na Casa Espírita ou Posto de Assistência.
. Participar da doação de roupas, alimentos ou ajudar na guarda desses materiais que foram doados.
. Limpar ou engraxar sapatos para doar para quem precisa ou construir um móbile para presentear a sala do berçário.

Brincando com Jesus
. Realizar diversas brincadeiras em que eles possam exercitar o companheirismo, a amizade e o respeito, tais como as sugeridas no plano de unidade do jardim.

10ª Aula – Jesus, o amigo verdadeiro.

Aprendendo com Jesus

. Iniciar a aula compondo um mural ou maquete expondo com figuras as boas amizades que Jesus tinha: seu primo João Batista que foi exemplo vivo de amor, que juntos trabalharam na edificação de um mundo melhor, plantando nos corações a semente do amor e do evangelho, seus pais, seus discípulos, que o seguiam e aprendiam seus ensinamentos..., as criancinhas as quais buscavam sua companhia amiga, os sofredores de toda ordem que ficavam agradecidos pela ajuda fraterna.
. Trabalhar as cenas da nova edição do livro: Cartilha do Bem. Pode ser como varal didático, quebra-cabeça de três partes coladas em caixas de suco, no formato horizontal. Ficam bem legais!
. Contar a história “Jesus levanta Sharon”: do livro Escuta meu filho, do espírito Aura Celeste.


Trabalhando com Jesus
. Confeccionar um quadrinho contendo a figura de Jesus ou uma caixa de dobradura para as crianças presentearem um coleguinha com o qual brigou, está doente ou que está passando por algum problema.


Brincando com Jesus
. Dramatizar a história contada: Jesus levanta Sharon.
. Riscar o jogo no chão com giz ou fazer em papel pardo ou pintar em um plástico, tipo tapete. Pode participar até 2 crianças por partida. Joga-se o dado, apresenta-se a tarefa e segue as recomendações. Ganha o jogo quem chegar primeiro na casa final. Pode ser adaptado para o tema que quiser, usando as tarefas como situações-problema em que a criança tem que refletir e tomar uma atitude, tal como se fosse Jesus: Um colega esbarrou em você sem querer, qual deve ser atitude baseada nos ensinamentos de Jesus?/ Seu pai chegou em casa nervoso e agitado, sua mãe também começou a brigar, o que devemos fazer nesses momentos?... dentre outras.
. Pode-se aproveitar as cenas da nova edição do livro: Cartilha do Bem e brincar de dominó.

9ª Aula – Jesus me ensina a ser um bom amigo.


Aprendendo com Jesus

. Contar a história do livro: Cuidado, marimbondo zangado! - Sônia Xavier Pimentel. Editora Fonte Viva.Tema central: Reforma Íntima.
. Trabalhar com cartazes que apresentem crianças realizando boas atitudes, em forma de Pescaria das virtudes. As crianças vão pescar as gravuras, interpretar o que vêem e depois vão montar um Varal Didático – Crianças e boas atitudes – fixar as figuras no varal com prendedor de roupas (pode colar corações ou bichinhos nos prendedores) e explorar o material com a ajuda das crianças.
. Contar a história “A amizade real”, do Espírito Neio Lúcio do livro Alvorada Cristã.
. Contar a História do Bom Samaritano, com as ilustrações coladas em caixas de leite, devidamente encapadas e cobertas com contact ou durex largo transparente para que a criança tenha um material concreto duradouro e possa manipulá-lo. (ver o recurso pedagógico: História em blocos retangulares, no blog.)

Trabalhando com Jesus
. Aproveitar as mesmas figuras utilizadas no varal didático para cada criança montar um quadrinho e levar para casa com a responsabilidade de realizar aquela boa atitude durante a semana.
. Aproveitar o gancho da história do bom samaritano e levar bonecos machucados: Você pode pintar algumas partes do corpo do boneco com esmalte e dar um pequeno pedaço de algodão com acetona para limpar as feridas e complementar o curativo com gaze e esparadrapo. Mas cuidado para que não se machuquem ou coloquem na boca esse líquido. Para não correr riscos você pode usar batom vermelho e algodão.

Brincando com Jesus
. Realizar atividades e jogos cooperativos para que se exercite a amizade, a união e a colaboração.
. Brincar com o Jogo da Memória confeccionado com caixinhas de leite: cenas de Jesus exemplificando o amor, usando seu corpo para o bem. Ver o link que traz figuras bíblicas, no blog.

8ª Aula – Jesus me ensina a orar em família.


Aprendendo com Jesus

. Explanar sobre o culto do evangelho no lar utilizando uma maquete feita com caixa pequena de papel “chamequinho”, enfeitar as paredes da casa com papel de presente e uma figura de Jesus, personagens da família, de eva, que são facilmente encontrados nas lojas e por trás deles colar caixas de perfume para que eles fiquem de pé. Montar uma mesa com caixa de fósforo, das grandes, dispor sobre ela uma figura de um relógio, de um evangelho e de uma jarra de água. Preparar as vibrações da casa com papel perfurado de florzinha ou bolhas de sabão e espíritos de luz em cima e em volta da casa, macas com espíritos desequilibrados sendo encaminhados para tratamento espiritual. Não se esqueça: Quanto mais visual for a sua aula, melhor compreensão as crianças terão do conteúdo a ser trabalhado. Ver o recurso pedagógico: “Casa de Luz” no blog.
. Expor as etapas do culto do evangelho no lar num varal didático. (As figuras já foram postadas no PICASA PHOTOSTREAM). Ver o recurso pedagógico: “ Álbum seriado em cabides”, no blog.
. Contar a história: " O Culto Cristão no Lar" , de Neio Lúcio, do livro Jesus no Lar. Escolhi algumas figuras da Net e postei no PICASA PHOTOSTREAM. Pode conferir!

Trabalhando com Jesus

. Realizar o culto do evangelho na salinha ou na casa de alguma criança ou até mesmo acompanhando a equipe responsável por esse trabalho, no posto ou casa espírita.
. Distribuir o contorno de uma casinha para cada aluno desenhar a sua, depois cola numa folha branca e utilizar guaxe amarela para emitir as vibrações de luz da casa, no dia do Culto do Evangelho no Lar. Pode ser confeccionado esse quadrinho para cada um levar para a sua casa.


Brincando com Jesus
. Simular a realização do culto do Evangelho no Lar, seguindo o roteiro e escolher algumas crianças para serem os espíritos de luz que distribuirão energias calmantes e benfazejas para todos. Nessa hora, eles ficaram de pé e jogarão sobre os membros participantes: flores de luz, perfuradas, ou bolhas de sabão.

7ª Aula - Jesus me ensina a amar os meus irmãos.


Aprendendo com Jesus

. Fixar num quadro gravuras que lembrem algumas situações da natureza que envolvam a união, colaboração, respeito e amizade entre companheiros, por exemplo: o trabalho comunitário das formigas, das abelhas, o desenvolvimento das plantas, que depende de uma série de fatores: água, sol, terra, cuidados, animais que ajudam na polinização; espalhando as sementes... Fazer analogia com o relacionamento entre os irmãos, dentro de nossa casa.
. Contar a história espírita infantil: "O Carrinho" do livro E, para o resto da vida...(Utilizar as ilustrações que foram postadas no PICASA PHOTOSTREAM e montar fantoches de vareta. Consultar o Plano de Unidade Reformulado do Jardim).
. Ressaltar que para Jesus toda a humanidade é sua família; podemos recordar esse amor nos momentos em que curava cegos e atrofiados, compreendia com carinho aqueles que negavam sua doutrina, restaurava a dignidade das pessoas que viviam nas sombras da ignorância e fortalecia os fracos. (Utilizar as ilustrações que foram postadas no PICASA PHOTOSTREAM)


Trabalhando com Jesus

. Confeccionar um brinquedo simples, de sucata, que pode ser levado para casa para brincar com os irmãos: telefone: dois copos ligados com um barbante, bola de meia utilizando jornais, um teatrinho de fantoches de vareta, microfone e câmera utilizando caixinhas de leite...


Brincando com Jesus
. Brincar de casinha: dividir os papéis de cada um na brincadeira, pai, mãe, filhos, parentes. Pode também ser realizada a brincadeira do Mamãe mandou, com atividades que os irmãos possam realizar em conjunto, atividades cooperativas. Ex: Mamãe mandou: Os irmãos se abraçarem pois a união é muito importante na família, darem as mãos e cantar uma música bem bonita da evangelização infantil, fazer uma pose bem bonita para tirar uma foto...

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

6ª Aula - Jesus e seu papai. Eu e meu papai.


Aprendendo com Jesus

. Trabalhar com a canção: José, que fala sobre o papel do pai de Jesus: Levar os personagens e montar uma maquete com: uma casinha com um coração iluminado por trás, uma carpintaria ou materiais e instrumentos de trabalho... (Utilizar as figuras de José postadas no PICASA PHOTOSTREAM). Aproveitar o ensejo e deixar gravuras que representem outros tipos de família. Só com a figura do pai, da mãe, avó...

“Teve alguém na história de Belém, que a história quase não falou,
Mas fez também a noite de Natal, foi companheiro, amigo e pai leal.
Teve um sonho, lindo sonho e uma flor, linda flor e um lar tão pobre, mas rico de amor.
No dia a dia trabalhava com suor, trabalhava talhando a madeira com amor.
Oh! Carpinteiro de Nazaré inspira o homem a ser fiel, ter sua casinha de amor e fé.
Fazer do lar seu próprio céu.
De tardezinha, voltava para o lar e o aguardavam Jesus e Maria.
Todas as tardes eram tardes de amor, a mesa posta e o pão de cada dia.
Teve um sonho, lindo sonho e uma flor, linda flor e um lar tão pobre, mas rico de amor.
No dia a dia trabalhava com suor, trabalhava talhando a madeira com amor.”
(desconheço o autor da canção)
. O evangelizador pode levar a foto de seu próprio pai e relembrar as virtudes e valores que lhes foram ensinados quando criança: amor, respeito, amizade, trabalho. Se possível, levar cartazes, para facilitar a compreensão das crianças.
. Trabalhar com uma caça-ao-tesouro: Espalhar pela sala ou pátio, vários objetos que o pai usa: calça, boné, óculos, sapatos masculinos, cueca... À medida que eles forem encontrando, vão trazendo para a sala para juntos descobrirem o tema da aula.
. Trabalhar com situações-problema: pai que bebe, agressivo... e que tipo de atitude devemos ter perante esses casos. Principalmente, esclarecer que o pai que se encontra nessas condições sofre bastante por não conseguir no momento seguir os exemplos de José, pai de Jesus, e que mesmo assim devemos respeitá-lo e orar por ele para que aos poucos consiga vencer tais dificuldades.

Trabalhando com Jesus

. Confeccionar uma lembrança para o papai: um porta-chave, um porta-canetas...
. Decorar uma caixinha com mensagens diversas de reflexão ou alguns cartõezinhos de amor e agradecimento para serem espalhados pela casa.
. Pintar um lenço para presentear o papai: carimbar com a mão usando tinta de tecido.


Brincando com Jesus

. Brincar com blocos lógicos de madeira, se possível, ou com caixinhas de fósforo encapadas, construindo móveis e objetos para relembrar a profissão do pai de Jesus.
. Dramatizar o cotidiano da família de Jesus utilizando as máscaras de José, Maria e Jesus que estão postadas no PICASA PHOTOSTREAM.
. Brincar de usar as roupas do papai em menor tempo, simular uma dramatização familiar que envolva a figura do pai.

5ª Aula – Jesus amava sua família. Eu também amo minha família.


Aprendendo com Jesus

. Dispor um quadro ou painel que simbolize uma família e faixas de cartolina para escondê-la, a medida que o evangelizador vai formulando perguntas sobre o tema, cuja resposta seja família, uma das tiras é retirada, de modo que se perceba o que estava escondido ao final.
. Trabalhar a passagem bíblica na qual aos doze anos Jesus vai para o templo dialogar com os doutores da lei. Ressaltar que os pais têm preocupação natural com seus filhos, com quem andamos, o que fazemos, que caminhos passamos, que perigos podem nos acontecer...
. Levar numa caixa-surpresa duas fotografias, a de uma família comum e a da família de Jesus, ressaltando os valores morais que devem permear essas relações. Aproveitar o ensejo e deixar gravuras que representem outros tipos de família. Só com a figura do pai, da mãe, avó...
. Iniciar a aula utilizando um quebra-cabeça. Dica importante: Postos de saúde possuem materiais riquíssimos para as aulas do nível I: campanhas de amamentação, vacinação, cuidados com o bebê, dentre outros...
. Apresentar uma maquete com gravuras fincadas numa caixa ou na areia, explicitando primeiramente a preparação espiritual para nossa encarnação: espíritos que nos orientaram anteriormente antes de retornarmos para o plano material, o cenário de natureza e luz, casal e filhos, ressaltando o papel de cada um nesse contexto.
. Contar a história da galinha afetuosa, do livro Alvorada Cristã, do espírito Neio Lúcio.


Trabalhando com Jesus

. Confeccionar um quadro em que tenha a figura de Jesus acima e cada criança desenhará a sua própria família, na parte abaixo.
. Confeccionar um cartão para a sua família.
. Em algumas lojas, costuma-se encontrar vassouras, rodos, pás de lixo, em tamanho pequeno. Seria interessante usa-los para arrumar a salinha, enfatizando que há pequenos trabalhos que a criança pode fazer para ajudar a família. Guardar os brinquedos ao final da brincadeira, por exemplo.
. Construir um mosaico coletivo com uma gravura grande que simboliza a família. (Colagem de papel picado nas partes do desenho).
. Uma idéia interessantíssima contida no site seara do mestre é construir um varal na sala: a criança desenhará a sua família nas peças de roupa que foram desenhadas na cartolina: short, saia, vestido, camiseta...

Brincando com Jesus

. Brincar com as máscaras de José, Maria e Jesus que estão postadas no PICASA PHOTOSTREAM.
. Brincar de casinha: dividir os papéis de cada um na brincadeira, pai, mãe, filhos, parentes. Pode levar bonecos também. Atenção evangelizador! A criança tende a reproduzir comportamentos de dentro de sua própria casa. Fique atento! Aproveitar esses instantes para vivenciar o auxílio mútuo e as virtudes cristãs.
. Verificar os conhecimentos adquiridos com bingo com perguntas, simples, ao nível da turma. Utilizar gravuras dos membros da família, em vez de letras.
. Brincar coletivamente, com um jogo da memória em cartazes. Fazer um círculo e dispor as gravuras ao meio. Pedir para que cada um escolha dois cartazes para serem desvirados e explanar sobre as boas ações vistas e se as mesmas são necessárias para uma boa convivência em família. E assim, sucessivamente...

4ª Aula - Jesus ajudou muitas pessoas. Com meu corpo posso ajudar também.


Aprendendo com Jesus

. Utilizar a técnica dos Sinais de Trânsito: (pequena pista de jornal no chão e placas de trânsito: e os símbolos: (bonequinho verde e uma seta siga) e várias figuras de Jesus presas com palito de churrasco ou cabo de vassoura dentro de latas de leite ninho ou até mesmo na parede da sala.) As figuras ilustrativas podem ser retiradas do link figuras bíblicas ou podem ser retiradas do álbum: Cenas Bíblicas que estão no PICASA PHOTOSTREAM. As ilustrações são da Internet e nosso amigo Péricles e família as coloriu no PHOTOSHOP. Isso é que é alta tecnologia!
. Olha só! Quando o sinal está verde quer dizer que podemos passar, então vamos seguir os exemplos de Jesus: curando pessoas, acalmando a tempestade, abençoando as criancinhas... Explorar gravuras e afirmar que aquela estrada era linda e que quem planta o bem, o amor e a caridade só pode colher bons frutos.... Caso fique complicado usar a técnica dos sinais de trânsito, você pode colocar um caminho de barbante com várias voltas pelo chão da sala e dispor as placas para que as crianças observem, analisem as cenas e realizem o caminho que leva até Jesus, ao final.
. Contar a história do bom samaritano, com as ilustrações coladas em caixas de leite, devidamente encapadas e cobertas com contact ou durex largo transparente para que a criança tenha um material concreto duradouro e possa manipulá-lo. ( ver o recurso pedagógico: História em blocos retangulares, no blog. )
. Montar um Varal Didático – Crianças e boas atitudes – fixar as figuras no varal com prendedor de roupas (pode colar corações ou bichinhos nos prendedores).
. Outra história que também pode ser contada é a do Besouro Casca Dura, de Iracema Sapucaia.
. Espalhar sobre a mesa ou no chão da sala: recortes do contorno das mãos e dos pés, voltadas para baixo, contendo gravuras de crianças realizando boas ações. Pedir para as crianças desvirarem as figuras, falem sobre o que estão vendo e digam se costumam fazer tal atitude vista, no dia a dia. Trabalhar com o Livro: Cartilha do Bem. (Meimei).

Trabalhando com Jesus

. Confeccionar uma lembrancinha (tipo um quadrinho, ou vasinho...) este quadrinho pode ter um motivo de uma criança auxiliando alguém.
. Construir um mosaico coletivo: simples, do tamanho de uma cartolina: colagem de papel picado numa cena de Jesus ou de crianças fazendo o bem.
. Ginástica do Bem: Se possível, acompanhar a equipe que realiza culto do evangelho no lar para exercitar as virtudes cristãs. Levar amor e carinho para alguém que está necessitando.


Brincando com Jesus

. Levar um boneco (com aspectos machucados – maquiar o boneco para parecer machucado, com mercúrio) e relembrando a história do Bom Samaritano – dizer que aquele boneco representa o homem que foi atacado pelos ladrões... Vamos ajudá-lo? Podemos fazer um curativo nele... Quem quer ajudar? As crianças ajudarão, com gazes, esparadrapo...
. Brincar com o Jogo da Memória confeccionado com caixinhas de leite: cenas de Jesus exemplificando o amor, usando seu corpo para o bem. Ver o link que traz figuras bíblicas, no blog.

3ª Aula – Jesus cuidava de Seu corpo. Devo cuidar do meu corpo também


Aprendendo com Jesus

· Levar um espelho para que as crianças possam se observar, lembrando que cada parte de nosso corpo exerce uma função muito importante, pois é através dele que podemos sentir as fragrâncias, ouvir, olhar a criação de Deus, sentir o paladar, caminhar, entre tantas outras coisas.
· Explorar gravuras que mostrem o quanto Jesus utilizou seu corpo para o bem: curando e ajudando pessoas, multiplicando pães e peixes, pregando o evangelho a todos, entrando em contato com Deus por meio da prece, meditando em frente ao lago, admirando as belezas da criação.... Importante ressaltar que não é apenas cuidar do corpo, do espírito também, sendo útil, assistindo boas programações, ouvindo histórias, assistindo aulas na evangelização infantil...
· Lembrar que o corpo que hoje usamos foi presente de Deus, por isso devemos ter muito cuidado com ele. Que cada um tem o corpo de que precisa para evoluir. Ressaltar a importância do respeito para com aqueles que são portadores de necessidades especiais. Uma história excelente para ser trabalhada nesta aula é a do livro: O Pedacinho do Céu Azul, Rosângela (espírito) & Vera Lucia Marinzeck de Carvalho, editora Lumen..
· Contar a história do Juca Lambisca, de Casimiro Cunha, que aborda a questão da gula.


Trabalhando com Jesus

· Enfeitar uma caixa de papelão, para guardar objetos que podem ser usados para cuidar de nosso corpo e primeiros socorros, colando figuras coloridas.
· Confeccionar pente de cabelo utilizando papel cartão, cola e palitos de fósforo.
. Montar um painel com colagem ou desenhos que simbolizem o cuidado com o corpo físico: (higiene) e do outro lado o cuidado com o espírito ( vibração, sentimentos, boas ações). Isso é o mais importante dentro da aula!

Brincando com Jesus

· Brincar de salão de beleza: levar creme de pele, cotonetes, gel e fitas para o cabelo, unhex para cortar as unhas, brilho labial de cor clara, perfume suave...
· Brincar de “seja o chefe”: uma criança realiza atividades de cuidados com o corpo e a turma imita ou brinca de mímica.
. Fazer ginástica com a turma. Levar um CD com músicas animadas, com gestos: “ Com as mãos eu faço; Eu te vejo; O ônibus; Ug bug...” Lembrando que a melhor ginástica é a prática do bem.
. Brincar de mímica das ações: a criança pega uma gravura que representa uma boa ação que pode ser feita com o próprio corpo.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

2ª Aula – Corpo, dádiva de Deus.


Aprendendo com Jesus
· Levar um espelho, de preferência grande, para a sala de aula para que cada um se observe, se conheça fisicamente, suas características pessoais...
. Desenvolver a técnica do espelho: em duplas, todo o movimento que um da dupla fizer o outro tem que imitar, destacando assim a utilidade de cada parte do corpo, cuidados que devemos ter para com ele.
· Fazer barulho com um chocalho, colocar uma música instrumental com sons de pássaros e de água. Sempre de olhos fechados, perguntar que som estão ouvindo? Fazer cada um cheirar uma fruta ou um perfume suave de bebê. Dar para cada criança uma gota de limão e depois uma de açúcar para provar. Fazer com que a criança perceba que ela identificou os sons, gostos, objetos, através dos sentidos.
· Colocar dentro de uma caixa surpresa vários objetos ou figuras que lembrem os cuidados que devemos ter com o nosso corpo. Explorar um quebra-cabeça dos membros de uma criança.
· Contar a história do carneiro revoltado, que não estava satisfeito com a sua roupagem física, livro: Alvorada Cristã, Neio Lúcio.

Trabalhando com Jesus

· Construir com massinha de modelar o nosso corpinho, explorando as partes, cuidados e utilidades e moldar o corpinho de Jesus, jogar gliter para simbolizar que era um corpo de luz.
· Desenhar as partes que faltam no corpo do boneco e montá-lo com grampo bailarina juntando as partes destacadas com círculos. Seria interessante xerocopiar numa cartolina tom de pele e já levar cortado. O modelo está no meu PICASA PHOTOSTREAM, álbum: Corpo, Dádiva Divina.
. Distribuir um boneco de papel em forma de menino ou menina e peças de roupas para que os evangelizandos possam colorir e brincar.
· Montar o mural da sala: desenhando os coleguinhas da turma.

Brincando com Jesus

· Realizar gincana com atividades que possam movimentar o corpinho. Não se esqueçam de que as mesmas precisam ser preferencialmente cooperativas e não competitivas, para evitar contendas entre eles. Ex: correr na ponta dos pés, de mãos dadas, correr tentando pisar na sombra do colega, correr agachado...
· Brincar com jogo da memória de objetos úteis para higiene do corpo ou caça-ao-tesouro para encontrar esses materiais, num espaço mais amplo.
· Brincar de dar banho nas bonecas, cuidar do irmãozinho, cantar e dançar músicas que contemplem os movimentos do corpo...

1ª Aula – O nascimento de Jesus e o meu nascimento.


Aprendendo com Jesus
· Antes de tudo é preciso estudar o plano de unidade com atenção e cuidado!
· Cineminha: caixa de papelão com rolos de papel alumínio ou cabos de vassoura em pedaços para confeccionar a televisão. As cenas dos personagens da do nascimento de Jesus são dispostas em seqüência e fixadas com durex nos rolos.
· Montar um painel do presépio para servir como decoração e utilizá-lo em todas as aulas, pois os conteúdos são voltados para as vivências evangélicas.
· Usar as ilustrações do nascimento de Jesus coladas em caixinhas de leite encapadas e devidamente protegidas com durex transparente largo/contact para se ter um material pedagógico concreto e duradouro e facilitar a manipulação do mesmo pela criança.
· Contar a história do plano de unidade (Livro: O ovo da galinha cré... cré. – utilizando gravuras de eva.)
. Ver o recurso pedagógico: Álbum do desenvolvimento do bebê, no blog. Outra coisa interessante que você pode fazer é baixar vídeos e documentários do National Geographic, ( começa no encontro com o óvulo e vai até o nascimento. São vídeos incríveis e para a criança vai ser inesquecível. O endereço é http://www.meubebezinho.com.br/gravidez070201.shtml
. Dica: Em livrarias evangélicas costuma ter livros de história do nascimento de Jesus, muito interessantes, com personagens contendo imãs para montar cenário ou com cenas que se sobressaem da página... Só tem que tomar cuidado para não ter informações equivocadas ou figuras do tipo: anjo com asas, que não condiz com a visão da doutrina espírita.

Trabalhando com Jesus

· Montar um presépio utilizando caixa de sapato.
· Colorir máscaras de animais (vaca, boi, ovelha, burrinho...) que estavam em volta da manjedoura no momento do nascimento de Jesus. Você costuma encontrar máscaras de eva já prontas em lojas de festas, de repente pode ser montado o cenário do nascimento de Jesus.
· Ensinar uma música que fale sobre o tema vivido nesta aula.
· Construir juntos um armário com caixa de papelão para coletivamente guardarmos roupas de bebê. (observação: colocar perfume suave de bebê nas roupinhas e brincar de vestir bonecos, no próximo momento do plano de aula: Brincando com Jesus)

Brincando com Jesus

· Montar uma tenda com um lençol, no canto da sala e brincar de casinha simulando a cena do nascimento de um bebê em uma família. Levar bonecos grandes, roupinhas de bebê e escolher os personagens da família e os visitantes.
· Brincando com máscaras dos animais do estábulo: simular o presépio com manjedoura e boneco.
. Brincar de leitura animada: o evangelizador selecionará ou redigirá o texto com o tema do dia, destacando diversas palavras que queira que as crianças assimilem. Toda vez que for falada uma palavra “chave” todos têm que corresponder com gestos treinados antes. Desconheço a autoria. EX:

JESUS = EU TE AMO / MARIA = MÃE SANTÍSSIMA
JOSÉ = MEU AMIGO / BELÉM = 3 PALMAS
IRMÃO = MÃOS PRO ALTO / DEUS = FICAR EM PÉ E SENTAR NOVAMENTE
AMOR = 2 PALMAS

LEITURA ANIMADA:

“JESUS nasceu em BELÉM. MARIA e JOSÉ são os pais de JESUS. MARIA é também nossa protetora e mãezinha do coração. JESUS é nosso IRMÃO enviado por DEUS para nos trazer a lei de AMOR. JESUS nos ensina que devemos amar o próximo como a nós mesmos. Eu sou amigo de JESUS.”

Aula Inaugural - Jardim - Nível I


Idéias e sugestões:

* 1º Momento: A idéia é de se trabalhar a história do livro, lançamento da feb: Volta às aulas! (Adeilson Salles ). Pode ser por meio de teatrinho de fantoches, utilizando as gravuras do próprio livro ou dramatização. O livro fala sobre a necessidade dos cuidados com o corpo físico, a prática da caridade e a bondade de Deus ao nos conceder novas oportunidades de progresso por meio da reencarnação.

* 2º Momento: Rua de Lazer

1. Apresentações teatrais com Palhaços e bichinhos;
2. Painel com decoração bem alegre;
3. Lanche: Sorvete ou picolé/algodão doce/cachorro quente;
4. Bolinha de sabão; ( Atenção! É preciso que se explique e treine com água sem detergente, primeiramente, para que a criança não sugue o conteúdo líquido com sabão – Não preparar essa atividade para o Maternal.)
5. Massa de modelar;
6. Canções animadas em cd;
7. Mímica de situações vivenciadas por Jesus;
8. Mural: Pintura com guache;
9. Sessão de mágica ou contador de histórias;

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Mensagem de Blandina aos evangelizadores

Queridos irmãos.
Que Jesus abençoe e ampare a todos!
Continua o grande trabalho de renovação e reestruturação de todos os setores da vida planetária,sob a direção de nosso Mestre Jesus.
Imensas legiões de Espíritos espalhados por todo o nosso planeta trabalham incessantemente nos dois lados da vida.
Contam-se aos milhões os Espíritos que já reencarnaram em nosso planeta-escola, vindos de mundos superiores, onde já vivenciam a realidade da vida espiritual, em sintonia com as Leis Divinas de amor e sabedoria.
Tutelados por outros milhares de Espíritos que, permanecendo nas esferas espirituais, seguem lhes os passos, amparando-os e orientando-os em suas tarefas.
Ao mesmo tempo, outras falanges de Espíritos dedicados e amigos, trabalham em favor dos afetos que se transviaram no transcorrer das últimas encarnações e, inadvertidamente, se filiaram ou se deixaram arrastar pelas falanges da ignorância, do desespero e do orgulho insano. Nesse sentido, muitos Espíritos são resgatados das regiões inferiores em situação lastimável, por intercessão daqueles que os amam.
Outros ainda permanecem reencarnados, em luta consigo mesmos e, auxiliados pelos afetos que os antecederam na jornada evolutiva, se desvencilham, pouco a pouco, dos laços que o prendem às viciações inferiores e os tornam presas de Espíritos infelizes que ainda persistem em sua loucura.
O trabalho de evangelização, no sentido de educação com Jesus, assume um caráter de máxima importância e de urgência, no momento evolutivo que vivemos. Momento de decisão, onde somos chamados a cooperar com as falanges de Jesus, na construção de um mundo de paz e harmonia, embora sempre de trabalho, progresso e avanço para os níveis superiores da vida.
Existe, em determinada esfera espiritual, atividades direcionadas ao trabalho dos evangelizadores, educadores do Espírito, no sentido de fornecer estímulo e apoio aos trabalhadores desta área bendita. Este trabalho está sob a direção de Eurípedes Barsanulfo e outros Espíritos que, através dos séculos, trabalham no projeto de Jesus. Juntamente com esses Espíritos está a figura querida de Pestalozzi que, até hoje, não foi completamente compreendido pelos educadores que se dedicaram a estudar suas obras e seu exemplo de vida.
Pequenina ainda, e com as falhas naturais de nosso estágio evolutivo, acompanhamos os companheiros encarnados, intermediando os esforços de ambos os lados e, dentro de nossas parcas possibilidades, oferecemos também o nosso apoio.
Jesus, em sua misericórdia, nos aceitou a todos, como colaboradores nesta tarefa de grande importância. Sem exigir certificados e títulos especiais, o Senhor conta com nossa boa vontade em nos habilitarmos para a tarefa que nós mesmos escolhemos.
Embora os percalços do caminho, as dificuldades e desafios a serem enfrentados, sigamos com coragem e bom ânimo. O Senhor segue conosco.

Blandina
(Mensagem recebida em 14/07/2011, em Araras-SP, por Walter O.Alves)

Obs: A proposta é confeccionar uma cartinha para os evangelizadores, de preferência enviar via correio. Se sentir lembrado, querido, bem vindo e valorizado é sempre muito bom. Vamos investir nisso!