www.jardineirasdeplantao2.blogspot.com


sexta-feira, 28 de março de 2014

Laborterapia no Encontro de Evangelizadores

Aí vai um recadinho para quem vai ficar na oficina de fuxico, nesse fim de semana: Não vai ter nada igual aos anos anteriores, vai ser tudo novidade e vamos trabalhar especificamente com o feltro. Venha com muita vontade de aprender pois é fácil demais!
Nossos meninos no posto de assistência de 07 anos dão conta do recado. São práticas rápidas, simples, envolventes, criativas e dinâmicas. Olha a carinha de felicidade dessas meninas!!!





Vocês estão vendo essa senhora linda aqui? É a Dona Dora, de Honduras. Nossa oficina teve até participação internacional, que chique!!! Obrigada pela presença de todas vocês!!!


Oficina Pedagógica do Jardim - Encontro de Evangelizadores

Pessoal, já está quase tudo pronto para nossa oficina pedagógica no Treinamento de Evangelizadores que ocorrerá amanhã e depois: 29 e 30 de março de 2014, em Sobradinho, no Jerônimo Candinho.
Estou pensando em trabalhar com vocês um boneco de jornal, vamos ver se vai dar tempo. Espero que sim, levem jornal e fita crepe, ok?
  • Família Jesus e o Lar
  • Terra Divina Escola
  • História: Louvado seja Deus
  • Presépio Móvel
  • Quadrinhas e bombocalhos
  • Dominó: Transformando Sentimentos
  • Dado: Infância de Jesus e Máscaras

  • Jogo da Memória: Frutos de nossa terra
  • Construções do tempo de Jesus
  •  Memória em defesa da vida
  •  Memória: Tijolinhos do Bem
  •  Álbum seriado do roteiro do Evangelho no Lar
  • Boneco de jornal: Besouro Casca-Dura



Obs: Quem participou conosco na oficina do jardim teve a oportunidade de criar um boneco de jornal amassado para representar o besouro. Ele foi envolvido com papel de seda e durex transparente, as patas com fita isolante. A flor também foi ensinada na oficina de fuxico. Nesse caso de TNT.



Aprendizagem Significativa: Bonecos de papelão e jornal

Se você quer decorar, trabalhar histórias, identidade, partes do corpo, dentre outras coisas... a dica é bonecos de papelão construídos juntamente com as crianças, assim, vai ser mais significativo para elas. Deita-se um deles sobre o papel, traça-se o risco e depois passa-se para os acessórios que os compõem.
O meu objetivo inicial era trabalhar o tom de pele, notei que nos desenhos e pinturas eles não sabiam reconhecer e diferenciar essas partes.
Dessa forma, eles me ajudaram a amassar o jornal e fazer o preenchimento nessas partes, que queria que ficassem mais chamativas. Os detalhes dos dedos ficaram lindos!!! Inicialmente eles me ajudaram a fazer a colagem com pedaços de crepom mas não ficou legal, então optei pelo TNT. Outra coisa, o jornal deixou o boneco pesado, a sugestão é usar o crepom para que fique mais leve. Para que eles ficassem de pé usamos aqueles rolos que envolvem o TNT ou o feltro. Sempre lembrando que ao operar com pistola de cola quente deve-se ter o cuidado para que não ocorra acidentes, e como vocês sabem criança apronta cada uma....




Ainda não acabamos esse projeto, em breve, tem mais pra vocês!!!
Obs: Já pensou em criar os personagens de alguma história específica? Usá-los em ocasiões especiais, logo na recepção, exemplo: Juca Lambisca, Tartaruguinha verde, Menino Chico... Que legal!!!

quinta-feira, 27 de março de 2014

Reciclando e artesanando idéias.....

Às vezes me pergunto porque que, nós professores, sofremos tanto em sala de aula? Porque adoecemos tanto?  Deve ser porque somos ansiosas e queremos resultados imediatos, que a criança nos dê retorno a cada momento, precisa ser aquilo que eu espero, no momento que quero e que seja dentro da "normalidade". Acredito que é porque não estamos felizes com nossa prática. Sendo assim, porque não ousar? Fazer diferente, testar outras formas e maneiras mais práticas, vivenciais, interessantes e prazerosas. Eu estou me permitindo fazer tais mudanças, na Educação Infantil e estou mais contente, logicamente, meus aluninhos também. Vejam o que meus pequerruchos me ajudaram a fazer... Esse lindo porta-treco para guardar nossos materiais: tesouras, lápis, giz de cera, dentre outros... E o principal de tudo, reaproveitando o lixo. Quer coisa melhor?





Da mesma forma vamos fazer com as latas de leite da minha filha.... Metade cola, metade água, colando os pedaços por dentro e por fora.



domingo, 16 de março de 2014

Laborterapia: Remédio para a alma

Pessoal, eu amo laborterapia!!! Você desestressa, envolve, acolhe, disciplina, direciona pensamentos e ações em prol de um projeto. É impraticável retornar as atividades de evangelização infantil sem trabalhar com esse momento tão rico e especial. Se você não tiver feltro, retalhos, vale tecido, o que você tiver em mãos. A maioria deles são meninos e embarcam nos projetos comigo com prazer.
Vale a pena implementar!!Dia das mães está chegando, é uma boa idéia.  São 06 círculos de uma cor e outro menor, verde por baixo. Montam-se as pétalas primeiro dobrando-a ao meio e depois do semi-círculo formamos uma espécie de " S ".







Finalizamos as presilhas com um botãozinho encapado no meio e duas folhinhas verdes. Veja a carinha de satisfação deles ao final do trabalho. Gostaram tanto que fizeram duas cada um deles.

domingo, 2 de março de 2014

Plano B: Atividades e brincadeiras na Educação Infantil

Sabe naqueles dias em que chove, ficamos sem parque, quadra e tudo mais? Ou dependendo da escola, nem tais espaços existem? Pois é, resolvi listar algumas atividades que realizo com a minha turminha para tornar a aula mais interessante e animada.

  1. Brincar de fazer bolinha de sabão. É barato, você compra duas caixas, que vem com 12 frascos em cada uma e quando acabar o líquido você acrescenta outro.
  2. Brincar de leitura animada. Ex: Escolhi a história da "Cachinhos Dourados". Todos em círculo na rodinha, fui contando a história e todos foram juntos dramatizando... ela estava passeando pela floresta, andou mais rápido, correu, parou e avistou uma casinha, empurrou a porta, entrou, sentou, caiu, comeu....................................................dormiu (todos estarão fazendo os gestos ao mesmo tempo). A professora sai da sala e retorna fazendo o papel dos ursos que chegaram, trabalhando as vozes fina e grossa. Quando a menina acorda, dá um grito e sai correndo de medo pelos corredores da escola. Obs: Junto com a professora, que estará dando o comando e o direcionamento. Primeiramente combinamos correndo atrás de mim, sem empurrar, ordenadamente, caso contrário, vira um caos. Ao chegar na sala, eles vão te pedir para recontar a história. É o plano B. Eu o apelidei de "Literatricidade."
  3. Brincar de piquenique. Organizar antecipadamente o que cada um vai levar, aproveitar para trabalhar alimentação saudável, sabores, gostos, cheiros, texturas e tudo o que puder.
  4. Atividades na rodinha: bochechar, fazer barulhos com a boca, sons de letras: "s", "v", "x", "f"...., fazer caretas, dá grito, cantar a canção do alfabeto com voz fina, grossa, alta, baixa, em estilo de rock, samba, sertanejo, dançando, pulando....
  5. Distribui um mini-carrinho para cada criança brincar de passar sobre o traçado das letras do alfabeto.
  6. Acertar a bola na boca do palhaço, que está desenhado na caixa de papelão.
  7. Solicitar aos pais doações de brinquedos para a caixa da turma, dentre outras...
  8. Trabalho com receitas: Fizemos o bolo da "Galinha ruiva" e pão de queijo de forma que cada um modelou sua letra inicial. Isso é que é "se apropriar do conhecimento."!!!
Afinal, nós não estamos na Educação Infantil para alfabetizar, vamos preparar o terreno para isso, trabalhar o corpo, a expressão artística, visual, movimentos, psicomotricidade.... Esse é o nosso papel. Logicamente, tem crianças que vão deslanchar e já possui uma estimulação natural, familiar que já propicia tal desenvolvimento, porém a construção deve ser da criança, nós somos os mediadores.

sábado, 1 de março de 2014

Aprendizagem Significativa: Combinados e Regrinhas de Convivência

Volta às aulas é tudo de novo!!!
Infelizmente muitas crianças chegam à escola sem noções primárias de respeito e boa educação.
Então, o que fazer? Trabalhar o lúdico, a dramatização, as ilustrações, a construção de regras e combinados. Ver no arquivo dos recursos pedagógicos, as nossas combinações positivas pois o comportamento correto é que precisa ser incentivado. Posso enviar, por e-mail, o arquivo já colorido, para impressão. Foram retirados do blog da Mari, gente miúda, excelente site para educadores, diga-se de passagem.

 Sugestão de história: Faniquito Siricutico no mosquito - Jonas Ribeiro


Era uma vez um mosquito metido chamado Frederico.
Só porque o Frederico sabia voar muito bem, ele vivia dando piruetas no ar, achando que estava abafando.
Frederico pensava que era a sensação do jardim. Ficava voando de um lado para o outro,o dia inteiro.
Até que um dia, o Frederico resolveu voar um pouco mais longe e chegou a uma casa. Ele sentiu vontade de entrar e de conhecer a casa por dentro.
Mais Frederico deu de cara com uma janela fechada:
_Ei, janela, sai da frente!
Uma borboleta ouviu a má-criação e disse bem assim para o Frederico:
_Se você pedir por favor, a janela ouve melhor.
A borboleta saiu voando e o mosquito nem ligou.
_Ei, janela,saiu da frente!
Um besouro ouviu a má-criação e disse bem assim para o Frederico:
_Se você pedir licença, a janela ouve melhor.
_Deixe de ser bobo, besouro, eu faço o que eu quiser. Eu grito, irrito e dou faniquito.
O besouro saiu voando e o mosquito convencido nem deu bola.
_Ei, janela, saia da frente!
Uma abelha ouviu a má-criação e disse bem assim para o Frederico:
_Se você pedir desculpa, a janela pode ficar sua amiga.
_Deixa de ser abelhuda, Dona Abelha, eu faço o que eu quiser. Eu grito, irrito e dou siricutico.
A abelha saiu voando e o mosquito fingiu que não ouviu uma palavra.
_Ei, janela, saia da frente!
Desta vez uma joaninha ouviu a má-criação e ficou muito brava, uma arara.
_Vire o disco, mosquito lambido. Você não aprendeu que o mundo é cheio de palavras mágicas? As janelas e portas do mundo só irão se abrir para você quando aprender a dizer obrigado, foi sem querer, desculpe, por favor e um monte de outras palavras.
Mal falou, a joaninha saiu voando. Cheio de curiosidade, Frederico resolveu experimentar a magia das tais palavras.
_Ei, janela, você faz o favor de se abrir um pouquinho só?
A janela abriu-se e o Frederico entrou num piscar de olhos.
_Obrigado, janela. Você foi muito legal.
E até hoje o mosquito entra onde quer, passa por onde tem vontade e sai de onde lhe dá na cabeça.
O Frederico deixou de ser metido e ensinou a borboleta, o besouro, a abelha e a joaninha a dar piruetas no ar. Eles aprenderam e gostaram demais.
E assim, acabou uma bela história. Um mosquito entrou pela janela e saiu amigo dela e, quem quiser, que chacoalhe a banguela tagarela..




Obs: A idéia é construir conjuntamente com as crianças o mosquito Frederico, trabalhando coordenação motora, formas, reaproveitamento de materiais,... envolvê-lo com fita crepe, pintá-lo e assim ele fica disposto na sala próximo ao quadro dos combinados para verificar quem já consegue cumprir as regrinhas da sala. Acredite, eles têm a certeza de que o mosquito está lá fazendo essa função. Eu amo Educação Infantil e adoro criança de 04 anos é uma maravilha para se trabalhar!  Em breve vou postar o produto final dessa atividade.

Ah!! Vocês se lembram do passo a passo que deixei ano passado, do mosquito da dengue? Também o aproveitamos para trabalhar as diferenças entre os dois, a conscientização quanto a água limpa e parada e assim por diante...