Nesse livro bendito Aura Celeste vem trazer aos pequeninos, todos nós, que nos encontramos na infância espiritual,o alimento evangélico que se derrama nas páginas das parábolas de Jesus.
"Trabalhemos, minha irmã, em favor das crianças de hoje, que constituem a promessa do mundo. São elas assim como setas vivas que o presente endereça ao porvir. Inflamemo-las, pois, de luz e verdade, compreensão e amor, para cooperarmos com segurança na construção da Humanidade Melhor.
Emmanuel
Na segunda aula desse curso do Bom Samaritano Infantil, a parábola chama-se: Luz e sombras e aborda sobre a questão da Reforma Íntima e do porque nem todas as pessoas terem sido curadas por Jesus, por ainda conter sombras no coração: falta de fé, sofrimento sem resignação, sentimentos de injustiça perante as leis de Deus, azedume e queixas.
Fizemos a encenação da parábola, depois, visualizamos 2 figuras: uma casa caindo aos pedaços e um carro velho todo destruído e uma figura de um homem enegrecido em um quarto escuro abrindo uma porta iluminada. Após vários questionamentos sobre a possibilidade de uso tanto da casa quanto do automóvel, chegamos a conclusão de que todos deveriam passar por uma reforma. Fazendo analogia com o cego da história e o homem da figura.
Nessa proposta de início do Programa de Reforma Íntima, só que para crianças, de forma lúdica, cada um vai analisar-se e fazer um balanço geral de como foi sua semana em relação aos sentimentos/comportamentos e levantar a plaquinha correspondente ao seu grau de condição mental/espiritual: carinha feliz representando o que a criança já consegue fazer com alegria, sem ninguém mandar, ou resmungar; carinha triste representando questões que ainda não consegue realizar em seu dia a dia. Mãos em oração simbolizando comportamentos que os considera muito difíceis ainda de cumprir, solicitando muita prece e auxílio espiritual para vencer.
Questões reflexivas quanto ao balanço geral da semana:
- Nessa semana cumpri com minhas obrigações escolares tranquilamente, sem ninguém obrigar.
- Recorri a prece diária sem esquecer nenhum dia da semana.
- Respeitei meus pais e evitei discussões inúteis no dia a dia.
- Consegui me controlar e não briguei com ninguém.
- Tive paciência com meus irmãos entendendo o posicionamento de cada um.
- Respeitei os pertences dos outros e agi com honestidade.
- Evitei assistir filmes e cenas violentas na televisão, internet.
- Fiz boas leituras e refleti sobre meus atos melhorando-os.
Notem que o objetivo é ressaltar sempre as boas ações. O negativo todos já conhecemos. O principal é imprimir em nossos espíritos bons sentimentos, boas ações e atitudes.
Foi muito boa essa experiência. Deixamos uma música de fundo instrumental, orientamos que esse momento era individual, que ninguém iria ficar observando a carinha que o outro levantaria.
O objetivo maior seria a sinceridade consigo mesmo. A experiência foi tão prazerosa que acabamos realizando com todas as turmas do nível II no início da aula. As carinhas e símbolos encontramos facilmente na Internet. Disponibilizo-os tranquilamente ok?.
Nenhum comentário:
Postar um comentário