www.jardineirasdeplantao2.blogspot.com


quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Aprendizagem Significativa: Romero Brito

Esse ano na escola vou fazer uma atividade inédita: Releitura da obra de Romero Brito.  Na Educação Infantil? Sim! e vai ficar linda!!! Não podemos subjugar o poder criativo da criança. Vai ser uma verdadeira obra de arte! Nossa galeria vai ser show!!!
Hoje nós já conseguimos por meio de slides conhecer um pouco da vida e da obra desse artista plástico excepcional que conseguiu ascender e ser reconhecido mundialmente pela beleza de sua arte. Usando cores vivas e alegres conseguiu driblar as sombras e a violência de sua infância. Aguardem as próximas postagens...


 Primeiramente resolvi fazer algo diferente, de impacto, que pudesse ser visto do alto. Então, projetamos a figura que queríamos na parede e dispomos as folhas lado a lado, na quantidade de alunos da turma, ou seja,  4 fileiras de 6 folhas de papel A4, de forma que cada criança participasse e fizesse a arte em sua própria tela. Numeramos as telas e colocamos os nomes para facilitar a montagem do quebra-cabeça. Os riscos foram feitos em cada tela usando carbono, não mancha muito... depois, passei o pincel preto marcador permanente para dar ênfase ao contorno, tal faz o artista plástico estudado.

Começamos com giz de cera, mas como não tinha sustentação no meio da tela optamos pela tinta acrilex do material escolar e por último fizemos colagens com pedaços de caixa de ovos, EVA estampado e vários outros papéis utilizando perfuradores diversos. Simplesmente, maravilhoso!!!  Acredito que essa obra vai fazer parte da decoração da nossa sala no próximo ano, pois ficou lindo demais!!!!! Quem diria que essas eram telas mofadas e abandonadas num depósito qualquer? Isso é mágica!!! Diversão!!! As escolas deveriam ser “feitas “ apenas de diversão.





Obs: Logicamente esse trabalho não é de 02 ou 03 dias, é algo que você faz por etapas, pra ficar mais fácil eu comecei o trabalho pelas cores, enquanto alguns brincavam no chão, outros picotavam papéis, outros pintavam, outros lavavam pincéis..... Também não queiram ter uma sala silenciosa com tanta diversão, não é mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário