www.jardineirasdeplantao2.blogspot.com


segunda-feira, 28 de maio de 2012

Passo a passo: Vaso de caixa de leite

Essa pessoa linda e maravilhosa nos encantou com essa oficina fácil, simples e barata. Para você Eliane, vai o nosso abraço de urso, fraternal e carinhoso além do nosso muito obrigada pela presença e participação tão especial. Que Deus ilumine vossas mãos pois "fica sempre um pouco de perfume nas mãos de quem oferece rosas."
Segue abaixo o passo a passo do Vaso de caixa de leite. Confira!!!


Ela nos explicou que o revestimento pode ser com qualquer material: papel de seda amassado, colagem com guardanapos de papel decorados, coador de café usado e nesse caso, foi com papel pardo em pedaços e depois passa-se o verniz para dar um brilho.


Cada um risca um molde que é o modelo básico em 4 caixas de leite devidamente limpas e abertas.


As partes são coladas com fita crep larga de forma a montar o vaso, a parte de baixo também é colada da mesma forma.



Depois de tudo colado com a fita crepe passa-se uma mistura de cola com tinta PVA branca para dar maior aderência e facilitar a parte final da confecção. São três medidas de cola para uma de tinta.


Agora precisam secar por mais ou menos dois dias e aguardem o final dessa obra de arte no próximo domingo. Até breve!!!

Enfim! tudo pronto pra dar continuidade ao processo...






Você escolhe o tipo de revestimento que vai dar ao seu vaso: papel pardo em pedaços, guardanapo decorado, tecido, papel de seda amassado e o que mais quiser fazer. Começa-se a colar o fundo com papel para dar maior resistência à peça.









Depois do revestimento, é necessário passar cola em todo o vaso para impermeabilizá-lo ou passar verniz. Viram como dá pra "tirar leite de pedra?" Na vida tudo se transforma! Essa é a idéia.
Parabéns juventude e mãos à obra. Mas nunca se esqueçam de que o capricho e o acabamento são essenciais para quem pretende presentear alguém e até mesmo vender. Ok?

No you tube tem o video com o passo a passo bem legal, no endereço abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=HOJdT81oFTw&feature=related

Amostra de artesanato reciclado

Nossa outra amiga: Eliane também nos presenteou com essa oficina. Adivinha qual é a matéria prima desses materiais?





Pasmem! Caixas de leite. Dá pra acreditar? É pura mágica!!!

Além de super fácil de confeccionar pode ser uma linda lembrança para datas comemorativas diversas e até mesmo concluir como culminância num encerramento de um projeto sobre o meio ambiente ou feira de ciências. Em breve vai o passo a passo para você conferir.

Crachás temáticos

Esses foram nossos crachás temáticos da confraternização: Reciclagem, coleta seletiva e você!


Móbiles com material reciclado

Para enfeitar o nosso espaço e reaproveitar tampas do nosso sucatário (latas plásticas de produto anti-mofo), mas pode ser de qualquer outro material. Ficaram lindas, não é mesmo? "Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma."



domingo, 27 de maio de 2012

Dinâmicas para as crianças - Consciência ambiental


Nossa mais nova amiga e evangelizadora de outro posto de assistência nos presenteou tanto com sua presença, bem como como sua experiência profissional na área ambiental. Realizou algumas dinâmicas para a nossa reflexão. Saiba Aline que és sempre bem vinda e o nosso muito obrigada.



Primeiro ela propôs uma dinâmica de reflexão: Não desejar aos outros aquilo que não queremos para nós. Observação de um boneco simbolizando o homem preso numa gaiola.



Ela nos apresentou esses instrumentos de trabalho chamados de "abafadores", que são usados para apagar os incêndios que são bastante frequentes nesse período de seca aqui no DF, sobretudo quando não se tem consciência ambiental e se joga tudo o que é lixo no cerrado iniciando-se assim as queimadas.

Destacou por meio de cartazes o habitat natural de cada animal do cerrado e sua utilidade para a cadeia alimentar.

Organizou com barbantes no chão a "casinha dos animais" e escolheu duas crianças para serem os bombeiros para manusearem os abafadores numa situação de queimada e ao sinal dado: "os animais estão passeando livres" - as crianças ficavam fora dos espaços dos barbantes e ao sinal dado de queimada eles tinham que procurar abrigo e os bombeiros batiam no chão com os abafadores. Aos poucos ela ia retirando os espaços até não sobrar nenhum deles. As crianças gostaram e participaram ativamente. Foi muito legal!!!



sexta-feira, 25 de maio de 2012

Teatro temático: Meio Ambiente – A doença da Terra.

A idéia é fazer um teatrinho de bonecos ou fantoches de cabeça: Sol, Terra e figuras, cartazes.


Narrador: Um dia, no Sistema Solar, a Terra começou a tossir. O sol, ainda sonolento, acordou apavorado. O susto foi tão grande, que ele começou a gaguejar:
Sol: O-o-o-o-o-o-o-o-q-q-que-que-fo-fo-foi, Terra?
Terra: Estou a cada dia pior! Ontem, passei mal o dia todo!
Narrador: Bastante assustado, porém, o Sol correu a buscar um xarope.
Terra: Não, obrigada! Xarope não cura minha doença, não!
Narrador: O Sol, já meio bravo com tantos chiliques da Terra, perguntou com voz grave e enfezada:
Sol: O que pode curar você, então?
Terra: Cof, cof... cof... Os homens, só os homens!
Sol: Por que os homens?
Terra: Cof, cof... cof... Porque são eles os culpados. Dê uma espiadinha para ver como eles poluem tudo, destroem tudo, acabam com tudo. Na Amazônia, os homens cortam as árvores, inclusive aquelas com mais de cem anos de idade. No Pantanal, caçam os animais para vender a pele, o couro. Nos rios, os homens jogam lixo, latas de veneno, matando os peixes e poluindo toda a água. Nas cidades grandes, as fábricas e os carros soltavam no ar fumaças pretas que acabavam com os pulmões de toda a gente.
Sol: É mesmo!
Terra: Para você ter ideia, muitas crianças já estão nascendo com problemas de respiração. E os adultos, ah, não há pulmão que aguente! Cof, cof...cof...
Sol: Tem razão Terra, o remédio para a doença da Terra não podia ser comprado em nenhuma farmácia. O remédio para a doença da Terra chama-se amor e respeito à natureza, e isso era coisa que só pode ser encontrada no coração das pessoas.
Terra: Você sabia que aqui no Brasil, cada pessoa gera cerca de um quilo e meio de lixo por dia? Juntando todo mundo, são 250 mil toneladas. É tanto lixo que as estações de tratamento não conseguem eliminar tudo. Por isso, a maior parte dele acaba sendo jogada nos chamados “lixões” e como ficam a céu aberto, contaminam tudo em sua volta: rios, florestas e outros lugares que deveriam permanecer limpos para continuarem fornecendo água, terra para agricultura, ar puro e habitat para animais e plantas.
Sol: E o pior é que todo esse lixo não desaparece de uma hora para outra. Alguns materiais levam mais de cem anos para se decompor. Um chiclete mastigado leva 5 anos, um palito de picolé leva 13 anos para desaparecer do planeta, um simples papel de bala leva de 3 a 6 meses, a lata de refrigerante não se decompõe, assim como a lata de sardinha aberta, a caixa de papelão leva até 6 meses, o pneu de bicicleta ninguém sabe, a embalagem de salgadinho e o óculos de plástico levam 500 anos, o vidro quebrado leva 1 milhão de anos. O lixo é mesmo um problemão.
Terra: Mas podemos resolvê-lo com apenas uma palavra: RECICLAGEM. Você sabe o que é reciclar? É reutilizar o lixo para fabricar objetos novinhos em folha. E o melhor de tudo: reciclando, ninguém precisa explorar e destruir a natureza, seja cortando árvores para fazer papel ou contaminando rios em busca de minérios para a fabricação de latinhas de refrigerante. Reciclar é preservar!
Sol: Muito bem. Reciclar é uma ótima ideia. Basta separar seu lixo de acordo com os tipos de materiais. Isso se chama coleta seletiva, e serve para facilitar o trabalho dos garis que vêm buscar o lixo em sua casa.
Terra: Então fique ligado nas cores dos containers e latões de lixo: cada cor equivale a um tipo de material. Se na sua rua ou na cidade que você mora não existem containers e latões adequados, peça para seus pais cobrarem do prefeito, do governador. Você também pode contribuir ensinando pra todo mundo como se faz a coleta seletiva. Junte seus amigos e forme um grupo. Vai ser divertido! Explique a seus pais como se faz a separação e pergunte para os vizinhos se eles conhecem a reciclagem de lixo. Cobre na sua escola a instalação de lixeiras para cada tipo de lixo pois quanto mais pessoas separarem o lixo, melhor!




Confraternização Temática do Trabalho 2012 - Reciclagem, coleta seletiva e você!

Trabalho Maria de Nazaré
Posto de Assistência Augusto Elias da Silva
Data: 26/05/ 2012
Local: Ária coberta do posto de assistência


Objetivos:
• Conhecer e implantar a coleta seletiva no ambiente do Posto de Assistência com a finalidade de reutilizá-la no momento da laborterapia.
• Refletir a respeito da nossa contribuição pessoal para a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente.
Decoração com móbiles de flores com material reciclado e exposição de artesanato reciclado.


1. Recepção com músicas, alegria cristã, crachás e café da manhã.
2. Abertura com a prece inicial.
3. Teatro temático: Meio Ambiente e você.
4. Palestra com tema: Reciclagem, Coleta seletiva e você! Responsável: Waldir (Nesse momento todos estarão juntos: evangelização, mocidade e assistidos, na área coberta externa do posto de assistência)
5. Dinâmicas para aprender a fazer coleta seletiva.
6. Oficinas artesanais com materiais reciclados
7. Encerramento com prece e lanche.


Providências: projetor de slides, extensão, lona, cartazes, crachás, hinários, exposição artesanal, móbiles...






quinta-feira, 24 de maio de 2012

Meio Ambiente e você.

O planeta clama por sustentabilidade!!! São ações pequenas, simples e fáceis. Não custa nada, todos podem colaborar, basta ter boa vontade e fazer a coleta seletiva, o meio ambiente agradece!!!
Transmita essa mensagem a todos da sua família, do posto ou casa espírita. Tantos belíssimos trabalhos podem ser feitos reciclando garrafas pet, caixas de leite, vidro, papel... É fácil! Tente! Faça diferente!!!
Esse deve ser o nosso compromisso pessoal.


Aqui são as mães assistidas do trabalho e os jovens da mocidade confeccionando puff de garrafa pet. Que tal implantar a coleta seletiva no posto de assistência e reutilizar esse lixo na própria laborterapia? Essa prática tem custo zero!!!
Agradecemos especialmente à nossa amiga Marcinha que assim que chegou ao Posto Augusto Elias da Silva já iniciou esse trabalho por livre e espontânea vontade e já nos contagiou com essa idéia maravilhosa de reciclagem. Parabéns e o nosso muito obrigada!!!








sexta-feira, 18 de maio de 2012

Artesanato e Dia do Meio Ambiente

Dia 05 de Junho comemoramos o dia do meio ambiente. E por que não aproveitar as datas comemorativas como ensejo de prática de reciclagem? O projeto da escola em que trabalho esse ano é justamente esse e por isso acrescentamos em nosso planejamento uma atividade diversificada artística semanal para atingir esse alvo. Aí vão algumas sugestões de atividades que já foram realizadas com a minha turma de quarto ano. Eles estão de parabéns pela criatividade e empenho.





Aproveitamos assim conteúdos de trabalho tais como substantivo coletivo, dia do índio, páscoa com a simbologia do girassol e o que a imaginação criar. Sempre trabalhando de forma interdisciplinar.

Não podemos deixar de estar presentes!!!



Venha e traga sua família para participar do 10º Ato em defesa da vida realizado pelo

Trabalho Maria de Nazaré, em Brasília-DF.

Será no dia 20 de maio de 2012 a partir das 9:00h no Parque da Cidade (ao lado do quiosque da saúde, próximo a Adm. do Parque), haverá distribuição de mensagens espíritas, barracas sobre vários temas em defesa da vida, caminhada pela vida e pela paz, ginástica aeróbica, bibliotroca (traga livros para trocar) passeios de skates e patins, enfim será um dia para festejarmos a vida. Haverá também sorteio de brindes após a caminhada. Não Perca!

Vamos juntos valorizar a vida, venha e participe!




segunda-feira, 14 de maio de 2012

Técnica: Abraço Maternal

Nesse ano fizemos essa dinâmica para estreitar mais os laços entre mães e filhos. Primeiramente deixa-se o ambiente livre de cadeiras e bancos e orienta a cada criança e jovem que procure por sua mãe no salão, se por algum motivo ela não se encontrar, podem ser feitos grupos de acordo com a afinidade de cada um.
Eles dão se as mãos, olham-se nos olhos, se abraçam e todos cantam a canção do padre Zezinho: Abençoa Senhor as famílias!!!
O dinamizador vai orientando para que transmitam todo o sentimento de amor e carinho uns para os outros e em prece todos juntos agradecem pela oportunidade de estar juntos nessa existência e que juntos vamos vencer todos os problemas e obstáculos que por ventura existirem.
Foi um dos momentos mais emocionantes de nossa confraternização. Fiz questão de registrá-los. A princípio, uns ficaram meio constrangidos, outros sem saber o que fazer, com medo, envergonhados; é fundamental que se promova momentos como estes pois construir relações é uma arte que precisa ser ensinada, aprendida e exercitada a cada dia. Às vezes, na correria do dia a dia nos esquecemos da importância dos gestos, das palavras, do toque e do olhar que faz a diferença em nossas vidas.