www.jardineirasdeplantao2.blogspot.com


sábado, 28 de abril de 2018

Recurso Didático Pedagógico: Tampas Memoriais


Muito simples!! A imagem fala por si!
Quando presenciei a cena de jogada de tampas no lixo.... Logo me posicionei! Que crime é esse? As figuras foram emplastificadas e coladas por dentro com cola instantânea. Qualquer tema pode ser utilizado pra esse recurso. Fica a dica!

Contando uma história: Transformando sentimentos


A proposta da história em caixa é essa! Aproveitar todas as suas faces e interior para ser ilustrada e desenvolver o conteúdo. Dica: colocar uma setinha, uma indicação para seguir o desenrolar dos acontecimentos. 















quarta-feira, 18 de abril de 2018

Novo Porta- Quadrinhas do Jardim

O trabalho de evangelização infantil é semeadura nos corações sedentos de luz e paz de Jesus. Ler, declamar, recitar, encenar, visualizar a figura de Jesus, refletir e mudar de comportamentos é o eixo central. Infelizmente muitas delas não têm referências positivas no próprio lar. Eis nossa tarefa!!!  De educação do espírito!





Seguindo a mesma linha de reaproveitamento apresento-lhes também os chocalhos que são embalagens também reutilizadas de sardinha e atum com EVA em retalhos e emcapados com plástico transparente de mesa. O porta-quadrinhas é uma caixa velha de papelão, dobrada em formato triangular.
Envio o arquivo completo com essas quadrinhas pros interessados. OK?

Passo a passo do Quadro Jeans

Basta ter um quadro velho que nem esse ou uma porta de armário. Uso meu grampeador de tapeceiro, amigo inseparável, para cobrir um tecido que tiver ao alcance.



Estica bem para ficar bem lisinho o tecido!


 Agora é só  reutilizar os bolsos das calças dos projetos anteriores!!! Agora vamos usar cola jeans! Seca depois de 72 horas.
E pronto!!!! Então já podemos fixar na parede e disponibilizar nossos materiais de uso nas aulas de laborterapia: tesouras, linhas, e outros....


segunda-feira, 16 de abril de 2018

Passo a passo da flor jeans

Simplesmente tenha em mãos o jeans recortado nesse molde parecido com o dente que o Maurício de Souza utiliza em alguns personagens da turma da Mônica.


Vai dando pregas em cada uma das pétalas antes de uni-las no projeto. Usamos cola quente mesmo.


São mais ou menos 5 em cada flor. Se quiser dá uns picotes na parte de baixo da pétala pra facilitar a prega. É opcional!


Sempre observe o cuidado ao aplicar a cola quente para não estragar o produto final. Como sem querer deixei aparecer essa sobra de cola resolvi fazer mais uma camada de pétalas para disfarçar e também pra dá mais volume.




 Usamos a tira de costura da lateral interna da calça para o miolo. 
Simples assim!!!! Pode usá-la para tiaras, broches, chaveiros e etc....

Passo a passo da Rosa Jeans



Essa não foi possível realizar no Treinamento em função do tempo, mas segue as imagens para vocês experimentarem, testarem, aprenderem e reinventarem...
"Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma!", como bem afirmava Lavoisier.


Começa dobrando uma tira jeans, do tamanho e espessura que quiser. Dobre a extremidade esquerda conforme mostra a foto.



Depois de dá um pingo de cola quente para fixar comece fazendo o miolo da rosa. À medida que for girando, duas voltas, mais ou menos, fica a seu critério, vai colando sem exagero pois o acabamento é tudo em artesanato.



Esse é o feeling!!! " Pulo do gato!" Vai girando a tira de baixo para cima e enrolando o miolo com esse movimento até quase que o fim da tira. Dando umas pitadas de cola para fixação.


Para finalizar colamos a parte final na parte detrás, com cuidado.



Cortamos o pendão que ficou por baixo para nivelar nossa rosa.



Para dá um charme a mais pode introduzir uma pérola usando linha e agulha para não correr o risco de manchar com respingos de cola. Assim podem ser feitas tiaras, broches, chaveiros... o que a imaginação quiser arteirar.




Note que dependendo da espessura  da tiara, a mesma pode ser envolvida por essa costura lateral interna da calça jeans. Incremente com folhagem e outros detalhes.
Cuidado com a finalização na parte detrás com um círculo jeans para disfarçar todo o projeto, faça alguns ajustes com cola antes de arrematar.
Espero que tenham gostado desse projeto. Eu amei!!!

Passo a passo do Colar Jeans

Além de trabalhar a coordenação motora fina, atenção, concentração, imaginação, criatividade e muito mais é um verdadeiro tratamento espiritual minha gente!!! Não nos esqueçamos jamais que o próximo somos nós mesmos em outra dimensão. Não existe mais atividade de menino e menina. Aprendizagem cooperativa, terapêutica do bem e promoção social. Avante jardineiras de Jesus!!! Evangelizar nosso próprio coração é o destino que essa meta conduz....
Tiras de calças reaproveitadas, quanto mais finas na espessura, mais delicadas.


Essa obra-prima foi confeccionada pela minha amiga Eneida de Goiânia, na nossa oficina de domingo. Ela preferiu tiras das pernas de calça de espessura mais fina. Fica bem mais delicado!


Outra dica muito importante é combinar miçangas, por exemplo, as vermelhas ficam perfeitas com o jeans. No nosso caso, usei pérolas porque foi a única que tinha em casa hoje e precisava liberar esse post.


Pode puxar as tiras à vontade para que elas comecem a desfiar naturalmente, caso esse for seu objetivo. Senão pode antes de começar o projeto queimar essas beiras com uma vela.
 

Usamos linha branca número 10, a famosa linha de pipa. A de nylon não dá certo porque no arremate final de amarração o nó se solta. Se tiver uma linha do tipo fio encerado numa cor próxima a da cor do jeans também fica bom, embora não aparecer dependendo da forma que for sendo alinhavada.


Boa opção para o dia das mães, fácil, prática, rápida e as crianças conseguem fazer. Não se esqueça de preparar o ambiente, fazer um relaxamento com a música ambiente... 
Tudo que sabemos que é importante de se fazer. Boas artes para todos!!!

Passo a passo da xuxinha de flor jeans

Não existe melhor tecido para reciclagem que o jeans! Super na moda, descolado, despojado e tudo de resistente! Vamos pessoal implementar oficinas artesanais e baratas, recicladas e úteis!!!
Como tive uma folga e aproveitei logo para fazer o pap. Minha amiga Ana Paula de Alexânia me puxou a orelha que estou demorando pra fazer post. Como seu pedido é uma ordem, segue o registro dessa oficina de ontem no Treinamento de Evangelizadores em Sobradinho. Vou procurar me organizar melhor!!! Blz?


Você pode pegar um molde de flor que tiver ou dobrar uma, duas vezes o papel deixando as pontas arredondadas ou no formato de coração e as peças não necessariamente precisam estar bem recortadas. Ou seja, criança também pode e deve fazer.


Dobra-se ao meio o molde menor de flor pois será a parte central da sua e pode deixá-la de forma maleável. Dê uma pitadinha de cola quente. Se tiver o intuito de vender a peça é importante usar linha e agulha para torná-la mais resistente.



O interessante é deixá-la num formato leve! Se quiser deixá-la mais firme pode fazer um mingau de cola com água e banhe todas as peças e coloque-as para secar sobre um plástico. Algumas pessoas usam gelatina incolor para engomar.... e outras formas, mas essa é mais simples e cabe no nosso bolso tranquilamente.


As demais partes da flor são recortadas em formato circular para algumas gotas de cola quente para que possa ser modelada. Se quiser vender o produto, capriche para não deixar respingos de cola e muito cuidado com o acabamento. Ninguém gosta de trabalhos mau feitos. Principalmente se essa for a intenção.


À medida em que as partes forem modeladas, vai acrescentando as outras em camadas. Essa mesma flor pode ser montada sobre o palito de churrasco e servir como lembrança para o dia das mães ou até mesmo fazer outros projetos.




Ao final, dê dois picotes pequenos no molde para encaixar a xuxinha. Assim, seu trabalho ficará bem acabado e estiloso.



Depois de encaixar a xuxinha, um lado encaixa dentro do outro firmando a amarração. Esse é o pulo do gato! Aí é só correr pro abraço. Arrasar!!!






Para finalizar com agulha e linha introduza uma pérola pra dá um charme. Se usar cola facilmente cairá. E não queremos que isso aconteça. Não é mesmo?
Beijocas e pipocas!!!!