Iniciamos com uma dinâmica de quebra-gelo: "psicomotricidade das vogais", no qual cada um se apresentava dizendo seu nome e fazendo o movimento com o corpo referente à cada fonema vogal inerente. No caso do Y, segue o fonema /i/. L com som de u, segue o fonema da vogal /u/.
Até mesmo com as crianças da Educação Infantil dá pra realizar essa atividade ao se trabalhar identidade e autonomia... Foi muito divertido!!!
A = "braços abertos"
E = "braços fechados, como se fosse um abraço"
I = "braços na diagonal"
O = "braços pra frente, como se fosse imitar uma barriga"
U = "braços pro alto"
Ex: Thaíse, se apresentou falando o nome e usando os movimentos corporais das vogais contidas em seu nome. ( O "a", o "I" e o "E")
Pequena mostra de alguns recursos didático pedagógicos para Educação Infantil. Sempre coloridos, ampliados, lúdicos, artesanais, reciclados e sobretudo duradouros quando se pode emplastificar. Afinal, tempo pra nós é ouro!!
Jornal, caixa de leite, revistas e gibis rasgados.
Esse foi adquirido numa loja, mas fica a ideia de pequenas almofadinhas de personagens familiares.
Algumas reflexões:
O Grande pedagogo da humanidade... surge aos nossos olhos não mais como Rei, Salvador, segunda pessoa de uma trindade irracional, mas como Nosso irmão mais adiantado, Espírito perfeito, com o único título que aceitou em vida: o de Mestre. E Mestre é Jesus da humanidade.
Ele é o Pedagogo da nossa Educação espiritual. Professor das almas matriculadas na escola da Terra, Ele representa o “caminho, a verdade e a vida” para o nosso progresso..
É justo,
pois, examinarmos sua conduta pedagógica. Mestre dos mestres, ele pode nos dar
o modelo de educador a que devemos aspirar, apesar de nossas limitações. Apesar
da lentidão dos processos evolutivos, nosso destino é atingir a altura daquele
que nos serve de pólo de atração para o Alto.
Por isso,
pode- se dizer que Jesus, segundo a afirmação de Eurípedes Barsanulfo, foi o
médium de Deus.
E afinal,
como nosso Mestre, mantém há milênios a paciência que espera a nossa decisão de
aderirmos ao seu convite de ascensão, dando- nos a liberdade de cair, de nos
levantarmos e de aprendermos com nossos erros, mas empenhando- se sempre pela
nossa melhoria.
Além de
sua Pedagogia Divina, em permanente exercício para conosco, detenhamo- nos na
didática específica que usou em sua passagem pela Terra.
Jesus não
ensinou em cátedras, não fez parte de corporações científicas, não se revestiu
de nenhum título terreno e não fundou escolas ou instituições, nem mesmo nelas
ensinou. E foi o maior dos Mestres.
Exigências para se evangelizar:
1- Quem não tiver domínio prévio do Espiritismo não está em condições de
atender aos objetivos indispensáveis do seu ministério, ainda que possuidor de
grande boa vontade.
2- É preciso também um amor infinito, segundo
Pestalozzi, o amor e o eterno fundamento da educação. É a condição sem a qual
não se pode promover a Evangelização Espírita das novas gerações.
A boa
vontade de aprender, de se aprimorar, de enriquecer seus recursos pessoais
(intelectivos e afetivos), esta sim, seria uma qualidade básica para outras
aquisições que venha a conquistar.
O amor
pressupõe renúncia, dedicação, fé, perdão sincero, perseverança, entre outros
sentimentos de igual valor, para que se concretize a obra de educação dele
fundamentada.
“Não obstante, a pessoa que deseje desempenhar a
tarefa de Evangelização Infanto-Juvenil deve possuir conhecimento doutrinário e
boa moral como embasamento para a tarefa que pretende. Como necessidade
igualmente primordial, deve ter conhecimentos de Pedagogia, Psicologia
Infantil, Metodologia, sem deixar à margem o alimento do amor, indispensável em
todo cometimento de valorização do homem.” Joanna de Ângelis
Obs: Breve resumo de nossas reflexões...
Obs: Breve resumo de nossas reflexões...