www.jardineirasdeplantao2.blogspot.com


domingo, 29 de setembro de 2019

Relações Fraternas no Setembro Amarelo

Relações Fraternas é o grupo que acolhe, dirige, recebe, harmoniza e deixa um gostinho de quero mais, gostei, quero retornar nesse local acolhedor. E pensando nessa finalidade, tudo vira arte, se transforma em lembrança, em mimo, em amor. Essa é a nossa cara! Afinal a gente transborda o que tem dentro de si!

Sempre na pegada rústica que é simples e bonita. Pallets são baratos, caixotes de feira, não importa se estão quebrados, a beleza aí está na singeleza...
Note que utilizamos cerâmica pra terminar de compor o forro da mesa que é de TNT que imita juta. Como tínhamos só um pedaço, as cerâmicas serviram de cobertura. Caixas de leite que sobraram da nossa festa junina se transformaram em vasos para suculentas, reaproveitamos alguns retalhos com laçarote e cartãozinho. Tudo isso faz a diferença. O acolhimento é essencial!


Fazemos tudo com muito amor e carinho como se fosse pra nós, pra nossa família. Afinal, nossa Casa Espírita é linda e merece todo nosso empenho e dedicação.
Graças ao nosso "faz tudo", o Antônio, já temos o nosso painel de pallet fixo. Agora é só substituir nos momentos adequados.

Seminário de Prevenção ao suicídio e automutilação.

Tivemos a honra de receber um representante do (CVV) Centro de Valorização da Vida. Professor Mestre Elias Lacerda e voluntários, para juntos refletirmos sobre a vida, sobre os índices de suicídio e sobretudo para propor estratégias de acolhimento de pessoas em sofrimento na Casa Espírita. Nosso muito obrigada a todos que direta ou indiretamente nos auxiliaram nesse evento de muita luz para os nossos corações. Tivemos apresentações artísticas para abrilhantar e uma deliciosa confraternização de encerramento.

Campanha Camilo Castelo Branco no CEAES 2019

Você já conversou com alguém hoje, dizendo que vale a pena viver a vida?
Reflita sobre a alegria de viver!

"Cada dia é uma bênção nova que Deus te concede, dando-te prova de amor. Acompanha a sucessão das horas cultivando otimismo e bem estar." (Joanna de Ângelis. Vida feliz. Psicografia de Divaldo P. Franco.17.ed., lição I).

Sobre a Campanha

É uma atividade de divulgação da Doutrina Espírita realizada em unidades de saúde, lar de crianças e idosos, locais onde as pessoas estão sujeitas a depressão e em locais de grande fluxo de pessoas, tais como: rodoviárias, avenidas, feiras, praças, etc.

A Campanha realiza várias atividades que objetivam evidenciar a alegria de viver, trazendo a compreensão de que as provas da vida são sublimes lições que bem suportadas nos conduzem a paz interior.

Objetivos:

Esclarecer a comunidade em geral acerca do Suicídio e suas consequências para a alma imortal, gerando consequente valorização e respeito à vida.
Reconhecer a vida na Terra como abençoada oportunidade para o crescimento moral e espiritual para o indivíduo.
Despertar para a alegria de viver através do estudo do Espiritismo e da prática da caridade.
Propor a Reforma Intima, como método eficaz de sustentação para a vida.


Como realizar a Campanha Planejamento


Nesse momento é necessário levantar as providencias necessárias, para a realização da Campanha:


Definir o local onde será realizada a Campanha.
Providenciar as autorizações necessárias dos locais onde será realizada a Campanha.
Fazer levantamento dos pontos que precisam de energia elétrica.
Providenciar os equipamentos necessários (computador, caixa de som, extensão, projetor, etc.).
Importante listar e checar todos os equipamentos necessários.
Verificar se será necessário o transporte de materiais e pessoas.
Visitar o local antes, constate se os espaços são suficientes para realização das atividades.


Para aplicar a palestra pública, providencie:

Planejamento de palestra, slides, e outros materiais que forem necessários.
Convidar trabalhadores de outras Casas Espíritas para participar da Campanha.
Providenciar os materiais necessários: cartaz, boletim, folder, etc., para divulgar a Campanha.
Definir as ferramentas de divulgação: Site, cartazes, TV, outdoors, facebook, whatsApp, etc.
Prever os gastos, sendo possível promover o rateio com as Casas Espíritas participantes.
Prever a realização de um café da manhã para os participantes.
Definir plano de metas, perante as equipes de trabalho, com prazo e responsabilidade definidos.


Materiais de trabalho:

Mensagens
Cartazes.
Fitas adesivas.
Adesivos.
Colantes.
Faixas.
Banners.
Autorização dos locais (por escrito).
Material para palestra adulto: plano de palestra, slides, notebook, projeto, TV, etc.
Material para evangelização de crianças: boneco, fantoche, etc.
Vídeos.
Água fluidificada.
Crachás.
Caneta, pasta e relatórios.
Tendas.
Cadeiras.
Conduta do trabalhador

“O Caravaneiro em seu trabalho é muito observado, não só no plano material, como no espiritual, e por isso deverá portar-se de maneira gentil e educada, trajando-se com decência e sobriedade, pés calçados convenientemente, evitando brincadeiras, não entrando em bares, etc. Não comprando nada, nem mesmo cafezinho; se sentir sede, deverá buscar a água em algum lar simpático à Doutrina ou em um lar amigo. Evitar conversas inúteis e estranhas ao movimento e aglomeração em esquinas. Se encontrar um amigo ou parente na rua ou em casa, limitar-se ao cumprimento fraternal, abstendo-se de conversas ou negócios, a fim de não prejudicar a sequência do trabalho [...].” (Bases e regulamento da Campanha de Fraternidade Auta de Souza. Editora Auta de Souza. 2.ed., p.37).


Equipes de trabalho:

Coordenação geral – planeja, orienta e coordena as ações das equipes de trabalho.
Secretaria – recepciona, realiza o cadastramento dos trabalhadores e produz todos os relatórios necessários à gestão da Campanha.
Divulgação – visita e convida outras Casas Espíritas para participarem da Campanha. No dia do evento realiza a distribuição de mensagens.
Faixas e banners – Identifica os melhores locais, para realizar a exposição de faixas e banners no dia do evento.
Alimentação – prepara o café da manhã para os trabalhadores.
Caridade – Arrecada e organiza lanches a serem doados quando a atividade é realizada em unidades de saúde. Convida profissional para aferir a pressão, quando atividade é realizada em outros ambientes de grande circulação.
Alegria cristã – proporciona harmonização e alegria do trabalhador.
Comunicação social – envia release aos veículos de comunicação de massa, divulgando a Campanha e no dia do evento, registra as ações da Campanha por meio de fotos e filmagem.
Transporte – realiza o transporte de trabalhadores e de materiais.
Mediunidade – Antes das atividades de rua, realiza a vibração pelas ações e aplica o passe magnético.
Distribuição de mensagens nas ruas – entrega mensagens espíritas nas ruas sobre a temática da Campanha.
Afixação de cartazes – afixa cartazes e distribui outros materiais (adesivo, colantes, etc.) nos comércios e outros locais com concentração de pessoas.
Livro Espírita – monta a banca do livro Espírita, com a finalidade de vender, doar ou emprestar títulos que tratam de assuntos pertinentes à Campanha.
Áudio e vídeo – monta uma estrutura de áudio e vídeo (TV, aparelho DVD, caixa de som, microfone, etc.), para passar vídeos condizentes à Campanha.
Exposição de faixas – divulga a Campanha, por meio de faixas levantadas nos semáforos.
Palestras para adultos - Prepara e realiza palestra aos adultos. Temas sugeridos: Alegria de viver- Prevenção ao suicídio, Combate à depressão, Combate à ansiedade e A morte não existe.
Evangelização infantil - Prepara e realiza aula, oficinas e brincadeiras sobre o tema para as crianças.

Avaliação

É fundamental o processo de avaliação, ponderando o aspecto dos indicadores, ou seja, apurando a quantidade de materiais distribuídos, como também obtendo a impressão dos trabalhadores.

"É preciso seguir, todos os dias, com o mesmo entusiasmo do princípio, e a mesma vigilância indormida, no trabalho a que o Senhor nos conduziu..." (Áureo. Amar e servir. Psicografia de Hernani T. San’Anna. Cap. 31)