www.jardineirasdeplantao2.blogspot.com


quinta-feira, 25 de abril de 2019

Dicas de Lembrança para o Dia das Mães

Pra quem já começou sua laborterapia com jardinagem segue essa dica. Simples, rápida, fácil e acessível.
Fizemos ano passado aqui no Centro de Ensino Especial com meus alunos. Basta um rolo de malha daqueles do passo a passo de macramê. Já falamos que aqui em Brasília, podem ser encontrados de várias cores e estampas, por 15,00.


 Usamos cola instantânea apenas no início e na finalização do envolvimento da malha. O processo de plantio da suculenta também foi feito por eles... Esse colar também são com retalhos de malha diversos, ou jeans mesmo, alinhavados sequencialmente com miçangas. Também feito no Ensino Especial. Agulha, linha de pipa e miçangas.


 Ano passado ganhamos essas necessaires de um laboratório, por trás desse desenho em digitais de tinta de tecido consta a propaganda. Também muito simples de se fazer. Logicamente que foi todo um trabalho individualizado e finalizado com caneta de tecido.


 Use e abuse dos laçarotes, o embrulho também faz toda a diferença!
Nos anos anteriores também constam outras ideias para se inspirar!

domingo, 21 de abril de 2019

Oficina de Recursos Pedagógicos do Jardim

Muito especial esse nosso encontro, nesse feriado de Páscoa: Renascimento, transformação, mudanças e reflexões em torno de Jesus e de nossa tarefa no campo da semeadura nos corações tão necessitados de conforto e orientações sadias e proveitosas... Muita luz sobre nossos corações e mentes.
Fizemos novas amizades, conhecemos novas técnicas e procedimentos para melhorar nossos recursos pedagógicos. A Luzia, de Porangatu, nos trouxe ideias inovadoras para incrementar nossos materiais da evangelização infantil..
Qualquer dia desses apareço por aí para  aprender na prática com você!



Após a explanação e demonstração de recursos fomos para a produção...






Oficina de Jardinagem

Novamente tivemos a felicidade de nos reunirmos na Reunião Ismael, Taguatinga DF, para compartilhar experiências, saberes e novidades no campo da laborterapia que é o tratamento das enfermidades físicas e mentais. Foi simplesmente maravilhoso refletir em torno da Parábola do Semeador que nos remete a uma análise da Agronomia Metafísica, que vai além do simples ato de plantio,  e além disso, segundo Cairbar Schutel, aborda as predisposições do espírito por meio da reflexão em torno do terreno dos nossos corações.
Observe a concentração na atividade! Ninguém pisca! Isso é laborterapia!





Isso é criatividade e beleza! Reaproveitamento de materiais e reciclagem!




Só tinha artista nessa oficina! Preferencialmente aplicar essa atividade de pintura com esmalte em locais abertos para ventilação e sob supervisão de adultos.




Em outro post consta o passo a passo desse suporte de macramê. Que é super simples!!







Muito obrigada a todos que por lá passaram. Parabéns a todas!!! Quero ver as fotos dos trabalhos de vocês em breve!! Eis que o semeador saiu a semear!

sábado, 6 de abril de 2019

Mini Berçário de Suculentas.

Vamos postar um registro do nosso mini berçário! Já sabemos que são plantas que possuem grandes quantidades de água em suas folhas, caule e raiz.
O processo é bem simples: Pode utilizar o material que tiver, bacia velha, balde, o que for, no nosso caso é uma lata que teria ido para o lixo. Acomode  as pedrinhas, cacos de telha, argila expandida, no fundo, cubra com um paninho, pode ser até feltro. Manta de Bidim (manta geotêxtil para drenagem) é muito cara! Mistura a terra com areia para ficar bem aerada, ou o próprio substrato para plantas, se tiver.
Para começar retiramos algumas folhas sadias de suculentas. De várias espécies que tiver à disposição. Essas plantas além de lindas são muito generosas! Mais uma lição que temos para aprender!
Cada folha sobre a superfície do solo é suficiente para hidratar as raízes e a formação de uma nova muda até a maturidade do crescimento. Assim novas plantas vão surgindo Esse processo é chamado de estaquia. Boa oportunidade para uma pesquisa, pode ser uma tarefa de casa!



 Note-se que deixei um pequeno cacto, que também é da família das suculentas. Estes transformam as folhas em espinhos que cumprem a dupla função de reter a água e defender a planta de possíveis agressões.
A fotossíntese ocorre na própria superfície do talo que armazena o líquido retido. Vamos acompanhar esse processo aos poucos. Existem algumas técnicas e formas para propagação delas. Nos casos abaixo foram na água e na estufa com canela, também super simples de se fazer. Em breve vamos nos comunicando a respeito, dentre outras dicas importantes...





Muito importante ter o cuidado ao retirar cada folha para não necrosar o caule pois esse ferimento é uma porta aberta para entrada de doenças e também para a desidratação da mesma. Caso haja um ferimento deve-se pulverizar o lugar com canela em pó para cicatrização. Basta colocar na horizontal, sobre a superfície da terra. Com o tempo a folha mãe vai se desidratando e formando uma nova planta, multiplicando-se. Verdadeiro milagre da natureza!
Esse broto só estará maduro para ser transplantado para outro depois que a folhinha que o gerou secar-se naturalmente. Não se esqueçam disso!



Que amor!!! Só Deus mesmo em tua santa sabedoria e infinita doçura para nos brindar com tantas belezas da criação.

segunda-feira, 1 de abril de 2019

Nossas mimosidades!!!

Tudo começou quando me colocaram num projeto de jardinagem no Centro de Ensino Especial. Nunca tinha plantado nada! Mas como nada é por acaso e estamos nessa bendita escola para aprender topei o desafio. Apresentaram-me essas mimosidades incríveis! Foi paixão à primeira vista. Assim, estamos aprendendo, testando, experimentando e amando o que fazemos, sobretudo convidando nossos pequenos para que no momento da laborterapia tenha esse contato com a terra, texturas, aromas e sensações. Transformando nossos cantinhos em belezas naturais para contemplação do belo e admiração da Obra Divina!
Boa oportunidade para aprender o nome popular, científico, fazer pesquisas, registros com recortes, desenhos, assim como fazia Pestalozzi ao levar os seus alunos a campo para o aprendizado.










 O ideal seria se fossem plantadas em vasos de barro, porém, como somos defensores do meio ambiente, toda forma de reciclagem vale à pena! Até mesmo as latas de tinta que sobrarem de alguma construção. 
Na minha casa, por exemplo, usamos essas mesmas latas e são penduradas por cordas no pé de limão. Perfeitamente lindas enfeitando nosso cantinho particular.
Existe bibliografia que aborda as plantas na visão espiritual, cap.50, do livro Nosso Lar, dentre outros que vamos abordar em breve no Projeto Jardinando.