www.jardineirasdeplantao2.blogspot.com


quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Fantoche de Vareta - Jesus

Jardineiras de Plantão!!!
Em todas as nossas aulas de evangelização infantil devemos referenciar veementemente a figura de Jesus, sempre, sempre, bem como trabalhar as quadrinhas pois são formas de fixar na mente da criança o belo, o bom, o educativo, o doutrinário. Isso é imprescindível!
Conforme prometi a vocês em nosso último treinamento, aí vai uma sugestão para a confecção de um fantoche de vareta, você pode imprimir já colorido, tal qual está na figura ou até mesmo montá-lo com retalhos de EVA e para quem precisar do arquivo completo das quadrinhas do jardim, é só entrar em contato que envio por e-mail. ok?
Evangelize!!! Coopere com Jesus!!!


Treinamento de Evangelizadores - Aulas reformuladas e com novidades.

Trabalho Maria de Nazaré Evangelização Infantil
Aulas Reformuladas do Jardim de Infância - 2º semestre de 2012

13ª Aula – Com Jesus aprendi a amar a terra e as plantas.

Aprendendo com Jesus
• Trabalhar com a história da Florisbela, a florzinha curiosa. Posso disponibilizá-la por e-mail. É só entrar em contato. (utilizar gravuras de revistas e livros velhos ou papel de presente para montar os personagens da história, usar palitos de churrasco e montar o cenário em forma de maquete.)
. Contar a história do livro Dona Árvore, de Rita Folker. Ver nos recursos pedagógicos do blog. E o NOVO RECURSO: caixa-estória.. Comentar a passagem bíblica do plano de unidade que fala que a árvore boa, só dá bons frutos. (mostrar uma árvore de EVA e frutos para exemplificar as boas ações.
Trabalhando com Jesus
• Montar o mosaico: natureza, com recortes de revista, papel colorido e etc... Ver o modelo no MEU PICASA PHOTOSTREAM, no nosso primeiro endereço: www.jardineirasdeplantao.blogspot.com
. Montar com as crianças uma grande árvore com flores, frutos e folhas. Caule com cartolina, a copa é composta por balões ou corações verdes e os frutos são gravuras que simbolizem boas ações. Lembrando que uma árvore boa só dá bons frutos. É o que Jesus espera de nós. (Trabalho coletivo: um grupo de crianças pinta o caule enquanto que outras vão enchendo os balões, outras vão colando os frutos que são as boas ações.)
. Plantar mudas rasteiras do tipo: “onze horas”, dão flores amarelas, brancas, rosas e laranja. Use potes de sorvete pintadas pelas crianças, garrafas pet abertas na horizontal ou até mesmo caixinhas de leite, para servir de jardineiras. Não precisa de grandes cuidados e ainda ficam sempre floridas. A cada aula as crianças podem molhá-las utilizando como regador recipiente de amaciante, estando suas tampas perfuradas. Já fiz e deu super certo!
. Preparar uma salada de frutas conversando sobre os tamanhos, sabores, tipos e características das dádivas da natureza.
Brincando com Jesus
• NOVO!!! Brincar com o jogo da memória: plantas - frutos da Terra abençoada por Deus, identificando a sua importância para os animais, meio ambiente e o homem.
. Brincar ao ar livre, limpar o jardim.
. Brincar de “salada de fruta”. Dê a cada criança o nome de uma fruta. Apenas uma criança ficará no meio da roda sem o nome de fruta. Você falará: Coloquei na salada de frutas: banana e maçã. As crianças que tiverem o nome dessas frutas vão trocar de lugar e o que está de pé no meio da roda tentará sentar-se no lugar de um deles. O que ficar sem lugar ficará no meio da roda e assim sucessivamente. Pode se falar também: Coloquei na salada todas as frutas e assim todos deverão trocar de lugar.
14ª Aula – Jesus me ensina a amar os animais.
Aprendendo com Jesus
• Trabalhar com a história do livro: A missão das ovelhinhas - Ana Alice Volk. Editora IDE. Nesta história os animais aprenderam uma lição muito valiosa na vida: a de que todos somos úteis.
.Caixa-surpresa contendo máscaras de animais que presenciaram o nascimento de Jesus: burrinho, vaquinha,ovelhinha e outros... comentando que todos trabalham em benefício uns dos outros.
. Contar a passagem bíblica da ovelha perdida, conforme orienta o plano de unidade. As ilustrações scaneadas dessa história estão disponíveis também no nosso primeiro endereço.
. Contar a história do livro Alvorada Cristã, Neio Lúcio: O burro de carga. Posso disponibilizar um arquivo em Power Point com as ilustrações. Endereço: lenirst@hotmail.com e no campo assunto, escreva: evangelização infantil ou jardineiras de plantão para eu saber que é um evangelizador. Ok? Mas no PICASA também constam as ilustrações.
Trabalhando com Jesus
• NOVO!!! Confeccionar fantoches de papel com motivo animal.
. Modelar com massinha alguns animais.. Montar com as crianças quadrinhos de animais para enfeitar a sala de aula ou para levar para casa, pintar e confeccionar máscaras de animais.
. Montar um mural com as gravuras de animais utilizadas no Aprendendo com Jesus.
. Confeccionar máscaras de animais: carimbando-as com digitais, pintando com dedo ou pincel e guache ou colando detalhes de EVA.
Brincando com Jesus
• Brincar de dramatizar o nascimento de Jesus utilizando as máscaras de animais e de José, Jesus e Maria.
. Trabalhar com o CD infantil espírita as canções que falam sobre os animais: O passarinho e o peixinho, A bicharada, O sapinho...
. Brincar com Quebra-cabeças de gravuras de animais ou com as máscaras de animais.
. Caça ao tesouro: Espalhar pela sala ou pátio, gravuras de animais e à medida que forem encontrando vão fazendo mímicas para os demais adivinharem.
. Levar uma caixa-surpresa com máscaras de EVA. Ver os moldes no PICASA.
. Brincar de “zoológico”. Dê a cada criança o nome de um animal. Apenas uma criança ficará no meio da roda sem o nome de animal. Você falará: Fui ao zoológico e vi um elefante e um leão. As crianças que tiverem o nome desses animais vão trocar de lugar e o que está de pé no meio da roda tentará sentar-se no lugar de um deles. O que ficar sem lugar ficará no meio da roda e assim sucessivamente. Pode se falar também: Fui ao zoológico e vi todos os animais e assim todos deverão trocar de lugar
15ª Aula – Com Jesus aprendi a amar o céu.

Aprendendo com Jesus
• NOVO!!! Iniciar a aula apresentando um fantoche de vareta: Jesus e o recurso didático: Janela Temporal, ver foto no blog, pois Jesus sempre demonstrou grande amor pela natureza, apreciava o Sol, meditava ao luar, e estava sempre em comunhão com Deus.
. Comentar o trecho bíblico da unidade: "Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará em trevas."
. Contar a história “Existência de Deus”, do livro Pai Nosso, do Espírito Meimei. As ilustrações foram feitas com massinha de modelar. Ver foto no blog.

Trabalhando com Jesus
. NOVO!!! Construir um dado temporal coletivo com caixa de leite, de forma que todos possam juntos modelar com massinha ou até mesmo desenhar e pintar as situações temporais do dia a dia. Ver as sugestões para todas as aulas, na sessão: Trabalhando com Jesus.
. Montar com as crianças moldes vazados com formato de estrela, lua, sol para ser a borda de uma atividade.
. Confeccionar móbiles ou a janelinha do tempo, utilizando recorte, colagem e pintura: Rotina de observação do dia: ensolarado, chuvoso, nublado... As crianças vão pintando, montando e executando tarefas. Essa atividade também pode ser feita com as crianças, utilizando massinha para a confecção das cenas. Ver a fotografia desse recurso no blog.

Brincando com Jesus
• Levar as crianças para um passeio ao ar livre, se possível, forrar o chão com TNT para deitadas sobre ele observar o céu, a formação das nuvens e descobrir as diversas figuras que surgem com o movimento suave e tranqüilo das nuvens no céu.

16ª Aula – Jesus me ensina a conversar com Deus .

Aprendendo com Jesus
• Iniciar a aula com vários cartazes que simbolizem atividades rotineiras do dia a dia: ir a escola, brincar com os colegas, dormir, passear e fixar o contorno de espíritos de luz em volta das cenas, para que as crianças observem que nao estamos sozinhos em nenhum momento, sobretudo,na hora da prece, que é um momento especial.
. Contar a história “ A resposta celeste”, do livro Jesus no lar, de Neio Lúcio.
. Levar vários cartazes que simbolizem atividades rotineiras do dia a dia: ir para a escola, brincar com colegas, dormir, passear e fixar o contorno de espíritos de luz em volta das cenas, para que as crianças vejam que não estamos sozinhos, em nenhum momento, sobretudo na hora da prece, que é um momento muito especial.
. Contar a história do Chiquinho e seu anjo da guarda. Salientando que através da prece nosso corpo fica iluminado e bons espíritos estarão ao nosso redor para nos proteger. Ver no site: www.searadomestre.com.br
. Contar a história, em fantoches de vareta, de Chico Xavier e sua madrasta desequilibrada, enfocando que sua mãe o aconselhava, do plano espiritual a ter paciência e orar por ela.
Trabalhando com Jesus
. Passar o giz de cera deitado sobre a folha branca, estando o molde da silhoueta de Jesus (em cartolina para ficar melhor o efeito sombreado) por baixo dela para que fique apenas o sombreado da gravura, ao lado cada criança vai se desenhar ao lado de Jesus, recebendo suas vibrações de luz. (usar cores claras para simbolizar as vibrações de luz adquiridas quando estamos em oração.)
Brincando com Jesus
• Brincar de soltar bolinhas de sabão sobre alguns bonecos de plástico que representem que estejam realizando o Culto do Evangelho no Lar ou realizando uma prece ou com eles mesmos, na salinha. Você pode colar alguns papéis escuros amassados nos bonecos para dizer que ocorre nesse momento uma limpeza no nosso campo áurico e os espíritos do bem vão retirando-as nesse momento. As crianças nesse caso vão simular a situação. Vista neles umas túnicas amarelas de TNT.
. O evangelizador poderá dividir a turma em duplas de forma que um fique com os olhos vendados e o outro vai ser o anjo da guarda que vai orientar e ajudar o outro a caminhar pela sala sem tropeçar nos obstáculos que estarão espalhados: latas, garrafas plásticas... (nada de vidro para evitar que alguém se machuque), o evangelizador pode intervir orientando que os obstáculos são os problemas que vivenciamos, as brigas no lar... e que quando estamos em contato com os bons espíritos através da prece, sempre seremos auxiliados quanto a melhor maneira de agir.
17ª Aula – Jesus conversa com Deus. Eu também já sei orar.

Aprendendo com Jesus
. Contar a história espírita infantil "Louvado seja Deus", do livro Pai Nosso, do Espírito Meimei. NOVO!!! Confeccionar os personagens utilizando a técnica dos bonecos africanos, podem ser confeccionados com malha preta ou até mesmo de TNT e serão sustentados com palitos de churrasco ou até colados em pranchas de papelão. Em breve será postado.
. Trabalhar com a seqüência de ilustrações do “ Livro da Prece” , que aborda a prece como meio de comunicação, o que devemos pensar nesse momento, o que devemos agradecer, o que devemos pedir, e etc..., recurso pedagógico pode ser visto no blog.
. Fixar no quadro uma gravura de Jesus contendo vários fios de barbante, de preferência ao número de evangelizandos e comentar que quando estamos em comunicação por meio da prece, estamos sintonizados com os bons espíritos e com Jesus.
. Trabalhar com a música: A PRECE.
A PRECE É UMA LUZINHA, QUE ACENDEMOS EM NOSSA CAMINHADA. EM PRECE VOU SEGUINDO MEU CAMINHO, SEM TEMER OS PERIGOS DA ESTRADA. OS PROBLEMAS TÃO DIFÍCEIS NÃO SE ACABAM, MAS A PRECE ME AQUECE O CORAÇÃO. VOU SEGUINDO PACIENTE NA ESPERANÇA. HEI DE ENCONTRAR UMA BOA SOLUÇÃO! HEI DE ENCONTRAR UMA BOA SOLUÇÃO!
. Contar a história do Chiquinho e seu anjo da guarda. Salientando que através da prece nosso corpo fica iluminado e bons espíritos estarão ao nosso redor para nos proteger. Ver endereço do site: http://www.searadomestre.com.br/.
Trabalhando com Jesus
. Confecção do fantoche de vareta (o escravo resignado) referente à história: "Louvado seja Deus."
. Confecção de uma lembrança para presentear um lar a ser visitado pela equipe do esclarecimento, que é responsável pelo Culto do Evangelho.
. Acompanhar a visita junto à equipe responsável e apresentar a música que foi trabalhada na sala: A Prece.
• Montar uma casinha de dobradura e envolvê-la com cores amarelas de tinta guache, cola colorida e gliter para simbolizar as boas vibrações provindas da realização da prece.
. Montar um mosaico com gravura de Jesus com uma criança ao lado fazendo a prece. Todos podem participar colando papel picado nos espaços adequados. Fica lindo!

Brincando com Jesus
. Dramatização da história: " Louvado seja Deus", utilizando os fantoches confeccionados.
. Dramatizar o estudo de caso e propor alternativas de solução para os problemas enfrentados. Deixar as crianças à vontade para participar desse momento até a sugestão da realização do Culto do Evangelho no lar da personagem e realiza-lo em sala.
. O evangelizador poderá dividir a turma em duplas de forma que um deles fica com os olhos vendados e o outro vai fazer o papel de anjo da guarda que vai orientar e ajudar o outro a caminhar pela sala sem tropeçar nos obstáculos que estarão espalhados: latas, garrafas plásticas... (nada de vidro para evitar que alguém se machuque), o evangelizador pode intervir orientando que esses obstáculos são as dificuldades que encontramos: brigas no lar, problemas e etc e dizendo: - Faça sempre o bem e a prece para sintonizar com os bons espíritos para estar bem protegido sempre. Depois faça as substituições, quem ajudou passa a ser ajudado.
. Trabalhar um estudo de caso. Utilize cartazes, figuras, fantoches ou dramatize a situação: “Joana atravessava momentos difíceis de sua vida. Sentia-se angustiada, aflita, face aos problemas que a rodeavam. No círculo fechado de suas dores, não percebia saídas possíveis. Eram as dificuldades financeiras a afligi-la, exigindo solução urgente; era a enfermidade do único filho que lhe agravava as preocupações diárias. No auge de suas aflições, lembrou-se de um amigo que sabia ser espírita. Quem sabe ele não poderia ajudá-la? Procurou-o então. Narrou-lhe tudo o que se passava consigo e ouviu-lhe as ponderações calmas sobre como enfrentar com serenidade os atropelos da vida. Temos conosco a chave que nos abre as portas do socorro espiritual – falou ele. E qual seria essa chave? A prece. Nunca se esqueça desse recurso eficaz e quase sempre esquecido.” Salvo engano, o estudo de caso consta no link do cvdee, ver no blog.
18ª Aula – Allan Kardec, amigo de Jesus.

Aprendendo com Jesus
• Trabalhar com seqüência de cartazes que demonstra fatos marcantes na vida de Allan Kardec: nascimento, infância, adolescência, vida adulta e trabalho para esclarecimento da humanidade. Constam algumas no arquivo do blog. Ver PICASA PHOTOSTREAM.
. Levar um mapa mundi identificando em que lugar estamos, cidade, país e mostrar onde fica a França, país em que Allan Kardec nasceu espalhando várias estrelas brilhantes de laminado para simbolizar as mensagens dos espíritos por todo o mundo.
. Apresentar numa caixa surpresa: as obras básicas da codificação kardequiana.

Trabalhando com Jesus
• NOVO!!! Montar um mini-livro com fatos marcantes da vida de Allan Kardec, reciclando caixas de leite e colando alguns quadrinhos do livro dos espíritos infantil. Ver foto no blog, na sessão: Trabalhando com Jesus.
. Pintar, recortar e montar as máscaras dos personagens do Livro dos Espíritos Infantil.
. Montar um mosaico com gravura de Jesus com uma criança ao lado fazendo a prece. Todos podem participar colando papel picado nos espaços adequados. Fica lindo!• Trabalhar no posto de assistência ou casa espírita, realizando alguma atividade em prol do bem, tal qual fazia Allan Kardec, quando criança. Ex: Limpar sapatos para doação, separar roupas, participar da doação de alimentos, separação das verduras, realizar a campanha Jesus no Lar; distribuindo mensagens nos lares, logicamente, acompanhando evangelizadores adultos e demais trabalhadores.
Brincando com Jesus
Brincar com máscaras dos personagens do Livro dos Espíritos Infantil.
. Brincar com quebra-cabeças de boas ações que podemos fazer para sermos mais amigos de Jesus, assim como Kardec também foi. Os quebra-cabeças foram montados em caixas de suco na forma horizontal, conforme você pode visualizar no blog.
• Brincar com o relógio ou com um dado gigante, só que em vez de numerais e quantidades mostra vários momentos da vida de Allan Kardec, realizando assim um jogo de trilha com perguntas e respostas.
. Ajudar em alguma tarefa no posto de assistência: separar materiais para doação: roupas, sapatos, alimentos...
Molde do fantoche de vareta: Jesus (silhoueta de Jesus)

Arquivos das aulas desse semestre no jardim

A sugestão é contar a história do burro de carga, na aula 14: Jesus me ensina a amar os animais.






E também encontrei na Net essas lindas ilustrações, para complementar a parte da citação bíblica da aula 14: Jesus me ensina a amar os animais.









sábado, 18 de agosto de 2012

Treinamento de Evangelizadores - Agosto de 2012

Caros evangelizadores dos postos de assistência, nesse domingo, dia 19/08 teremos encontro marcado para apresentar novas idéias e sugestões de recursos e planejamento das primeiras 8 aulas do jardim de infância.

Vai ter muita novidade. Não percam!!! Evangelize!Coopere com Jesus!!!

Resolvi postar logo, antes da Maísa nascer.
Sabe o que você pode fazer com uma caixa de fralda descartável? Um milhão de coisas, e daí surgiu esse mais novo recurso: A "caixa estória". A cada lado da caixa apresenta-se uma parte da história, no caso a correspondente ao plano de unidade do jardim, aula 13, da Dona Árvore - Rita Foelker. Disponibilizamos alguns personagens em velcro, pra ficar mais interessante. E a última cena se encontra dentro da mesma caixa.






E esse recurso: "Frutos da Terra", jogo da memória foi confeccionado com 28 cm de um forro de mesa, muito legal, principalmente pra quem trabalha em escola, dá pra explorar: cores, procedência, plantas, gostos, sabores, tamanhos, quantidades e muito mais...



Na sessão:"Trabalhando com Jesus" constam várias idéias e sugestões para esse momento da aula. No caso, carimba-se parte do braço, mão e dedos que serão os galhos da árvore. Depois, é só fazer a colagem da copa com retalhos de tecido.


E os fantoches de papel também são criativos e inovadores, basta dobrar o papel, a4 colorido na vertical, colar no mesmo sentido e concluir com as peças correspondentes a face do bichinho. Fizemos na nossa escola, vários deles, em todas as séries e com motivos do folclore.


sábado, 11 de agosto de 2012

Agenda Cristã para a Confraternização dos trabalhadores

Conduta Espírita do Jovem

Moderar as manifestações de excessivo entusiasmo, exercitando-se na ponderação quanto às lutas de cada dia, sem, contudo, deixar-se intoxicar pela circunspecção sistemática ou pela sombra do pessimismo.
O culto da temperança afasta o desequilíbrio.


"Foge também aos desejos da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor." - Paulo. (2ª carta a Timóteo, capítulo 2, versículo 22.)

Conduta Espírita do Dirigente de Reuniões Doutrinárias

Observar rigorosamente o horário das sessões, com atenção e assiduidade, fugindo de realizar sessões mediúnicas inopinadamente, por simples curiosidade ou ainda para atender a solicitação sem objetivo justo.
Ordem mantida, rendimento avançado.


"Como, pois, recebestes o Senhor Jesus-Cristo, assim também andai nele." - Paulo. (Colossenses, capítulo 2, versículo 7.)

Conduta Espírita no Trabalho

Em nenhuma ocasião, desprezar as ocupações de qualquer natureza, desde que nobres e úteis, conquanto humildes e anônimas.
O trabalho recebe valor pela qualidade dos seus frutos.


"Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também." – Jesus. (João, capítulo 5, versículo 17.)

Conduta Espírita do Médium

Atender aos supostos felizes ou infelizes, cultos e incultos, com respeito e bondade, distinção e cortesia.
A condição social é apenas apresentação passageira e todos os papéis são permutáveis na sucessão das existências.

"Sigamos, pois, as coisas que contribuem para a paz e para a edificação de uns para com os outros." - Paulo. (1ª epístola aos romanos, capítulo 14, versículo 19.)

Conduta Espírita no Templo

Entrar pontualmente no templo espírita para tomar parte das reuniões, sem provocar alarido ou perturbações.
O templo é local previamente escolhido para encontro com as Forças Superiores.

Dedicar a melhor atenção aos doutrinadores, sem conversação, bocejo ou tosse bulhenta, para que seja mantido o justo respeito ao lar da oração.
Os atos da criatura revelam-lhe os propósitos.

Conduta Espírita na Obra Assistencial

Pelo menos uma vez por semana, cumprir o dever de dedicar-se à assistência, em favor dos irmãos menos felizes, visitando e distribuindo auxílios a enfermos e lares menos aquinhoados.

Quem ajuda hoje, amanhã será ajudado.
Viver em familiaridade respeitosa com todos, desde o servo menor até o dirigente mais responsável e categorizado, nos lares e escolas, hospitais e postos de socorro fraterno.
A humildade assegura a visita contínua dos Emissários do Senhor.

Conduta Espírita perante Nós Mesmos

Vigiar as próprias manifestações, não se julgando indispensável e preferindo a autocrítica ao auto-elogio, recordando que o exemplo da humildade é a maior força para a transformação das criaturas.
Toda presunção evidencia o afastamento do Evangelho.

Agir de tal modo a não permitir, mesmo indiretamente, atos que signifiquem profissionalismo religioso, quer no campo da mediunidade, quer na direção de instituições, na redação de livros e periódicos, em traduções e revisões, excursões e visitas, pregações e outras quaisquer tarefas.

Conduta Espírita perante O Tempo

Ainda que assoberbado de realizações e tarefas, jamais descurar o bem que possa fazer em favor dos outros.

Quando procuramos o bem, o próprio bem nos ensina a encontrar o “tempo de auxiliar”.

“Ainda não é chegado o meu tempo, mas o vosso tempo sempre está pronto.” — Jesus. (JOÃO, capítulo 7, versículo 6.)

Conduta Espírita perante O Livro

Consagrar diariamente alguns minutos à leitura de obras edificantes, esquecendo os livros de natureza inferior, e preferindo, acima de tudo, os que, por alimento da própria alma, versem temas fundamentais da Doutrina Espírita.
Luz ausente, treva presente.
Divulgar, por todos os meios lícitos, os livros que esclareçam os postulados espíritas, prestigiando as obras santificantes que objetivam o ingresso da Humanidade no roteiro da redenção com Jesus.
A biblioteca espírita é viveiro de luz.
“Examinai tudo. Retende o bem.” — Paulo. (1ª carta aos tessalonicenses, capítulo 5, versículo 21.)
Conduta Espírita perante a Codifcação Kardequiana

“Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que emprega para domar suas inclinações infelizes.” - (O Evangelho segundo o Espiritismo)

“Não podendo amar a Deus sem praticar a caridade para com o próximo, todos os deveres do homem se resumem nesta máxima: Fora da caridade não há salvação.” - (O Evangelho segundo o Espiritismo)

“Medita estas coisas; ocupa-te nelas para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos.” — Paulo. (1ª carta a Timóteo, capítulo 4, versículo 15.)
Conduta Espírita perante Jesus

Lembrar-se de que o Senhor trabalha por nós sem descanso.
Repouso indébito, deserção do dever.
Em todas as circunstâncias, eleger, no Senhor Jesus, o Mestre invariável de cada dia.
Somos o rebanho, Jesus é o Divino Pastor.
Da conduta dos indivíduos depende o destino das organizações.

“E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens” — Paulo. (Colossenses, capítulo 3, versículo 23.)

Obs: Organizamos essas mensagens no papel A4, numa fonte arial black, para enfeitar o nosso espaço de confraternização e lembrar dos pilares básicos de nossa jornada de trabalho na Casa Espírita.

Teatro Temático de abertura: "A árvore que aprendeu a ser feliz."





Autora: Dora S. Volk, Editora IDE


Cenário: Uma das ilustrações do livro, montada com TNT e EVA. Fundo musical ao som de um piano e canto de passarinhos. Móbiles pendurados no teto: pássaros, borboletas.

NARRADOR: Uma sementinha, carregada pelo vento, caiu no chão de uma floresta. A terra ali era bem fofinha. Alguns raios de sol iluminavam e aqueciam aquele lugar. Tudo isso fez com que a sementinha germinasse, surgindo, assim, uma plantinha. Ela começou a crescer bem depressa, bem depressa. Que logo ficou mais alta que as árvores que já estavam ali. Por isso ela começou a se achar muito importante e vivia dizendo:

ÁRVORE VAIDOSA: Vejam como sou alta e forte! Vejo o Sol todos os dias, primeiro que vocês! (Ela vai estar em cima de um banco/tablado para parecer maior que as demais)

ÁRVORE 2: Cuidado, dizia uma das árvores. Se vier uma tempestade, a primeira a ser atingida por um raio será você...

ÁRVORE VAIDOSA: Imagine só, alta e forte como sou, nada me atingirá!

ÁRVORE 3: Não se orgulhe tanto! Se o homem aparecer por aqui com seu machado, é a você que ele verá primeiro.

ÁRVORE VAIDOSA:Ora, vocês estão é com inveja da minha beleza!!!

NARRADOR: Ela não deixava que os pássaros nela pousassem ou fizessem seus ninhos. Espantava também as borboletas e as abelhas:

ÁRVORE VAIDOSA: Cho! Cho! Saiam daqui! Vocês vão quebrar e sujar meus galhos!

ÁRVORE 2 Você precisa ser útil! Os pássaros precisam de seus galhos para fazer seus ninhos e as abelhas, do néctar de suas flores...

NARRADOR: Por mais conselhos que lhes desse, a árvore parecia feliz. Mas, secretamente, sofria, porque as flores que enfeitavam seus galhos na primavera, caíam murchas, sem se transformarem em frutos. (Nesse momento ela vai deixar as flores que estão colados em sua copa, caírem no chão.) Ela não sabia que, para dar frutos, precisava do auxílio dos insetos, que levam o pólen de uma flor para outra. Certo dia, durante uma tempestade, ela que era a mais alta, foi atingida por um raio. (Sonoplastia: Som de um relâmpago ou trovão) .Pobre árvore! Quase não restou nada dela! Parecendo estar morta, sofria por ter perdido sua beleza. Com o passar do tempo, começou a se lembrar dos conselhos dados pelas árvores mais velhas e percebeu que nada fizera de bom em sua vida. Arrependida, passou a pedir a Deus uma nova oportunidade.

ÁRVORE VAIDOSA: Oh! Deus, Pai Querido, como fui injusta e cruel, tudo na natureza é fruto do trabalho e todos juntos se ajudam e trabalham juntos para o bem comum, perdoe-me pela minha ignorância, todas queriam me alertar e eu não as escutei, eu lhe peço que tenha pena de mim e me conceda mais uma oportunidade para que eu possa consertar todo o mal que causei a mim mesma e para os que me rodeiam.

NARRADOR: Chegou novamente a época das chuvas, dando nova vida à floresta. A árvore, mesmo queimada, sentiu que alguma coisa estava acontecendo com ela. Alguns brotinhos começaram a surgir, se desenvolveram, formando lindos galhos. (Nesse momento vai ser tocada uma música instrumental com barulho de chuva e ela vai colando em seu tronco, novos galhos.)

ÁRVORE VAIDOSA: Venham! Venham pássaros, fazer seus ninhos!!!

NARRADOR: Quando chegou a primavera, seus galhos cobriram-se de flores perfumadas, atraindo borboletas, abelhas e beija-flores. A árvore sentiu-se feliz com a chegada deles. As flores deram deliciosas frutas vermelhas que alimentavam muitos pássaros da floresta e eles cantavam felizes, em agradecimento. A árvore, agora modificada, não se cansa de agradecer a Deus porque, sendo útil, encontrou a felicidade.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Abertura Temática da Evangelização Infantil - "A árvore que aprendeu a ser feliz! " - 2 semestre de 2012

Trabalho Maria de Nazaré
Posto de Assistência Augusto Elias da Silva
Comissão de Evangelização Infantil

Data: 12/08/2012
Local: Área coberta do posto de assistência

Objetivos:

• Refletir sobre os pilares do evangelho: "Bem aventurados os pobres de espírito" e "Progressão dos mundos" por meio da obra temática da literatura espírita-infantil: ” A árvore que aprendeu a ser feliz” – Dora S. Volk, Editora IDE
• Confraternizar com as crianças integrando o conteúdo doutrinário, a arte em suas modalidades: poesia, artes plásticas, expressão corporal e artes cênicas.
• Reconhecer que todos os seres da criação estão submetidos pela bondade de Deus, que quer que tudo engrandeça e prospere. A própria destruição, que parece aos homens o termo das coisas, não é senão um meio de atingir, pela transformação, um estado mais perfeito, porque tudo morre para renascer.

Cronograma:
• 08:00 às 09:00 – Recepção e Alegria Cristã: músicas infantis do CD: Transformando Sentimentos, distribuição das 03 viseiras temáticas diferentes: crianças, passaros e flores e café da manhã.








• 09:00 às 09:10 – Abertura com a prece.
• 09:20 às 09:40 – Boas Vindas e apresentação do mural temático: A ilustração de uma das páginas do livro: "A árvore que aprendeu a ser feliz", são algumas árvores e a personagem principal que vai estar sem sua copa, e ao alto, estarão disponibilizados móbiles de pássaros e borboletas. Apresentação do Teatrinho referente a história do livro e reflexão sobre as passagens evangélicas.


Cap. III – 19 . Progressão dos Mundos
O progresso é uma das leis da Natureza, todos os seres da criação, animados e inanimados, a ele estão submetidos pela bondade de Deus, que quer que tudo engrandeça e prospere. A própria destruição, que parece aos homens o termo das coisas, não é senão um meio de atingir, pela transformação, um estado mais perfeito, porque tudo morre para renascer, e coisa alguma se torna em nada.
Cap VII – Bem-Aventurados os pobres de espírito
O que é preciso entender por pobres de Espírito. Todo aquele que se eleva, será rebaixado. O orgulho e a humildade. A história nos leva a compreender o valor da humildade e o quanto é bom ser bom e útil. Demonstra que Deus sempre nos dá uma nova oportunidade. Mostra também onde está a verdadeira felicidade.




Após a reflexão, o narrador vai contar com a participação das crianças para concluir o painel da árvore, colando a copa de corações verdes com as virtudes que ela aprendeu a valorizar: AMOR, RESPEITO, AMIZADE, CARINHO,COMPREENSÃO, GENTILEZA, TRABALHO, UNIÃO, COOPERAÇÃO,BONDADE,DEDICAÇÃO,ESPERANÇA.... À medida que cada criança pega uma virtude, tenta explicar o significado.





• 09:40 às 10:00 – Apresentação da paródia: Uma semente e ensinar as crianças a cantar a canção:
Apresentação musical dos evangelizadores: Paródia: Uma pequena semente
(Ritmo: Atirei o pau no gato)

Uma pequena semente te,
Lá no campo po!
Eu plantei tei tei!
Deu uma árvore,
muito linda da,
E contente, bem contente eu fiquei!
Bem contente eu fiquei!

E depois de algum tempo po,
Minha árvore floresceu ceu ceu,
Para minha nhá,
Alegria ia,
Muitos frutos, muitos frutos ela deu!
Muitos frutos ela deu!

Convidei um amiguinho nho,
Para a árvore conhecer cer cer,
Estava cheia ia de frutinhas nhas,
Que delícia, que delícia para comer!
Que delícia para comer!





• 10:00 às 11:00 – Divisão das crianças em três grupos, conforme o motivo das viseiras para montagem de uma expressão corporal:
As crianças formam três grupinhos em forma da árvore usando viseiras com motivo:

GRUPO A: Crianças
GRUPO B: Passarinhos
GRUPO C: Flores

A evangelizadora, que representou a árvore, no teatrinho, se posiciona bem no centro do espaço e fica quietinha. Ela observa em torno de si e logo exclama:
-Como está lindo o meu jardim! Parece que a primavera está chegando...
As crianças dos grupinhos A, B e C falam:
- Bom dia, Senhora Árvore! Bom dia!
A árvore responde:
- Bom dia! Quem são vocês? O que fazem no meu jardim?
GRUPO A
Somos muitas crianças;
Tua sombra viemos procurar.
E também os teus frutinhos
Queremos experimentar.
O teu cantinho é gostoso,
Teu ar puro é proteção.
O teu fruto delicioso
É doce alimentação.

A árvore se dirige aos passarinhos:
- Vocês aí, quem são?

O GRUPO B:
Somos os passarinhos,
Em ti faremos nossos ninhos.
Aqui viveremos contentes
A cantar pra toda gente.

O GRUPO C:
Somos as flores.
Que a Primavera traz em profusão.
Flores que nascem da terra.
E flores que jogas no chão.
Nós nos misturamos assim,
Numa alegria de cores.
E fica todo o teu jardim,
Enfeitadinho de flores.
A árvore exclama, contente:
- Estou contente! tenho muitos amiguinhos no meu jardim.E dessa lição jamais vou me esquecer: uma boa árvore, dá sempre bons frutos: AMOR, CARINHO, COMPREENSÃO, AMIZADE, RESPEITO, UNIÃO, BONDADE, ESPERANÇA...
.Nos mesmos grupos as crianças vão se sentar em volta de uma mesa para confeccionar uma lembrança para o papai escrevendo-lhe mensagens sobre a importância do trabalho útil em prol do bem.






. Encerramento com música e prece