www.jardineirasdeplantao2.blogspot.com


domingo, 2 de março de 2014

Plano B: Atividades e brincadeiras na Educação Infantil

Sabe naqueles dias em que chove, ficamos sem parque, quadra e tudo mais? Ou dependendo da escola, nem tais espaços existem? Pois é, resolvi listar algumas atividades que realizo com a minha turminha para tornar a aula mais interessante e animada.

  1. Brincar de fazer bolinha de sabão. É barato, você compra duas caixas, que vem com 12 frascos em cada uma e quando acabar o líquido você acrescenta outro.
  2. Brincar de leitura animada. Ex: Escolhi a história da "Cachinhos Dourados". Todos em círculo na rodinha, fui contando a história e todos foram juntos dramatizando... ela estava passeando pela floresta, andou mais rápido, correu, parou e avistou uma casinha, empurrou a porta, entrou, sentou, caiu, comeu....................................................dormiu (todos estarão fazendo os gestos ao mesmo tempo). A professora sai da sala e retorna fazendo o papel dos ursos que chegaram, trabalhando as vozes fina e grossa. Quando a menina acorda, dá um grito e sai correndo de medo pelos corredores da escola. Obs: Junto com a professora, que estará dando o comando e o direcionamento. Primeiramente combinamos correndo atrás de mim, sem empurrar, ordenadamente, caso contrário, vira um caos. Ao chegar na sala, eles vão te pedir para recontar a história. É o plano B. Eu o apelidei de "Literatricidade."
  3. Brincar de piquenique. Organizar antecipadamente o que cada um vai levar, aproveitar para trabalhar alimentação saudável, sabores, gostos, cheiros, texturas e tudo o que puder.
  4. Atividades na rodinha: bochechar, fazer barulhos com a boca, sons de letras: "s", "v", "x", "f"...., fazer caretas, dá grito, cantar a canção do alfabeto com voz fina, grossa, alta, baixa, em estilo de rock, samba, sertanejo, dançando, pulando....
  5. Distribui um mini-carrinho para cada criança brincar de passar sobre o traçado das letras do alfabeto.
  6. Acertar a bola na boca do palhaço, que está desenhado na caixa de papelão.
  7. Solicitar aos pais doações de brinquedos para a caixa da turma, dentre outras...
  8. Trabalho com receitas: Fizemos o bolo da "Galinha ruiva" e pão de queijo de forma que cada um modelou sua letra inicial. Isso é que é "se apropriar do conhecimento."!!!
Afinal, nós não estamos na Educação Infantil para alfabetizar, vamos preparar o terreno para isso, trabalhar o corpo, a expressão artística, visual, movimentos, psicomotricidade.... Esse é o nosso papel. Logicamente, tem crianças que vão deslanchar e já possui uma estimulação natural, familiar que já propicia tal desenvolvimento, porém a construção deve ser da criança, nós somos os mediadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário