www.jardineirasdeplantao2.blogspot.com


quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Aula Especial de Natal


OBS: ESSA AULA ESPECIAL DE NATAL FOI IDEALIZADA PELO NOSSO AMIGO GILBERTO, PARA AULA DO NÍVEL I DO NATAL DO MENINO DE RUA, NA RODOVIÁRIA, EM 2007. COMO FICOU EXCELENTE, RESOLVI POSTAR PARA VOCÊS, INTEGRALMENTE.

Objetivos:
- Compreender a bondade de Deus Nosso Pai que criou o Universo, perfeito, e a Terra para que possamos viver e evoluir, guardados pela Divina Providência que não desampara nenhum filho.
- Compreender que Jesus é Nosso Divino amigo está conosco desde o princípio, participando da criação do Planeta Terra para servir-nos de berço para nossa evolução.
- Reconhecer em Jesus o “modelo da perfeição moral... Deus oferece como o mais perfeito modelo, e a doutrina que ensinou é a mais pura expressão da sua lei, porque ele estava animado de espírito divino e foi o ser mais puro que apareceu sobre a Terra”. L.Esp. perg.625
- Perceber o sacrifício de Jesus desde o nascimento (na manjedoura – na RUA) até a crucificação um ato de EXEMPLO para nosso procedimento. Não violência, amor incondicional, servir a todos...

Utilizando uma caixa de presente (bem bonita) falar com as crianças. O que é isso? Um presente. Em que época do ano nós estamos? De que vocês lembram? Do Natal. E o que é o Natal? Para que serve? Será que é só para recebermos presente? Quem gostaria de receber um presente? Na aula de hoje nós vamos descobrir que já recebemos um grande presente. Alguém sabe me dizer que presente foi este?

Mostrando uma gravura de Jesus. Quem conhece este amigo aqui? É Jesus nosso Irmão e amigo querido. Vocês sabiam que Ele está conosco sempre. É ele ajudou a Deus Nosso Pai a criar o nosso Planeta Terra (mostrar o globo – bola de isopor). Deus e Jesus criaram a Terra para que ela nos servisse de bercinho, para que a Terra nos recebesse com carinho (abrir a bola de isopor e mostrar o bonequinho deitado na bola).

Deus nosso Pai e Jesus, criaram a Terra para receber as pessoas que aqui precisavam nascer e aprenderem a serem melhores. Como é ser melhor? amando todas as pessoas, a natureza e principalmente reconhecerem que Deus é Nosso Pai.
Os primeiros habitantes foram primitivos (colocar uma gravura no globo) eles não sabiam construir casa para morarem, não cozinhavam os alimentos, e não tinham respeito com os colegas. Muitos anos depois as pessoas evoluíram (colar segunda gravura) e já podiam viver em grandes grupos, se respeitavam, e estavam querendo aprender. Só que ainda existia pouco respeito um com outro. Os mais poderosos dominavam os pobres, e ninguém tinha direitos, uns trabalhavam muito enquanto outros nada faziam. Então do Céu (Plano Espiritual) Jesus decide que chegou a hora Dele vir a Terra para ensinar as pessoas a LEI DO AMOR.

Jesus é um espírito Crístico, isso quer dizer que Ele já tem muito, muito amor em seu coração e que Ele não precisava mais nascer como homem. Então Ele vai nascer aqui na Terra com um corpinho de “luz” . (mostrando uma gravura de Maria e o anjo) Maria, uma jovem muito boa, obediente, que sempre fazia prece, e tem muito amor a Deus, é escolhida para ser Mamãe de Jesus aqui na Terra. Um anjo visita Maria, e pergunta a ela se aceita ser a mãe de Jesus. Maria mesmo sabendo as dificuldades que enfrentaria diz sim. (mostrando uma figura de José) Este mesmo anjo visita José e pergunta se ele pode ser o pai de Jesus aqui na Terra. José também mesmo sabendo as dificuldades aceita. Quando já está perto de Jesus nascer eles têm que fazer uma viagem. Só tem um burrinho, então Maria vai no burro e José a pé. (não é fácil para Maria ir no burro pois ela já aparentava nove meses de grávida, sentia dores, e teve que viajar 4 ou 5 dias montada no burro até chegar em Belém). Quando chegou lá José procurou uma casinha, para ficarem, pois Maria parecia que ia ganhar o nenêm. Não encontrou e ficaram num local onde os animais passavam a noite. Foi neste lugar simples, mais quentinho, que Jesus chegou a Terra, sem conforto, sem pessoas importantes em volta, sem bercinho. Na simplicidade junto com os animais.


Como nós já sabemos Jesus veio à Terra para dar uma grande lição. (mostrar um coração bem grande de TNT) Esta lição é a LIÇÃO DO AMOR. (retirar gravuras de Jesus criança ajudando os pais, na natureza, com João Batista, com os Doutores...) Jesus quando criança preocupou-se em ensinar que todos os momentos são oportunidades benditas de ajudar, de fazer o bem, então desde criança Ele dá o exemplo. (realçar as atitudes de Jesus em cada gravura).


(Mostrando gravuras) Depois que Jesus cresceu, continuou a ensinar o amor... O amor pelos que sofrem, pelos doentes, pelos pobres. Enfim Jesus disse que a única solução para FELICIDADE é o amor.
Bom esta foi a missão de Jesus, quando Ele veio aqui na Terra.
Agora vamos mostrar alguém que também tem uma missão aqui na Terra, tão importante como a de Jesus. (mostrando uma cartolina dobrada, tipo uma pasta, com um espelho colado) olha aqui dentro tem a imagem desta pessoa, que Deus e Jesus amam muito. Esta pessoa tem uma missão muito, muito importante aqui na Terra. Vou mostrar para todos, mas, será um de cada vez. Vocês vão ter que esperar sua vez. (Ir abrindo a cartolina e mostrando o espelho para as crianças)
Então? Quem é a pessoa muito importante que também tem uma missão? Isto mesmo é você. Você está aqui na Terra com qual motivo. Será que tem alguma coisa para você fazer e aprender?
Claro que sim. (mostrar novamente o globo) A Terra também foi preparada para receber VOCÊ. (colocar um desenho de criança no globo) E você recebeu vários presentes (mostrar a caixa de presente, e tirar gravuras dos presentes).


Primeiro presente foi o Planeta Terra, que se cuidarmos teremos tudo que precisamos para sermos felizes.
Depois você recebeu o corpinho(falar da perfeição do corpo). Deus lhe emprestou este corpo para você.
Você recebeu também um anjo da guarda que é um espírito protetor que está perto de você te dando conselhos.
Recebemos também o papai, a mamãe, e também outras pessoas que podem nos ajudar.
Recebemos também a visita de Jesus aqui na Terra. E ele ensinou como devemos proceder para sermos mais felizes.
Quem quer ser feliz? Eu também. Então para sermos felizes vamos cumprir nossas obrigações. Estudar, brincar, obedecer a mamãe, ao papai, ou a pessoa que cuida de nós, ajudar a todos. Enfim vamos fazer o que Jesus nos ensinou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário