www.jardineirasdeplantao2.blogspot.com


quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

5ª Aula – Jesus amava sua família. Eu também amo minha família.


Aprendendo com Jesus

. Dispor um quadro ou painel que simbolize uma família e faixas de cartolina para escondê-la, a medida que o evangelizador vai formulando perguntas sobre o tema, cuja resposta seja família, uma das tiras é retirada, de modo que se perceba o que estava escondido ao final.
. Trabalhar a passagem bíblica na qual aos doze anos Jesus vai para o templo dialogar com os doutores da lei. Ressaltar que os pais têm preocupação natural com seus filhos, com quem andamos, o que fazemos, que caminhos passamos, que perigos podem nos acontecer...
. Levar numa caixa-surpresa duas fotografias, a de uma família comum e a da família de Jesus, ressaltando os valores morais que devem permear essas relações. Aproveitar o ensejo e deixar gravuras que representem outros tipos de família. Só com a figura do pai, da mãe, avó...
. Iniciar a aula utilizando um quebra-cabeça. Dica importante: Postos de saúde possuem materiais riquíssimos para as aulas do nível I: campanhas de amamentação, vacinação, cuidados com o bebê, dentre outros...
. Apresentar uma maquete com gravuras fincadas numa caixa ou na areia, explicitando primeiramente a preparação espiritual para nossa encarnação: espíritos que nos orientaram anteriormente antes de retornarmos para o plano material, o cenário de natureza e luz, casal e filhos, ressaltando o papel de cada um nesse contexto.
. Contar a história da galinha afetuosa, do livro Alvorada Cristã, do espírito Neio Lúcio.


Trabalhando com Jesus

. Confeccionar um quadro em que tenha a figura de Jesus acima e cada criança desenhará a sua própria família, na parte abaixo.
. Confeccionar um cartão para a sua família.
. Em algumas lojas, costuma-se encontrar vassouras, rodos, pás de lixo, em tamanho pequeno. Seria interessante usa-los para arrumar a salinha, enfatizando que há pequenos trabalhos que a criança pode fazer para ajudar a família. Guardar os brinquedos ao final da brincadeira, por exemplo.
. Construir um mosaico coletivo com uma gravura grande que simboliza a família. (Colagem de papel picado nas partes do desenho).
. Uma idéia interessantíssima contida no site seara do mestre é construir um varal na sala: a criança desenhará a sua família nas peças de roupa que foram desenhadas na cartolina: short, saia, vestido, camiseta...

Brincando com Jesus

. Brincar com as máscaras de José, Maria e Jesus que estão postadas no PICASA PHOTOSTREAM.
. Brincar de casinha: dividir os papéis de cada um na brincadeira, pai, mãe, filhos, parentes. Pode levar bonecos também. Atenção evangelizador! A criança tende a reproduzir comportamentos de dentro de sua própria casa. Fique atento! Aproveitar esses instantes para vivenciar o auxílio mútuo e as virtudes cristãs.
. Verificar os conhecimentos adquiridos com bingo com perguntas, simples, ao nível da turma. Utilizar gravuras dos membros da família, em vez de letras.
. Brincar coletivamente, com um jogo da memória em cartazes. Fazer um círculo e dispor as gravuras ao meio. Pedir para que cada um escolha dois cartazes para serem desvirados e explanar sobre as boas ações vistas e se as mesmas são necessárias para uma boa convivência em família. E assim, sucessivamente...

Nenhum comentário:

Postar um comentário