www.jardineirasdeplantao2.blogspot.com


sábado, 16 de junho de 2012

Brincadeiras Juninas

Festa Junina sem brincadeira não é Festa Junina, não é mesmo? Então aproveite as dicas e sugestões abaixo selecionadas especialmente para encrementar sua confraternização, seja na escola, posto de assistência ou até mesmo na sua casa.

Corrida de sapatos

Desenhe com giz um quadrado com cerca de um metro quadrado no chão. Distante dele, dois ou três metros, desenhe a linha de largada. Os participantes devem tirar seus sapatos e colocá-los no quadrado desenhado anteriormente.
O juiz da brincadeira mistura os pares de sapato, enquanto os participantes se posicionam atrás da linha de largada. Depois do apito de largada, os participantes correm até o quadrado para procurar seus próprios sapatos, calçá-los corretamente, voltar à linha de largada e tocar um sino para dar o sinal de que cumpriram a tarefa.

Corrida do ovo ou do amendoim

Uma ideia é mudar a conhecida brincadeira de apostar corrida equilibrando um ovo sobre uma colher com a boca, substituindo o ovo por amendoins com casca.
Você pode colocar os amendoins em uma bacia sobre a mesa. Os participantes devem sair da linha de largada com uma colher na boca, encher a colher com amendoins, sem a ajuda das mãos, e levá-los até o parceiro que segura o copo de plástico onde devem ser colocados os amendoins. Deixe a brincadeira correr por 60 segundos, vence a dupla que tiver mais amendoins.

Boca do caipira

O princípio é o mesmo do tiro ao alvo. Imprima e cole sobre uma cartolina a figura de um caipira com a boca aberta. Recorte a boca do caipira, de maneira que fique uma abertura generosa onde os participantes deverão acertar as bolinhas.
Desenhe uma linha no chão para marcar o espaço que os participantes devem ficar distantes da figura. O ideal é que a distância seja suficiente para tornar o acerto possível, porém não muito fácil. As crianças vão adorar a figura do Chico Bento engolindo goiabas que, nesse caso, poderão substituir as bolinhas.

Bigode do Caipira

É como a brincadeira de espetar o rabinho do burro, porém, para adaptá-la à festa junina, substitua o burrinho pela figura de um caipira que deve ter seu bigode recolocado.
Basta colar sobre uma lâmina de isopor o desenho do rosto de um caipira e fixar com alfinete um bigode de cartolina. O participante que colocar o bigode mais próximo do lugar correto é o vencedor, mas ele deve fazê-lo com uma venda nos olhos depois de ter dado pelo menos cinco voltas em torno de si mesmo. A brincadeira pode ser feita em duplas, um jogador tenta acertar o bigode, enquanto o outro lhe fornece as coordenadas, no período de três minutos.

Acerte o chapéu

Encha três garrafas PETs com areia e coloque-as no chão. Desenhe uma linha, dois metros distante das garrafas, de onde os participantes terão que atirar os chapéus caipiras. Cada participante tem três tentativas.

Queimada caipira

Material: bola de meias macias, lenços com estampas de bolinha, lenços com estampa xadrez, giz, dado.
Forme dois grupos, sendo que cada um usará o mesmo tipo de lenço. Num determinado lugar da quadra, marque com o giz onde será o “poço”, para onde deverão ir os jogadores “queimados”. Os jogadores misturam-se pela quadra. Um jogador de cada equipe jogará o dado. O que tirar o número maior começará o jogo. O objetivo é “queimar” com a bola de meia a pessoa do “lenço diferente” do seu. Se ela deixar a bola cair no chão, vai para o poço. Se a bola é agarrada por qualquer membro da equipe, o jogador é salvo. Ganha a equipe que “queimar” todos os adversários.

Estoura balões

Material: bexigas e barbantes
Forme duplas com os alunos. Cada participante deve amarrar, com barbante, um balão em cada pulso e em cada tornozelo, no total, cada criança terá quatro balões. As duplas devem dançar enquanto procuram estourar os balões dos outros e, ao mesmo tempo, proteger os seus. Vence a dupla que ficar com pelo menos um balão cheio.

Passa chapéu

Material: um chapéu de palha e aparelho de som
Os participantes sentados no chão ou em pé fazem um círculo. Coloque uma música caipira para tocar, enquanto o chapéu de palha para tocar, enquanto o chapéu de palha vai passando de mão em mão. Se estiverem em pé devem dançar sem sair do lugar. Quando a música parar quem estiver com o chapéu sai da brincadeira.

Sapos em fila

Material: giz e apito
Trace duas linhas paralelas distantes, atrás delas, os participantes são reunidos em dois grupos iguais. Em fila, os alunos seguram firme na cintura de quem está na frente. Dado o sinal, os participantes avançam pulando com os dois pés ao mesmo tempo. Se a fila se romper o grupo volta à linha de largada. Vence a turma que alcançar a linha de chegada primeiro. Atenção: Pode-se fazer mais de duas filhas com os participantes. Exemplo: três filas com três participantes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário