www.jardineirasdeplantao2.blogspot.com


sábado, 16 de junho de 2012

Confraternização Temática Junina 2012: Cornélio Pires - Vida e Obra


Objetivos:
• Conhecer parte da vida e obra de Cornélio Pires, destacando-o como exemplo vivo de trabalhador do bem.
• Encerrar o semestre confraternizando com a equipe de trabalho com os segmentos do posto de assistência: crianças, jovens, adultos num clima de estudo, alegria e aprendizado.
• Conhecer as raízes da música sertaneja de raiz a partir da influência pioneira de Cornélio Pires enquanto músico folclorista.





Cronograma do Evento:

Decoração da área coberta externa do posto de assistência com balões reciclados de caixa de leite, bandeirolas de TNT, cartazes com trovinhas de Cornélio Pires retiradas do livro: Baú de Casos, psicografia de Chico Xavier, mesa decorada com xita e cestas de palha com guloseimas típicas de festa junina.
1. Recepção com chapéus juninos artesanais de dobradura, numerados para divisão das equipes de estudo.
2. Abertura com música e prece.
3. Dinâmica: Aprendendo a dança catira com apresentação de uma “Roda de viola”/Brincadeiras Juninas: Passa chapéu/ Estoura balões/Queimada caipira.



4. Estudo rodízio: Serão três murais móveis com as informações sobre a vida e obra de Cornélio Pires. Ao sinal dado os responsáveis pelos grupos farão os deslocamentos devidos.
5. Leitura de mensagem em cada grupo, discussão e ensaio para apresentação da mesma por parte de cada grupo.
Mensagem 1: Problema de Queixas – Cornélio Pires – Livro Baú de Casos – psicografia de Chico Xavier (A mensagem será apresentada para os demais grupos no estilo repentista)
Mensagem 2: Notícia da Sobra – Cornélio Pires – Livro Baú de Casos – psicografia de Chico Xavier (A mensagem será apresentada para os demais grupos no estilo caipira)
Mensagem 3: Provas e Calamidades – Cornélio Pires – Livro Baú de Casos – psicografia de Chico Xavier (A mensagem será apresentada para os demais grupos no estilo catira)
6. Apresentação dos grupos.




7. Dança catira coletiva com participação de um colaborador coreógrafo. Convidar alguém para ensinar alguns passos. Plano B: Jogo da memória com representantes dos grupos utilizando trovinhas e ilustrações do livro: Coisas deste mundo – Cornélio Pires





8. Quadrilha improvisada com todos os participantes da confraternização.





9. Música de encerramento e prece.
10. Funcionamento das barracas de alimentação e brincadeiras.




11. Organização do espaço, limpeza e serviços gerais.

Observações importantes:
• Ao longo da festa o organizador vai ler as trovinhas de Cornélio Pires para reflexão dos participantes, bem como no correio fraterno.
• No decorrer da confraternização os convidados serão convidados a degustar as guloseimas da mesa, de forma organizada, é claro!!!
• Haverá coleta seletiva durante todo o evento para reutilizarmos todo o lixo produzido nas oficinas de laborterapia.
• As brincadeiras serão: Pescaria das virtudes com trovinhas de Cornélio Pires, Boca do Lixo: Acerte seus defeitos. Comes e bebes: pipoca, cachorro quente, refrigerante, canjica. Guloseimas típicas sobre a mesa: amendoim, pé-de-moleque e doce de abóbora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário