www.jardineirasdeplantao2.blogspot.com


quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Treinamento de Evangelizadores - Aulas reformuladas e com novidades.

Trabalho Maria de Nazaré Evangelização Infantil
Aulas Reformuladas do Jardim de Infância - 2º semestre de 2012

13ª Aula – Com Jesus aprendi a amar a terra e as plantas.

Aprendendo com Jesus
• Trabalhar com a história da Florisbela, a florzinha curiosa. Posso disponibilizá-la por e-mail. É só entrar em contato. (utilizar gravuras de revistas e livros velhos ou papel de presente para montar os personagens da história, usar palitos de churrasco e montar o cenário em forma de maquete.)
. Contar a história do livro Dona Árvore, de Rita Folker. Ver nos recursos pedagógicos do blog. E o NOVO RECURSO: caixa-estória.. Comentar a passagem bíblica do plano de unidade que fala que a árvore boa, só dá bons frutos. (mostrar uma árvore de EVA e frutos para exemplificar as boas ações.
Trabalhando com Jesus
• Montar o mosaico: natureza, com recortes de revista, papel colorido e etc... Ver o modelo no MEU PICASA PHOTOSTREAM, no nosso primeiro endereço: www.jardineirasdeplantao.blogspot.com
. Montar com as crianças uma grande árvore com flores, frutos e folhas. Caule com cartolina, a copa é composta por balões ou corações verdes e os frutos são gravuras que simbolizem boas ações. Lembrando que uma árvore boa só dá bons frutos. É o que Jesus espera de nós. (Trabalho coletivo: um grupo de crianças pinta o caule enquanto que outras vão enchendo os balões, outras vão colando os frutos que são as boas ações.)
. Plantar mudas rasteiras do tipo: “onze horas”, dão flores amarelas, brancas, rosas e laranja. Use potes de sorvete pintadas pelas crianças, garrafas pet abertas na horizontal ou até mesmo caixinhas de leite, para servir de jardineiras. Não precisa de grandes cuidados e ainda ficam sempre floridas. A cada aula as crianças podem molhá-las utilizando como regador recipiente de amaciante, estando suas tampas perfuradas. Já fiz e deu super certo!
. Preparar uma salada de frutas conversando sobre os tamanhos, sabores, tipos e características das dádivas da natureza.
Brincando com Jesus
• NOVO!!! Brincar com o jogo da memória: plantas - frutos da Terra abençoada por Deus, identificando a sua importância para os animais, meio ambiente e o homem.
. Brincar ao ar livre, limpar o jardim.
. Brincar de “salada de fruta”. Dê a cada criança o nome de uma fruta. Apenas uma criança ficará no meio da roda sem o nome de fruta. Você falará: Coloquei na salada de frutas: banana e maçã. As crianças que tiverem o nome dessas frutas vão trocar de lugar e o que está de pé no meio da roda tentará sentar-se no lugar de um deles. O que ficar sem lugar ficará no meio da roda e assim sucessivamente. Pode se falar também: Coloquei na salada todas as frutas e assim todos deverão trocar de lugar.
14ª Aula – Jesus me ensina a amar os animais.
Aprendendo com Jesus
• Trabalhar com a história do livro: A missão das ovelhinhas - Ana Alice Volk. Editora IDE. Nesta história os animais aprenderam uma lição muito valiosa na vida: a de que todos somos úteis.
.Caixa-surpresa contendo máscaras de animais que presenciaram o nascimento de Jesus: burrinho, vaquinha,ovelhinha e outros... comentando que todos trabalham em benefício uns dos outros.
. Contar a passagem bíblica da ovelha perdida, conforme orienta o plano de unidade. As ilustrações scaneadas dessa história estão disponíveis também no nosso primeiro endereço.
. Contar a história do livro Alvorada Cristã, Neio Lúcio: O burro de carga. Posso disponibilizar um arquivo em Power Point com as ilustrações. Endereço: lenirst@hotmail.com e no campo assunto, escreva: evangelização infantil ou jardineiras de plantão para eu saber que é um evangelizador. Ok? Mas no PICASA também constam as ilustrações.
Trabalhando com Jesus
• NOVO!!! Confeccionar fantoches de papel com motivo animal.
. Modelar com massinha alguns animais.. Montar com as crianças quadrinhos de animais para enfeitar a sala de aula ou para levar para casa, pintar e confeccionar máscaras de animais.
. Montar um mural com as gravuras de animais utilizadas no Aprendendo com Jesus.
. Confeccionar máscaras de animais: carimbando-as com digitais, pintando com dedo ou pincel e guache ou colando detalhes de EVA.
Brincando com Jesus
• Brincar de dramatizar o nascimento de Jesus utilizando as máscaras de animais e de José, Jesus e Maria.
. Trabalhar com o CD infantil espírita as canções que falam sobre os animais: O passarinho e o peixinho, A bicharada, O sapinho...
. Brincar com Quebra-cabeças de gravuras de animais ou com as máscaras de animais.
. Caça ao tesouro: Espalhar pela sala ou pátio, gravuras de animais e à medida que forem encontrando vão fazendo mímicas para os demais adivinharem.
. Levar uma caixa-surpresa com máscaras de EVA. Ver os moldes no PICASA.
. Brincar de “zoológico”. Dê a cada criança o nome de um animal. Apenas uma criança ficará no meio da roda sem o nome de animal. Você falará: Fui ao zoológico e vi um elefante e um leão. As crianças que tiverem o nome desses animais vão trocar de lugar e o que está de pé no meio da roda tentará sentar-se no lugar de um deles. O que ficar sem lugar ficará no meio da roda e assim sucessivamente. Pode se falar também: Fui ao zoológico e vi todos os animais e assim todos deverão trocar de lugar
15ª Aula – Com Jesus aprendi a amar o céu.

Aprendendo com Jesus
• NOVO!!! Iniciar a aula apresentando um fantoche de vareta: Jesus e o recurso didático: Janela Temporal, ver foto no blog, pois Jesus sempre demonstrou grande amor pela natureza, apreciava o Sol, meditava ao luar, e estava sempre em comunhão com Deus.
. Comentar o trecho bíblico da unidade: "Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará em trevas."
. Contar a história “Existência de Deus”, do livro Pai Nosso, do Espírito Meimei. As ilustrações foram feitas com massinha de modelar. Ver foto no blog.

Trabalhando com Jesus
. NOVO!!! Construir um dado temporal coletivo com caixa de leite, de forma que todos possam juntos modelar com massinha ou até mesmo desenhar e pintar as situações temporais do dia a dia. Ver as sugestões para todas as aulas, na sessão: Trabalhando com Jesus.
. Montar com as crianças moldes vazados com formato de estrela, lua, sol para ser a borda de uma atividade.
. Confeccionar móbiles ou a janelinha do tempo, utilizando recorte, colagem e pintura: Rotina de observação do dia: ensolarado, chuvoso, nublado... As crianças vão pintando, montando e executando tarefas. Essa atividade também pode ser feita com as crianças, utilizando massinha para a confecção das cenas. Ver a fotografia desse recurso no blog.

Brincando com Jesus
• Levar as crianças para um passeio ao ar livre, se possível, forrar o chão com TNT para deitadas sobre ele observar o céu, a formação das nuvens e descobrir as diversas figuras que surgem com o movimento suave e tranqüilo das nuvens no céu.

16ª Aula – Jesus me ensina a conversar com Deus .

Aprendendo com Jesus
• Iniciar a aula com vários cartazes que simbolizem atividades rotineiras do dia a dia: ir a escola, brincar com os colegas, dormir, passear e fixar o contorno de espíritos de luz em volta das cenas, para que as crianças observem que nao estamos sozinhos em nenhum momento, sobretudo,na hora da prece, que é um momento especial.
. Contar a história “ A resposta celeste”, do livro Jesus no lar, de Neio Lúcio.
. Levar vários cartazes que simbolizem atividades rotineiras do dia a dia: ir para a escola, brincar com colegas, dormir, passear e fixar o contorno de espíritos de luz em volta das cenas, para que as crianças vejam que não estamos sozinhos, em nenhum momento, sobretudo na hora da prece, que é um momento muito especial.
. Contar a história do Chiquinho e seu anjo da guarda. Salientando que através da prece nosso corpo fica iluminado e bons espíritos estarão ao nosso redor para nos proteger. Ver no site: www.searadomestre.com.br
. Contar a história, em fantoches de vareta, de Chico Xavier e sua madrasta desequilibrada, enfocando que sua mãe o aconselhava, do plano espiritual a ter paciência e orar por ela.
Trabalhando com Jesus
. Passar o giz de cera deitado sobre a folha branca, estando o molde da silhoueta de Jesus (em cartolina para ficar melhor o efeito sombreado) por baixo dela para que fique apenas o sombreado da gravura, ao lado cada criança vai se desenhar ao lado de Jesus, recebendo suas vibrações de luz. (usar cores claras para simbolizar as vibrações de luz adquiridas quando estamos em oração.)
Brincando com Jesus
• Brincar de soltar bolinhas de sabão sobre alguns bonecos de plástico que representem que estejam realizando o Culto do Evangelho no Lar ou realizando uma prece ou com eles mesmos, na salinha. Você pode colar alguns papéis escuros amassados nos bonecos para dizer que ocorre nesse momento uma limpeza no nosso campo áurico e os espíritos do bem vão retirando-as nesse momento. As crianças nesse caso vão simular a situação. Vista neles umas túnicas amarelas de TNT.
. O evangelizador poderá dividir a turma em duplas de forma que um fique com os olhos vendados e o outro vai ser o anjo da guarda que vai orientar e ajudar o outro a caminhar pela sala sem tropeçar nos obstáculos que estarão espalhados: latas, garrafas plásticas... (nada de vidro para evitar que alguém se machuque), o evangelizador pode intervir orientando que os obstáculos são os problemas que vivenciamos, as brigas no lar... e que quando estamos em contato com os bons espíritos através da prece, sempre seremos auxiliados quanto a melhor maneira de agir.
17ª Aula – Jesus conversa com Deus. Eu também já sei orar.

Aprendendo com Jesus
. Contar a história espírita infantil "Louvado seja Deus", do livro Pai Nosso, do Espírito Meimei. NOVO!!! Confeccionar os personagens utilizando a técnica dos bonecos africanos, podem ser confeccionados com malha preta ou até mesmo de TNT e serão sustentados com palitos de churrasco ou até colados em pranchas de papelão. Em breve será postado.
. Trabalhar com a seqüência de ilustrações do “ Livro da Prece” , que aborda a prece como meio de comunicação, o que devemos pensar nesse momento, o que devemos agradecer, o que devemos pedir, e etc..., recurso pedagógico pode ser visto no blog.
. Fixar no quadro uma gravura de Jesus contendo vários fios de barbante, de preferência ao número de evangelizandos e comentar que quando estamos em comunicação por meio da prece, estamos sintonizados com os bons espíritos e com Jesus.
. Trabalhar com a música: A PRECE.
A PRECE É UMA LUZINHA, QUE ACENDEMOS EM NOSSA CAMINHADA. EM PRECE VOU SEGUINDO MEU CAMINHO, SEM TEMER OS PERIGOS DA ESTRADA. OS PROBLEMAS TÃO DIFÍCEIS NÃO SE ACABAM, MAS A PRECE ME AQUECE O CORAÇÃO. VOU SEGUINDO PACIENTE NA ESPERANÇA. HEI DE ENCONTRAR UMA BOA SOLUÇÃO! HEI DE ENCONTRAR UMA BOA SOLUÇÃO!
. Contar a história do Chiquinho e seu anjo da guarda. Salientando que através da prece nosso corpo fica iluminado e bons espíritos estarão ao nosso redor para nos proteger. Ver endereço do site: http://www.searadomestre.com.br/.
Trabalhando com Jesus
. Confecção do fantoche de vareta (o escravo resignado) referente à história: "Louvado seja Deus."
. Confecção de uma lembrança para presentear um lar a ser visitado pela equipe do esclarecimento, que é responsável pelo Culto do Evangelho.
. Acompanhar a visita junto à equipe responsável e apresentar a música que foi trabalhada na sala: A Prece.
• Montar uma casinha de dobradura e envolvê-la com cores amarelas de tinta guache, cola colorida e gliter para simbolizar as boas vibrações provindas da realização da prece.
. Montar um mosaico com gravura de Jesus com uma criança ao lado fazendo a prece. Todos podem participar colando papel picado nos espaços adequados. Fica lindo!

Brincando com Jesus
. Dramatização da história: " Louvado seja Deus", utilizando os fantoches confeccionados.
. Dramatizar o estudo de caso e propor alternativas de solução para os problemas enfrentados. Deixar as crianças à vontade para participar desse momento até a sugestão da realização do Culto do Evangelho no lar da personagem e realiza-lo em sala.
. O evangelizador poderá dividir a turma em duplas de forma que um deles fica com os olhos vendados e o outro vai fazer o papel de anjo da guarda que vai orientar e ajudar o outro a caminhar pela sala sem tropeçar nos obstáculos que estarão espalhados: latas, garrafas plásticas... (nada de vidro para evitar que alguém se machuque), o evangelizador pode intervir orientando que esses obstáculos são as dificuldades que encontramos: brigas no lar, problemas e etc e dizendo: - Faça sempre o bem e a prece para sintonizar com os bons espíritos para estar bem protegido sempre. Depois faça as substituições, quem ajudou passa a ser ajudado.
. Trabalhar um estudo de caso. Utilize cartazes, figuras, fantoches ou dramatize a situação: “Joana atravessava momentos difíceis de sua vida. Sentia-se angustiada, aflita, face aos problemas que a rodeavam. No círculo fechado de suas dores, não percebia saídas possíveis. Eram as dificuldades financeiras a afligi-la, exigindo solução urgente; era a enfermidade do único filho que lhe agravava as preocupações diárias. No auge de suas aflições, lembrou-se de um amigo que sabia ser espírita. Quem sabe ele não poderia ajudá-la? Procurou-o então. Narrou-lhe tudo o que se passava consigo e ouviu-lhe as ponderações calmas sobre como enfrentar com serenidade os atropelos da vida. Temos conosco a chave que nos abre as portas do socorro espiritual – falou ele. E qual seria essa chave? A prece. Nunca se esqueça desse recurso eficaz e quase sempre esquecido.” Salvo engano, o estudo de caso consta no link do cvdee, ver no blog.
18ª Aula – Allan Kardec, amigo de Jesus.

Aprendendo com Jesus
• Trabalhar com seqüência de cartazes que demonstra fatos marcantes na vida de Allan Kardec: nascimento, infância, adolescência, vida adulta e trabalho para esclarecimento da humanidade. Constam algumas no arquivo do blog. Ver PICASA PHOTOSTREAM.
. Levar um mapa mundi identificando em que lugar estamos, cidade, país e mostrar onde fica a França, país em que Allan Kardec nasceu espalhando várias estrelas brilhantes de laminado para simbolizar as mensagens dos espíritos por todo o mundo.
. Apresentar numa caixa surpresa: as obras básicas da codificação kardequiana.

Trabalhando com Jesus
• NOVO!!! Montar um mini-livro com fatos marcantes da vida de Allan Kardec, reciclando caixas de leite e colando alguns quadrinhos do livro dos espíritos infantil. Ver foto no blog, na sessão: Trabalhando com Jesus.
. Pintar, recortar e montar as máscaras dos personagens do Livro dos Espíritos Infantil.
. Montar um mosaico com gravura de Jesus com uma criança ao lado fazendo a prece. Todos podem participar colando papel picado nos espaços adequados. Fica lindo!• Trabalhar no posto de assistência ou casa espírita, realizando alguma atividade em prol do bem, tal qual fazia Allan Kardec, quando criança. Ex: Limpar sapatos para doação, separar roupas, participar da doação de alimentos, separação das verduras, realizar a campanha Jesus no Lar; distribuindo mensagens nos lares, logicamente, acompanhando evangelizadores adultos e demais trabalhadores.
Brincando com Jesus
Brincar com máscaras dos personagens do Livro dos Espíritos Infantil.
. Brincar com quebra-cabeças de boas ações que podemos fazer para sermos mais amigos de Jesus, assim como Kardec também foi. Os quebra-cabeças foram montados em caixas de suco na forma horizontal, conforme você pode visualizar no blog.
• Brincar com o relógio ou com um dado gigante, só que em vez de numerais e quantidades mostra vários momentos da vida de Allan Kardec, realizando assim um jogo de trilha com perguntas e respostas.
. Ajudar em alguma tarefa no posto de assistência: separar materiais para doação: roupas, sapatos, alimentos...
Molde do fantoche de vareta: Jesus (silhoueta de Jesus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário