www.jardineirasdeplantao2.blogspot.com


terça-feira, 9 de abril de 2013

Projeto de Leitura na Educação Infantil


Ler além de um prazer,  é uma necessidade! É dar asas à imaginação, na Educação Infantil então, é o lúdico na aprendizagem é a forma mais interessante e prazerosa de se trabalhar. Na escola onde trabalho esse ano, há um projeto de leitura chamado de “Arandela”. Iniciamos esse trabalho já introduzindo a letra A e cor preta, pois esse personagem é uma aranha. As coordenadoras arteiras costuraram o boneco e ela ficou linda. Primeiramente cada turma recebeu algumas  bilhetes com pistas para eles tentarem descobrir quem era “A”. E com a última pista nós fomos procurar os rastros da letra espalhados pelo pátio até a sala em que a mesma se encontrava dormindo. Logo que chegamos lá, fomos em silêncio nos arrastando pois tivemos que passar por uma enorme teia embaralhada de barbante até chegar ao baú de tesouro da Arandela: os livros. Assim, a coordenação de forma bem lúdica nos apresentou Arandela, que vai visitar nossa sala sempre nos presenteando com uma caixa de livros, já que em nossa escola não tem biblioteca. Dessa forma, cada criança vai levar a sacola mágica para casa, contendo um kit de materiais de desenho e pintura, o livro encadernado da turma para o registro dos desenhos e as orientações quanto às finalidades do projeto e cuidados com os materiais que deverão ser devolvidos no momento combinado. Sempre lembrando que a ilustração da história deverá ser feita pela criança. O adulto vai apenas acompanhar o processo participando da leitura e discussão.
 

 
Essa sacola linda e maravilhosa quem confeccionou foi a minha amiga Michele. É de TNT envolvida com plástico transparente para proteger o material que a criança vai levar para casa. Vou deixar o link do blog dela. Tudo que ela se propõe a fazer é belo. Traço simples, perfeito e delicado!!!
 Atende encomendas por todo o Brasil. Vale a pena dar uma espiadinha.
E essas são as filhas da Arandela que guardam os livros da nossa sala, em suas teias de barbante, para que eles escolham e levem para a casa. São aranhas artesanais confeccionadas com papel camurça ou TNT envolvidas na tampinha de pet, patinhas de lã e olho móvel. Não ficaram lindas!!!

 

4 comentários:

  1. Muito legal essa ideia..amei parabéns

    ResponderExcluir
  2. Também achei!!! Modéstia à parte!!!

    ResponderExcluir
  3. COMO FUNCIONA ESSE PROJETO DA SACOLA DE LEITURA? QUAIS MATERIAIS VAI NA SACOLA COM OS ALUNOS?

    ResponderExcluir
  4. Há alguns anos atrás, na Educação Infantil, a cada sexta feira cada criança levava um livrinho de história para a família acompanhar a leitura, fazer um desenho, reconto ou um texto, com a fala da criança, com seu entendimento. Na sacola tinha um kit de materiais para desenho, colagem, caderno de registro e o que mais a imaginação permitir dentro do contexto. Tarefa de casa para o final de semana.

    ResponderExcluir