www.jardineirasdeplantao2.blogspot.com


sábado, 18 de maio de 2013

Aprendizagem Significativa: Dengue

Pensando no quadro alarmante de incidência de dengue a escola na qual trabalho decidiu trabalhar nessa semana temática, a conscientização e responsabilidade de cada um na luta contra esse doença. Resolvi então juntamente com minha turma de jardim de infância confeccionarmos um mosquito reciclando jornal e a idéia deu certo. Começamos pela cabeça e os olhos que eram num formato circular, conteúdo que já tinha sido trabalhado, cada um me ajudou a amassar um pouquinho, depois fomos trabalhar com os retângulos de jornal e eles me ajudaram retorcendo essas partes, usamos cola quente e depois fomos colando pedaços de jornal para revesti-lo. A idéia inicial era pintarmos com tinta mas não deu muito certo, então passei fita isolante, os olhos são tampinhas de pet e fixamos pedaços de fita crepe para imitar as manchinhas. Cada turma confeccionou folder, cartazes, panfletos e fizemos uma passeata nos arredores da escola juntamente com os pais dos alunos.  Garanto que eles chegaram em casa dando aula sobre o ciclo de vida do mosquito e sobre os cuidados que devemos ter para o mosquito não fazer morada em nosso lar. É ou não é aprendizagem significativa?






2 comentários:

  1. material utilizado e passos para construção? fiquei bem interessada. assim trabalhamos coordenação motora, matemática. socialização e interação com a natureza, linguagens oral, visual e corporal.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou. Fico feliz!!! Materiais que desprezamos bastante podem ser muito bem reaproveitados. Não é mesmo?

    ResponderExcluir