www.jardineirasdeplantao2.blogspot.com


sábado, 6 de abril de 2019

Mini Berçário de Suculentas.

Vamos postar um registro do nosso mini berçário! Já sabemos que são plantas que possuem grandes quantidades de água em suas folhas, caule e raiz.
O processo é bem simples: Pode utilizar o material que tiver, bacia velha, balde, o que for, no nosso caso é uma lata que teria ido para o lixo. Acomode  as pedrinhas, cacos de telha, argila expandida, no fundo, cubra com um paninho, pode ser até feltro. Manta de Bidim (manta geotêxtil para drenagem) é muito cara! Mistura a terra com areia para ficar bem aerada, ou o próprio substrato para plantas, se tiver.
Para começar retiramos algumas folhas sadias de suculentas. De várias espécies que tiver à disposição. Essas plantas além de lindas são muito generosas! Mais uma lição que temos para aprender!
Cada folha sobre a superfície do solo é suficiente para hidratar as raízes e a formação de uma nova muda até a maturidade do crescimento. Assim novas plantas vão surgindo Esse processo é chamado de estaquia. Boa oportunidade para uma pesquisa, pode ser uma tarefa de casa!



 Note-se que deixei um pequeno cacto, que também é da família das suculentas. Estes transformam as folhas em espinhos que cumprem a dupla função de reter a água e defender a planta de possíveis agressões.
A fotossíntese ocorre na própria superfície do talo que armazena o líquido retido. Vamos acompanhar esse processo aos poucos. Existem algumas técnicas e formas para propagação delas. Nos casos abaixo foram na água e na estufa com canela, também super simples de se fazer. Em breve vamos nos comunicando a respeito, dentre outras dicas importantes...





Muito importante ter o cuidado ao retirar cada folha para não necrosar o caule pois esse ferimento é uma porta aberta para entrada de doenças e também para a desidratação da mesma. Caso haja um ferimento deve-se pulverizar o lugar com canela em pó para cicatrização. Basta colocar na horizontal, sobre a superfície da terra. Com o tempo a folha mãe vai se desidratando e formando uma nova planta, multiplicando-se. Verdadeiro milagre da natureza!
Esse broto só estará maduro para ser transplantado para outro depois que a folhinha que o gerou secar-se naturalmente. Não se esqueçam disso!



Que amor!!! Só Deus mesmo em tua santa sabedoria e infinita doçura para nos brindar com tantas belezas da criação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário