www.jardineirasdeplantao2.blogspot.com


sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Teatro Temático: Em defesa da vida - Brasil sem aborto!!!

Como o teatro começa com uma manifestação contra o aborto, resolvemos montar essas faixas com tiras finas de MDF. Emplastificamos com fita durex transparente para logicamente reutilizá-las nas aulas de evangelização infantil depois. Agora, como já são 04:30 da manhã, vou me deitar e amanhã continuamos com nossas postagens, ok? Não devemos nos esquecer de que em tudo o que fizermos precisa ser o melhor, não o mais caro, por exemplo, já passei a dica das marcenarias de fundo de quintal que jogam fora esse material.

 
 
1° Cena
Aglomeração de pessoas com cartazes
Uma menina e sua mãe estão indo à escola e veem uma aglomeração de pessoas com cartazes e gritando: – Vida sim! Aborto não!
(colocar pessoas da própria plateia para participar com cartazes contra o aborto e os personagens devem falar alto e chamar bastante a atenção).
MENINA: – Mãe, por que essas pessoas estão juntas e com tantos cartazes?
MÃE: – Estão realizando uma marcha!!!
MENINA: – Estão marchando? Viraram soldados? Eu também quero!!! (nesse instante Luíza fica em posição de marcha e começa a cantar: – Marcha soldado, cabeça de papel, quem não marchar direito vai preso no quartel...
A mãe sorri e diz:
MÃE: – Não, minha filha, o quero dizer é que eles estão juntos, pois estão lutando em favor da vida!!
MENINA: – Ai, mãe, não estou entendendo nada!
Mãe: – Minha filha, vamos embora para sua aula de evangelização. Estou atrasada para o meu trabalho.
2° Cena
AULA DE EVANGELIZAÇÃO INFANTIL:
A turma estará em semicírculo, prontos para iniciar a aula do dia,  o evangelizador (a) em sala e a menina Luíza chega cantando a música marcha soldado.
EVANGELIZADOR (A): – Que alegria é essa, menina Luíza?
MENINA: – Tia (o), a (o) Senhora (or) acredita que vi várias pessoas marchando na rua e falando BRASIL SEM ABORTO, VIDA SIM, ABORTO NÃO! (Luíza deve falar em tom do protesto). – Não entendi... Perguntei a minha mãe e ela disse que era uma marcha!!! Estou confusa, mas eu gostei!...
EVANGELIZADOR: – Nossa! Que coincidência, Luíza, hoje a nossa aula será sobre o tema ABORTO. (Nesse instante a (o) evangelizadora (or)  pega o cartaz com a palavra e a imagem)
MENINO(criança): – Aborto?!!! O que é isso?!!!
EVANGELIZADOR: – Aborto é a interrupção da gravidez. É a morte do embrião ou feto. Pode ser espontâneo ou provocado.
MENINA: – Espo...Espo...
MENINO: (dá gargalhadas e diz) – Espontano! Essa menina foge das aulas. (Pedro fala errado também)
EVANGELIZADOR: – Aborto espontâneo quer dizer a expulsão natural e aborto provocado, que é um crime, os pais cometem tirando a vida de uma criança antes do seu nascimento, ou seja, do seu próprio filho.
MENINA: (com o tom de surpresa) diz: – Meu Deus! essas pessoas têm coragem de matar seus próprios filhos?!!! Ai, meu Deus do céu, Jesus, Maria, José! Ainda bem que minha mãe me deixou nascer... O mundo perderia uma criança linda como eu!!! Aliás, sei que precisamos reencarnar para evoluir, não é mesmo, tia (o)?
EVANGELIZADOR: – Muito bem, Luíza, a vida é um presente de Deus e ninguém deve tirar!!
MENINO: – Tia, por que motivos a mulher aborta?
MENINA: – Ai, ai, acho que não é só a mulher, o homem também tem uma grande responsabilidade... Onde está o homem nessa história?
EVANGELIZADOR: – Sim, o homem tem grande responsabilidade... Vários são os motivos que levam a mulher a cometer esse crime, mas nenhum deles justifica a morte de um ser indefeso...
Agora contarei um caso para vocês. Congela-se a imagem e aparecem outros personagens...

3° Cena
(Toca-se uma música suave de fundo. Entra um espírito, abraça algumas crianças. Está muito feliz, pois irá reencarnar.)
ESPÍRITO  : – Meu Deus, estou feliz demais... Eu vou nascer, vou nascer!!!
(Nesse instante, o espírito abraça algumas crianças da plateia e sai falando... )
– Aí na Terra é legal; – Nossa! Como você é privilegiado você nasceu! Olha eu vou nascer! (Ele deve estar radiante)
ESPÍRITO EVOLUÍDO: – Vamos, Antônio, sua hora chegou!!! Essa é a oportunidade de você fazer diferente... Deus lhe acompanhe. (Ele abraça Antônio e saem juntos)
(Os personagens principais estarão entrando na história, fica a critério da equipe congelar a cena ou sair)
MENINO: – Nossa, tia! Então, os espíritos aguardam muito para reencarnar?
EVANGELIZADOR: – Sim!!! Muitas vezes é a oportunidade de o espírito resgatar grandes débitos, que é o caso do Antônio!!! Ele estaria com aqueles que, no passado, havia prejudicado muito.
MENINA:  – Ai que lindo, tia!! Como Deus é bom!!!
MENINO: – Luíza, vamos ouvir a história!
4° Cena
Uma mulher entra passando a mão na barriga desesperada...
MULHER: – O que vou fazer? Nossa! Mal me casei e já estou grávida, não aproveitei nada do meu casamento, queríamos adquirir posses, sair, viajar... Agora está tudo acabado!!! O que o meu marido irá achar?
(Nesse instante o bebê irá falar com a mãe, respondendo às indagações dela) Música de ninar como fundo...
BEBÊ: – Tenho certeza que o papai ficará feliz!!!
MULHER: – Preciso resolver essa situação.
BEBÊ: – Mamãe, estarei ao seu lado!!! Nunca vou te abandonar, seremos uma família feliz!!!
(A mulher sai...)
EVANGELIZADOR: – Infelizmente, quando Vera conta para Álvaro que está grávida, ele a convence de fazer o aborto.
(Luíza e Pedro levantam e ficam preocupados)
MENINA: – O que será que vai acontecer com Antônio, já que o espírito é eterno?
MENINO: – Gente, alguém precisa fazer alguma coisa!
EVANGELIZADOR: – Meninos, vamos aguardar a história sim? Existem casos em que o espírito não consegue nascer e ficam muito tristes, revoltados, querem vingança e acabam causando desarmonias e atrapalhando a vida daqueles que deveriam ser seus pais.
5° Cena
Entra o casal – Vera e Álvaro – discutindo e o Antônio atrás...
MULHER: – Meus Deus! O que aconteceu com o nosso casamento? Éramos tão felizes... Após aquele aborto nunca mais fomos os mesmos...
MENINO: – Então, quer dizer que o espírito que foi abortado ficou ali com os seus pais?
EVANGELIZADOR: – Infelizmente sim... Muitos espíritos que passam pelo aborto não perdoam os seus pais e se tornam seus perseguidores, querendo fazer justiça com as próprias mãos.
MENINA: E aí, tia, o que aconteceu com o casal?
EVANGELIZADOR: – Graças a Deus, Luíza, Deus nos dá sempre uma outra oportunidade. O casal havia procurado lugares religiosos e nada melhorou até que encontraram o centro espírita, fizeram tratamento espiritual por muito tempo. E, no centro, Antônio teve a oportunidade de falar com os seus pais e falou de seu sofrimento, acusando-os por tê-lo abortado de maneira tão cruel. E que se vingaria deles.
O Dirigente esclareceu àquele espírito. E, depois de muito tempo, ele acabou perdoando os seus pais.
MULHER: – Nossa, Álvaro, como nossa vida está mudada, graças a Deus e a doutrina espírita nos tornamos pessoas melhores, trabalhadores do bem, defensores da vida e jamais pensaremos em aborto, novamente!
HOMEM: – Sim, meu amor, logo, logo teremos outra oportunidade... (Álvaro coloca a mão na barriga de Vera)
EVANGELIZADOR: – E assim aconteceu, o Antônio teve a oportunidade de reencarnar novamente e se tornou um homem de bem.
MENINO: – O aborto é um grande mal, que pode causar muita dor e sofrimento.
MENINA: – É por isso que aquelas pessoas estavam nas ruas pedindo por aquelas crianças... Eu também quero lutar pela vida!
EVANGELIZADOR: – Muito bem, meninos, a vida é uma benção de Deus e devemos sempre respeitá-la em qualquer situação em que estejamos, pois sempre seremos responsáveis pelo que fazemos dela.
– Devemos confiar em Deus e em Jesus e lutarmos pela família, lembrando que a família é a base da sociedade. Dizer sim para a vida e não ao aborto.
Entra uma mulher grávida e o bebê diz:
ESPÍRITO: – A vida é o nosso maior presente...
Colocar a música do GAN.

FIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário