www.jardineirasdeplantao2.blogspot.com


quarta-feira, 29 de março de 2017

Dia das Mães: "Decoupage sob Textura"

Vamos resumir brevemente nossa oficina no Encontro de Evangelizadores 2017: "Decoupage" é uma arte francesa de colagem. Fácil, rápida e prática! Pode ser feita sob qualquer superfície: retalhos de madeira, lata, papelão, plástico, disco de vinil, no caso fizemos no CD e no papelão...
Como não somos bobas, quanto mais reciclado melhor! Muito importante ter um sucatário limpo e organizado para se trabalhar com laborterapia.

A massa já vem pronta para o uso! Normalmente usamos uma espátula para amanteigar generosamente  a superfície na qual se quer trabalhar com a massa corrida, aquela que faz textura em parede mesmo, mas na falta dela serve um CD velho mesmo.  Sejamos inteligentes para resolver nossos problemas e minar dificuldades...
Feito isso, usamos um rolo pra textura, para dá volume ao trabalho, na falta dele também vai com os dedinhos, ponta do pincel fazendo movimentos.... Ou seja, cada texturização ficará de uma forma diferente mesmo. É o que se deseja! Proporcionar a oportunidade da criança fazer, por a mão na massa e afirmar: "Foi feito por mim!"
 Depois desse processo, deixa o trabalho descansando ao ar livre para secar. De preferência de um dia para o outro. Vocês podem deixar um dia só pra fazer essa atividade em diversos materiais e guardar para o outro dia de produção.



Depois que toda peça estiver seca vamos selecionar o guardanapo pra decoupage que se encontram em armarinhos e algumas papelarias, um inteiro, grande custa 1,50 com diversos motivos infantis, natalinos, florais... Mas podemos recortar e subdividi-lo em quatro partes dependendo do projeto e do material que for utilizar, por exemplo, o CD requer um desenho menor!



É importante furar quando se pretende fazer um móbile, um quadrinho. Nesse caso, usamos um ferro de solda ou um prego bem quente fixado em um pauzinho para não machucar a pessoa. Logicamente que essa tarefa é do adulto evangelizador que fará isso previamente. Outra dica é visualizar primeiro o local do furo antes de colar o guardanapo já sem a película,  e centralizá-lo para melhor definir a figura no espaço, conforme mostra a imagem abaixo. 



No verso do guardanapo tem uma película, em alguns até duas. Pode retirar com cuidado para não danificar o papel e o reserve pois iremos utilizá-lo também.
Passamos (termolina leitosa) sob a textura, principalmente nos cantinhos para o guardanapo aderir bem.
Caso queira, pode-se recortar o papel, no caso, o guardanapo em seu contorno do desenho e colar sobre o material contendo termolina leitosa, se não tiver, basta passar cola branca, metade cola, metade água. Cubra o desenho com um plástico e com as películas reservadas do próprio papel, enrole-as como se fosse uma buchinha e passe sobre o plástico, no sentido, dentro pra fora para fixação total da figura e evitar rasgos. Feito isso, retire cuidadosamente o plástico e espere secar ou passe um secador de cabelo para adiantar esse momento de secagem.






Para recortar as sobras do guardanapo usamos uma lixa de unha, do lado grosso, da forma como Luisi está fazendo, posiciona ela na vertical e assim vai passando e recortando, sem perigo de rasgar.
Simplesmente acabou a arte? Não!!! Prossiga passando uma camada de verniz ou goma laca pra dá um brilho na peça.



 Olha como a textura e o verniz valoriza a peça! Até parece que essas rosas estão saltando da tela, não é mesmo? Se quiser fazer um móbile, pode usar um ferro de solda pra fazer o furinho que unirá um CD no outro, pode unir um ao outro com lacinhos de fita, argolinhas. Pode-se fazer bolas de Natal com imagem nos dois lados, suporte pra pendurar pano de prato.






Outra opção é utilizar as próprias capas dos CD´s para compor um quadrinho bem original! Aproveita-se o mesmo furinho do CD e amarra-se uma fitinha na parte de cima da capa, embaixo pode se colocar algo para evitar que ele não caia. Simples assim!!!
As mães vão amar!!! Nas marcenarias tem sempre retalhos de madeira lixada, que fica das sobras de armários, vinil também fica muito bom!!
 Espero que tenha conseguido inspirar vocês nesse e em outros projetos com Decoupage sobre Textura e que tenha sido claro o passo a passo. Amei ministrar essa oficina! Beijocas e Pipocas!!!!


Compramos uma caixa de 15 kg de textura, custou 15,00, rende bastante, nem precisa essa quantidade toda, a não ser que tenha um grande projeto pela frente...

Nenhum comentário:

Postar um comentário