www.jardineirasdeplantao2.blogspot.com


terça-feira, 6 de novembro de 2012

Teatro de Natal: O pastorzinho de Belém

NARRADOR 1: Uma vez, ao anoitecer, lá nas bandas do Oriente, na direção do nascer do sol, num lugar chamado Judéia, na pequena cidade de Belém, surgiu no céu uma grande e bonita estrela. Ela trazia um aviso de Deus.
ESTRELA GRANDE: O Seu Filho Amado, Jesus,vai nascer!
NARRADOR 2: Naquela noite, na pequenina cidade de Belém da Judéia, um pastorzinho chamado Jacob estava no campo, ajudando seu pai, Jeconias, a cuidar do rebanho de muitas ovelhas.(as crianças deverão estar com máscaras de ovelha)
ENTRAM JACOB, JECONIAS E AS OVELHAS. MÚSICA: O PASTORZINHO DE BELÉM
NARRADOR 3: De repente, lá do céu, surgiram muitas estrelas, grandes e bonitas. Elas foram se aproximando... aproximando... e uma música suave foi sendo ouvida. Outros pastores foram se achegando... as ovelhas estavam calmas...
NARRADOR 1: A estrela maior e mais bela chegou bem perto e todos perceberam que era um anjo, um espírito mensageiro que vinha da parte de Deus, para anunciar uma coisa muito importante:
ENTRAM AS OUTRAS ESTRELAS. UMA DELAS FALA.
ESTRELA MAIOR: Jesus nasceu! Jesus nasceu! Está com seu pai e sua mãe num presépio, numa gruta de Belém. MÚSICA: ESTRELINHA DE BELÉM.
ESTRELA 1: Glória a Deus nas alturas!
ESTRELA2: Paz na Terra!
ESTRELA 3: Boa vontade entre os homens!
ESTRELA MAIOR: Hosanas! Aleluia! Jesus nasceu! Jesus nasceu!
NARRADOR 2: De tudo Deus é capaz, fez o bem que prometeu; sobre a Terra venha a paz!
Vitória! Jesus nasceu! MUSICA: NA PALESTINA
NARRADOR 3: Os pastores maravilhados reuniram-se olhando o céu. Depois todos saíram cantando em direção a Belém.
JECONIAS: Vamos logo, vamos conhecer o menino Jesus!
JACOB: Que coisa tão bela está acontecendo! Preciso levar um presente para o menino Jesus! Que poderia levar de presente?
ELE OLHA PARA O SEU CAJADO E PENSA QUE NÃO TINHA MAIS NADA AO SEU REDOR, A NÃO SER O SEU PEQUENO CAJADO – DEPOIS OLHA EM VOLTA, COLHE AS FLORES E VAI COM O PAI E OS OUTROS.
NARRADOR 1: Vendo que os pastores já partiam para Belém, sentiu que o ar estava perfumado. Eram as flores do campo que se abriram com a luz dos anjos. Olhou a relva clareada e colheu bastantes e diferentes flores. Juntou-as ao peito e correu atrás de seu pai que já ia a caminho, avisando a todos os que encontrava:
JACOB:Jesus nasceu! Jesus nasceu!
NARRADOR 2: Quando chegaram ao presépio, era como se fosse uma festa, havia calma e tranqüilidade. Parecia haver música no ar. O menino Jesus, deitado na manjedoura, estava envolto em suave luz.
NARRADOR 3: Jacob, com os olhos bem abertos, encantado, foi aproximando-se devagarinho e colocou as flores junto aos pés do menino Jesus. Assim que o fez as flores começaram a perfumar mais. A gruta, que abrigava sempre muitos animais, ficou toda cheirosa, com suave perfume das flores.( A idéia nesse momento é lançar um spray de bom ar, fragrância floral, de forma que ninguém perceba. E que seja manuseado por um adulto, logicamente)
NARRADOR 1: José, Maria, os pastores, os animais, as visitas que iam chegando, ficaram ali reunidas em preces e louvores a Deus por tantas maravilhas. Só mais tarde é que os pastores voltaram para casa.
NARRADOR 2: No outro dia, e no outro, e no outro, Jacob percebeu que suas mãos continuavam perfumadas. Todos queriam cheirar o perfume das mãozinhas que haviam levado flores para Jesus.
JECONIAS: Sempre ficará um pouco de perfume nas mãos daquele que sabe ofertar flores.
MÚSICA: FICA SEMPRE UM POUCO DE PERFUME
NARRADOR 3: Que neste Natal cada um de nós possa também ofertar a Jesus as flores perfumadas do coração.
TODOS: Feliz
(Adaptação do livro de Lamartine Palhano)

Nenhum comentário:

Postar um comentário