www.jardineirasdeplantao2.blogspot.com


sábado, 9 de março de 2019

Dinâmica do barquinho de dobradura que transfoma em camiseta

Nesse ano, nas Concafras -2019, foi realizada essa dinâmica bem interessante, proposta pela equipe de doutrina, e resolvemos postar como sugestão.
Fazia parte da divisão dos grupos em cores. Logo na entrada cada participante ganhava um barquinho colorido, sendo que na parte interna já constava o símbolo da campanha Auta de Souza. No nosso caso, colocamos a logomarca do Centro Espírita pois a ideia é um convite para semeadura nos trabalhos e atividades aos quais estamos ligados, ou seja, nos Institutos: Infância, Mocidade, Esclarecimento e Família, Caridade e Divulgação.

Segue as orientações da atividade desenvolvida na Concafras de Alagoas, 2019.

"O Instrutor convida ao caravaneiro que pegue o barco de papel que recebeu na entrada e  passará o Vídeo-Dinâmica , contendo o texto: “Façamos uma analogia, onde o barco que receberam, representa nossa encarnação, a nossa vida e precisamos viver sempre em equilíbrio. (O instrutor levantará o barco e mostrará ele na posição reta, equilibrado).
Mas, vivemos num mundo de provas e expiações, um mundo materialista e nossa vida se depara com influências negativas que ressaltam nossas imperfeições como o ORGULHO. Pensemos que a orgulho está na Proa do barco que está nas mãos de vocês e conforme ele vai se desenvolvendo em nossas vidas, ele vai pesando na proa e influenciará nossa reencarnação, podendo afundar nosso barco. (O instrutor deitará a ponta da frente do barco, encenando ele afundando). Devemos combater esta imperfeição, se desenvolvermos a HUMILDADE. Convido você a cortar esse sentimento negativo como estou fazendo para que o barco volte a se equilibrar. (O instrutor corta a ponta do barco conforme o alinhavo e realinha o barco, equilibrando-o). Assim é nossa vida temos que nos esforçarmos para combater nossas imperfeições.
Mas somos novamente influenciados pelas coisas materiais e desenvolvemos os sentimentos de CÓLERA/RAIVA, que está representado na popa do barco, veja como ele pesa quando alimentamos estes sentimentos. (O instrutor deitará o barco na ponta de trás dele) sabemos que conforme nossa raiva vai crescendo, vai cada vez mais desequilibrando o barco e podemos afundar, resultando muitas vezes na perda da nossa encarnação. Devemos novamente opor esse mal, desenvolvendo o PERDÃO, sentimento nobre que todos devemos praticar. Convido a todos cortar a ponta do barco como estou representando. (O instrutor corta a ponta de trás do barco conforme o alinhavo). Que beleza, voltamos novamente a ter equilíbrio em nossa vida.
E a vida continua e somos novamente influenciados pelo EGOÍSMO, o grande mal da humanidade seu peso é bem no veleiro do barco, se deixarmos o egoísmo crescer em nós, a ação do seu peso afundará nosso barco. Para evitar isso, convido-os a desenvolvamos a CARIDADE, eterna ancora da salvação, para que o nosso barco se salve, cortemos esse mal pela raiz. (O instrutor corta a ponta de cima do barco conforme o alinhavo).








Conclusão da dinâmica:

O instrutor explicará: “O barco da vida navega e cortamos as arestas que são nossos sentimentos ruins e com o navegar, o caminhar dessa nossa vida, nós temos que tomar atitudes para que realmente essa mudança aconteça. Convido vocês a desdobrar o barco e vejamos no que o barco se transformou”. Após todos os caravaneiros terem desdobrado os barcos, o instrutor dirá: “o barco se transformou numa camiseta. Assim como a nossa vida pode modificar se soubermos transformar melhorando os nossos sentimentos, desenvolvendo nossas perfeições amando e servindo o Cristo”.
O Instrutor solicita que reflitam.
- Mas concordam que Deus nos oferece oportunidades para transformarmos?
- Como nos encontramos em relação ao trabalho do Cristo, estamos engajados, estamos nos esforçando? 
- Todos somos importantes na obra do Cristo?"(www.concafraspse.com.br)

No  nosso caso concreto de abertura dos trabalhos, em que deixamos juntos as crianças, jovens e assistidos, vamos utilizar essa dinâmica, num formato um pouco reduzido e mais simplificado e contextualizado para o entendimento de todos. Vamos deixar o passo a passo da dobradura em fotos. Mas facilmente se encontra vários paps na internet. Fica a dica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário