www.jardineirasdeplantao2.blogspot.com


sábado, 9 de março de 2019

Teatro de Abertura 2019: O Semeador

Início da apresentação repetindo por três vezes a cena do áudio instrumental do som do trem e pais, crianças e professora entrando no meio de transporte, com ações repetidas com as mãos e reações de cochicho e riso disfarçado.
Áudio de som instrumental.........







NARRADOR: Praticamente todo dia a cena era igual. Os anos se passavam e a situação continuava a mesma. Várias gerações receberam, da bondosa e dedicada professora, ensinamentos valiosos e abençoados. Dona Angélica era uma pessoa de boas maneiras, calma e gentil, mas não muito bem compreendida.

 (Passa a professora se arrumando pra ir pra escola, pegando os livros, óculos...)
ANGÉLICA: Bom dia! Olá! Quanta gente bonita! Vocês são os alunos novos da escola? Que bom! Sejam bem vindos! Mas vamos! Não podemos atrasar no primeiro dia de aula. Ainda temos que pegar o trem, nossa escola fica na vila próxima.

NARRADOR: Envelhecia no exercício do dever de preparar as crianças para um futuro melhor, com espírito de abnegação e devotamento quase maternal.Dona Angélica não era considerada uma pessoa equilibrada em razão do seu comportamento, que parecia um tanto esquisito.

PAI: Viram isso? Só pode ser louca! Em todas as viagens de ida e volta à escola, faz gestos e movimentos com as mãos. Eu heim? Não sei não!

MÃE: É uma excelente professora, mas está completamente fora do juízo. Pela janela do trem, dona Angélica faz acenos como se estivesse dizendo adeus a alguém invisível aos olhos de todos.

PROFESSORA: Precisa sim de uma avaliação psicológica! Isso sim!

CRIANÇA: Será que é um fantasma? Rá rá rá... (Todos riem dela às escondidas, acenando e cochichando)

CRIANÇA: Que nada! Tá ficando gagá, que nem minha vó!!!
CRIANÇA: Ah! Essa piada é muito engraçada!!! Rá rá rá...
(A professora passa e todos a cumprimentam como se nada tivesse acontecido.)

ANGÉLICA: Bom dia meus amores! Vamos que tem muito trabalho a fazer hoje, muito o que estudar e aprender. Vejamos as partes da planta. Como já vimos tem folha, caule e raiz.

CRIANÇAS: Sim professora Angélica.

ALBERTO: Professora, por que você insiste em continuar com essas atitudes loucas?
ANGÉLICA: Que deseja dizer, filho? Interrogou, surpresa, a bondosa senhora.

ALBERTO: Ora, professora - continuou ele, - você fica dando adeuses para os animais, abanando as mãos... Isso não é loucura?
ANGÉLICA: Veja esta bolsa. - E apontou para a intimidade do objeto de couro forrado. Nota o que há aí dentro?

ALBERTO: Sim. - Respondeu Alberto. Eu vejo que há algo aí, mas o que é, afinal?
ANGÉLICA: É pólen de flores. São sementes miúdas... Há quase vinte anos eu passo por este caminho, indo e vindo da escola. A estrada, antes, era feia, árida, desagradável. Eu tive a ideia de a embelezar, semeando flores. Desse modo, de quando em quando, reúno sementes de belas e delicadas flores do campo e as atiro pela janela...

ALBERTO: Hummmm! É por isso que esse caminho está totalmente diferente! Era você!
ANGÉLICA: Sei que cairão em terra amiga e, acarinhadas pela primavera, se transformarão em plantas a produzirem flores, dando cor e alegria à paisagem.
Como você pode perceber, a paisagem já não é mais árida. Há flores de diversos matizes e suave perfume no ar, que a brisa se encarrega de espalhar por todos os lados.

ALBERTO: Que ideia maravilhosa! Eu também hei de semear flores!
ANGÉLICA: Alberto! Na vida, todos somos semeadores... Uns semeiam flores e descobrem belezas, perfumes e frutos. Outros semeiam espinhos e se ferem nas suas pontas agudas.

NARRADOR: Sigamos o exemplo da professora Angélica, pois, ninguém vive sem semear, seja o bem, seja o mal...Felizes são aqueles que, por onde passam, deixam sementes de amor, de bondade, de afeto...

Livro: O semeador. (Divaldo Pereira Franco, pelo espírito Amélia Rodrigues), com adaptações. 

Obs: Para simbolizar o trem utilizamos as telas de TV de papelão do planejamento de aula: A paz em casa, paz no mundo. Como houve problema no áudio combinamos com as próprias crianças o barulhinho do trem. Foi lindo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário