www.jardineirasdeplantao2.blogspot.com


quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

13ª Aula – Com Jesus aprendi a amar a terra e as plantas.

Aprendendo com Jesus

· Trabalhar com a história da Florisbela, a florzinha curiosa. Posso disponibilizá-la por e-mail. É só entrar em contato. (utilizar gravuras de revistas e livros velhos ou papel de presente para montar os personagens da história, usar palitos de churrasco e montar o cenário em forma de maquete.)
. Contar a história do livro Dona Árvore, de Rita Folker. Ver nos recursos pedagógicos do blog. E o NOVO RECURSO: caixa-estória.
. Comentar a passagem bíblica do plano de unidade que fala que a árvore boa, só dá bons frutos. (mostrar uma árvore de EVA e frutos para exemplificar as boas ações.

Trabalhando com Jesus

· Montar o mosaico: natureza, com recortes de revista, papel colorido e etc... Ver o modelo no MEU PICASA PHOTOSTREAM, no nosso primeiro endereço: www.jardineirasdeplantao.blogspot.com
. Montar com as crianças uma grande árvore com flores, frutos e folhas. Caule com cartolina, a copa é composta por balões ou corações verdes e os frutos são gravuras que simbolizem boas ações. Lembrando que uma árvore boa só dá bons frutos. É o que Jesus espera de nós. (Trabalho coletivo: um grupo de crianças pinta o caule enquanto que outras vão enchendo os balões, outras vão colando os frutos que são as boas ações.)
. Plantar mudas rasteiras do tipo: “onze horas”, dão flores amarelas, brancas, rosas e laranja. Use potes de sorvete pintadas pelas crianças, garrafas pet abertas na horizontal ou até mesmo caixinhas de leite, para servir de jardineiras. Não precisa de grandes cuidados e ainda ficam sempre floridas. A cada aula as crianças podem molhá-las utilizando como regador recipiente de amaciante, estando suas tampas perfuradas. Já fiz e deu super certo!
. Preparar uma salada de frutas conversando sobre os tamanhos, sabores, tipos e características das dádivas da natureza.

Brincando com Jesus

· NOVO!!! Brincar com o jogo da memória: plantas - frutos da Terra abençoada por Deus, identificando a sua importância para os animais, meio ambiente e o homem.
. Brincar ao ar livre, limpar o jardim.
. Brincar de “salada de fruta”. Dê a cada criança o nome de uma fruta. Apenas uma criança ficará no meio da roda sem o nome de fruta. Você falará: Coloquei na salada de frutas: banana e maçã. As crianças que tiverem o nome dessas frutas vão trocar de lugar e o que está de pé no meio da roda tentará sentar-se no lugar de um deles. O que ficar sem lugar ficará no meio da roda e assim sucessivamente. Pode se falar também: Coloquei na salada todas as frutas e assim todos deverão trocar de lugar.

Um comentário:

  1. Gostaria que me enviasse a historia da Florisbela andrielly123@hotmail.com

    ResponderExcluir