www.jardineirasdeplantao2.blogspot.com


quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Confraternização Temática de Abertura da Evangelização Infantil - 2012: “Conhece-se a árvore pelo fruto.”

Trabalho Maria de Nazaré
Posto de Assistência Augusto Elias da Silva
Data: / /2012
Local: Área coberta do posto de assistência
Objetivos:
• Refletir sobre a máxima do evangelho por meio de obras temáticas da literatura espírita-infantil: ” Cartilha do Bem” – Meimei – Editora Feb, “Transformando Sentimentos” - Nísia Anália - Editora Auta de Souza e “ A missão das ovelhinhas” – Ana Alice Volk – Ed. IDE
• Confraternizar com as crianças integrando o conteúdo doutrinário, a arte em suas modalidades: poesia, artes plásticas e artes cênicas.
• Reconhecer nosso papel diante do mundo utilizando nosso corpo para fazer o bem, promover a alegria, ajudar as pessoas e trabalhar para que o mundo seja um lugar melhor.
Cronograma:
• 08:00 às 09:00 – Recepção e Alegria Cristã: músicas infantis do CD da Concafras, distribuição dos 03 crachás temáticos diferentes, café da manhã.
• 09:00 às 09:10 – Abertura com a prece.
• 09:20 às 09:40 – Boas Vindas e apresentação do mural temático: São duas árvores com copa de balões verdes, contendo frutos interligadas por um varal em que os livros que serão trabalhados no dia, serão pendurados.
• 09:40 às 10:00 – Leitura do trecho do evangelho que aborda: “Reconhece-se a árvore pelo fruto” e comentário com participação das crianças.
• 10:00 às 11:00 – Divisão das crianças em três grupos, conforme as obras literárias que serão estudadas:

ATIVIDADES PARA O NÍVEL II
- RODINHA DA MESA 1 – LIVRO TEMÁTICO: CARTILHA DO BEM – MEIMEI

1. APRENDENDO COM JESUS
O evangelizador vai contar a história com o auxílio das crianças que portarão fantoches de mão: Contorno das mãos de cores diferenciadas, de acordo com as ações abordadas no texto da história. Reflexão: Como tenho usado minhas mãos e meu corpo? Que tipo de fruto represento no cenário da minha existência atual?
2. BRINCANDO COM JESUS
No segundo momento, elas vão brincar coletivamente de jogo da memória com as figuras do próprio livro, devidamente escaneadas e ampliadas, (Você pode visualizar melhor esse recurso no blog, na parte dos recursos didático pedagógicos para evangelização infantil).
3. TRABALHANDO COM JESUS
Carimbar parte do braço para ser o tronco da árvore e com recorte e colagem de tecido picotados cada um vai montar uma copa da árvore e seus frutos, para exposição.

- RODINHA DA MESA 2 – LIVRO TEMÁTICO: TRANSFORMANDO SENTIMENTOS – NÍSIA AMÁLIA

1. APRENDENDO COM JESUS
O evangelizador vai contar a história com o auxílio das crianças que portarão fantoches de mão em formato de corações, completarão as rimas e farão gestos de acordo com o posicionamento corporal do evangelizador. Reflexão: Como tem sido meu comportamento e atitudes diante da família, amigos e escola? Que tipo de fruto represento no cenário da minha existência atual?
2. BRINCANDO COM JESUS
No segundo momento,vamos brincar com o jogo de dominó: Transformando os sentimentos, com imagens do próprio livro e (Você pode visualizar melhor esse recurso no blog, na parte dos recursos didático pedagógicos para evangelização infantil).
3. TRABALHANDO COM JESUS
Modelar com massinha na janela do coração, atitudes positivas que você vai se comprometer a cumprir a partir de hoje para contribuir para a construção de um mundo melhor: Culto do Evangelho no Lar, prece, caridade, estudo com responsabilidade, freqüentar as aulas de evangelização infantil.

- RODINHA DA MESA 3 – LIVRO TEMÁTICO: A MISSÃO DAS OVELHINHAS – ANA ALICE VOLK

1. APRENDENDO COM JESUS
O evangelizador vai contar a história com o auxílio das crianças que portarão fantoches de animais e farão sons e gestos de acordo com o posicionamento corporal do evangelizador. Reflexão: Como tem sido meu comportamento diante das minhas responsabilidades de casa, escola? Que tipo de fruto represento no cenário da minha existência atual?
2. BRINCANDO COM JESUS
No segundo momento,vamos brincar de encenação da história utilizando as máscaras dos animais. (Você pode visualizar melhor esse recurso no blog, na parte dos recursos didático pedagógicos para evangelização infantil).
3. TRABALHANDO COM JESUS
Confeccionar um fantoche de ovelhinha para possíveis brincadeiras de encenação.

ATIVIDADES PARA O NÍVEL I

- AS TURMAS: BERÇÁRIO, MATERNAL E JARDIM SEGUIRÃO A MESMA PROGRAMAÇÃO DA RODINHA DA MESA 1 – LIVRO TEMÁTICO: CARTILHA DO BEM – MEIMEI

11:00 às 11:20 – Apresentação dos trabalhos realizados pelos grupos: exposição das árvores, dos cartazes: janela do coração e dos fantoches.
• 11:20 às 11:40 – Nesse momento, deixar uma música clássica instrumental de fundo tocando. Distribuir sobre as mesas, vários frutos. Cada um vai pensar em que precisa melhorar nessa existência, e assim escolherá um fruto para colar na árvore. Vai ser uma espécie de compromisso pessoal. Eu preciso me esforçar para ser mais... (eles serão nominados: AMIGO, RESPEITOSO, AMOROSO, DEDICADO, DISCIPLINADO, BEM EDUCADO, ESTUDIOSO, PACIENTE, CUIDADOSO, TRABALHADOR DO BEM...). No verso de cada fruto já vai conter fita dupla-face para facilitar o processo.
• 11:45 – Encerramento com a prece e lanche.
Providências a serem tomadas:
• Cd de músicas infantis da Concafras
• Aparelho de som
• Decoração (árvore com balões e frutos)
• Frase: “Reconhece-se a árvore pelo fruto.”
• Frutos nominados e com dupla face
• Livros temáticos;
• Fantoches de mão: mãos, corações e máscaras de animais
• Jogo da memória: Cartilha do bem
• Jogo de dominó: Transformando sentimentos
• Máscaras de animais
• Materiais das práticas ( tecido recortado, cola, cartolina, caixas de leite longa vida, janela do coração, massinha de modelar)
• Lembranças: pirulito-borboleta










Nenhum comentário:

Postar um comentário