www.jardineirasdeplantao2.blogspot.com


quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

22ª Aula – Jesus, o Governador da Terra.

OBS: ESSA AULA CUJO TEMA É INTITULADO: A REALEZA DE JESUS FOI IDEALIZADA PELO NOSSO AMIGO GILBERTO, PARA AULA DO NÍVEL I DO ENCONTRO DE CRIANÇAS DE 2009. COMO FICOU MUITO INTERESSANTE, RESOLVI POSTAR PARA VOCÊS, INTEGRALMENTE.

OBJETIVOS:
♥ Compreender que a REALEZA DE JESUS é no Plano Espiritual – onde é necessário para ser Rei a bondade, o amor, a compreensão enfim a evolução, moral e intelectual – Ao contrário da realeza terrestre: a riqueza, os empregados (humilhados), as diferenças.
♥ Compreender que a Realeza da Terra passa com o tempo
♥ Compreender que Jesus ensinou que a verdadeira vida é A VIDA ESPIRITUAL (a vida futura)
♥ Perceber que com a crença na vida futura as pessoas são mais tranqüilas, pois têm fé em Deus, e passa pelas dificuldades que vão aparecendo, de forma diferente... E mantém sua fé na vida futura a do Plano Espiritual, onde será tudo mais fácil e feliz.

DECORAÇÃO: Para esta aula poderemos decorar a entrada da sala como a porta de um palácio. (pode ser de TNT, pintado em tecido ou de papelão) Falar as crianças: - Este aqui é o Palácio de Pilatos (ele foi um Rei da Terra) e hoje ele irá julgar Jesus...
Utilizando um fantoche de vareta do Rei Pôncio Pilatos (a coroa separada – para ser colocada depois)
E um fantoche de Jesus (Um coração de papel ou E.V.A )
- Queridas crianças esta aqui é a sala onde estudaremos sobre a REALEZA DE JESUS.
- Vocês viram que estamos num castelo? Então, este castelo pertence a este Rei - colocar a coroa na cabeça de Pilatos (pode também pedir para alguma criança ajudar).
– Ele chama-se Pilatos. Neste momento ele está conversando com Jesus. Ele pergunta: - Jesus você é Rei?
Jesus com muita humildade, com muito amor responde:
- Meu Reino não é deste mundo, vim a este mundo para ensinar a verdade.
Neste momento colar o coração no peito de Jesus e, explicar as crianças que Jesus, ensina com estas palavras que sua Realeza não é deste mundo. É toda MORAL, Ele ensina que a verdadeira vida é a VIDA FUTURA.
Neste momento mostrar uma coroa igual a que o Rei Pilatos usa. Mas, só que esta agora está velha, enferrujada, suja, quebrada... Perguntar as crianças: O que será que aconteceu com esta coroa? Mostrar também uma gravura( ou maquete) de um castelo destruído... Olha! E o Castelo será que foi destruído? É a Realeza aqui na Terra passa, e nada fica...
E Jesus Ele construiu um Castelo de Amor, de Amizade, de carinho... Quando Ele curou as pessoas, elas ficaram agradecidas, e isso aumentou o amor... Quando Ele alimentou as pessoas, ou ensinou... tudo isso nunca será destruído. Isso faz de Jesus um Rei... Mas um Rei maior que os Reis da Terra, o Rei do amor, da CARIDADE, do PERDÃO, e que Jesus é Rei na Vida Espiritual.
Quando Jesus o amigo querido, ensinou que existe a Vida Futura, foi muito importante este ensino. Ele falou que no Plano Espiritual está a verdadeira vida, e que só lá, os bons acharão sua recompensa. Lá está o Reino de Jesus. Mas Jesus não podia naquela época falar tudo.
Usando uma figura de Mediunidade (psicografia) falar para crianças:
- O Espiritismo veio completar o ensinamento de Jesus, agora não temos mais dúvidas, os espíritos vêm nos contar como é no Plano Espiritual, contam detalhes da vida futura, e falam às pessoas queridas que aqui ficaram.
Utilizando ilustração – de um lado uma criança com fome – do outro lado uma criança bem nutrida e feliz. Falar para crianças:
- Olhem esta gravura, só a vida futura explica porque duas crianças nascem em locais e situações tão diferentes, porque esta aqui sofre muito, com fome, frio, às vezes sem pai e sem mãe.
Enquanto esta tem mãe, pai, estuda numa escola boa, tem comida, tem uma casinha simples e feliz.
- Só através da vida futura que podemos entender a JUSTIÇA DIVINA.

Neste momento vamos propor uma brincadeira com o objetivo de fixar na criança a importância de termos a visão da vida futura. E que esta visão auxilia na maneira como podemos encarar as dificuldades da vida.
Vamos fazer uma espécie de boliche: Colocar numas 10 garrafas, de refrigerante 2 litros (garrafa pet), umas gravuras que representem as dificuldades da vida (pessoas tristes, doentes, fogo, seca, enchentes, pessoas com defeitos)
Levar umas 4 bolas pequenas e firmes (pode ser de meia, de jornal, ou compradas), nestas bolas escrevemos umas virtudes(pode escrever em papel e colar), Ex: amor, compreensão, paciência, caridade...
Levar também uma bola bem maior (pode ser de jornal ou outras) escrever nela “A Crença na Vida Futura”.
Antes do início do jogo, mostrar um porta pirulito (pode ser tipo uma metade de bola de isopor colorida, onde são fixados os pirulitos) Cada pirulito terá um coraçãozinho grudado. Falar ás crianças:
Vamos vencer juntos, com amor, caridade, um ajudando o outro, todas estas dificuldades, sabendo que aqui no final teremos vencido e poderemos descansar.
Quando vencermos cada um receberá um pirulito com este lindo coração, será a nossa Realeza Espiritual... Assim que o Evangelho Segundo o Espiritismo mostra que se comporta a pessoa que acredita na Vida Futura, ela tem confiança que irá vencer e será muito, muito feliz.
Convidamos as crianças para jogarem de maneira bem rápida, entrega a umas as bolas pequenas, quando a criança derrubar a dificuldade falamos... Olha! Que Legal! Vencemos este problema! PALMAS!
De repente entrega a bola grande a uma criança, que com certeza derrubará mais fácil as dificuldades... Explicar para as crianças que a bola grande “A Crença na Vida Futura”, tem o poder de vencer com mais facilidade as dificuldades da vida.
Não esquecer de relacionar com o ensino do Evangelho: “(...) Para quem se coloca, pelo pensamento, na vida espiritual, que é indefinida, a vida corpórea se torna simples passagem, breve estada num país ingrato. As vicissitudes e tribulações dessa vida não passam de incidentes que ele suporta com paciência, por sabê-las de curta duração, devendo seguir-se-lhes um estado mais ditoso.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário