www.jardineirasdeplantao2.blogspot.com


quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

17ª Aula – Jesus conversa com Deus. Eu também já sei orar.

Aprendendo com Jesus

. Contar a história espírita infantil "Louvado seja Deus", do livro Pai Nosso, do Espírito Meimei. NOVO!!! Confeccionar os personagens utilizando a técnica dos bonecos africanos, podem ser confeccionados com malha preta ou até mesmo de TNT e serão sustentados com palitos de churrasco ou até colados em pranchas de papelão. Em breve será postado.
. Trabalhar com a seqüência de ilustrações do “ Livro da Prece” , que aborda a prece como meio de comunicação, o que devemos pensar nesse momento, o que devemos agradecer, o que devemos pedir, e etc..., recurso pedagógico pode ser visto no blog.
. Fixar no quadro uma gravura de Jesus contendo vários fios de barbante, de preferência ao número de evangelizandos e comentar que quando estamos em comunicação por meio da prece, estamos sintonizados com os bons espíritos e com Jesus.
. Trabalhar com a música: A PRECE.
A PRECE É UMA LUZINHA, QUE ACENDEMOS EM NOSSA CAMINHADA. EM PRECE VOU SEGUINDO MEU CAMINHO, SEM TEMER OS PERIGOS DA ESTRADA. OS PROBLEMAS TÃO DIFÍCEIS NÃO SE ACABAM, MAS A PRECE ME AQUECE O CORAÇÃO. VOU SEGUINDO PACIENTE NA ESPERANÇA. HEI DE ENCONTRAR UMA BOA SOLUÇÃO! HEI DE ENCONTRAR UMA BOA SOLUÇÃO!
. Contar a história do Chiquinho e seu anjo da guarda. Salientando que através da prece nosso corpo fica iluminado e bons espíritos estarão ao nosso redor para nos proteger. Ver endereço do site: http://www.searadomestre.com.br/.

Trabalhando com Jesus

. Confecção do fantoche de vareta (o escravo resignado) referente à história: "Louvado seja Deus."
. Confecção de uma lembrança para presentear um lar a ser visitado pela equipe do esclarecimento, que é responsável pelo Culto do Evangelho.
. Acompanhar a visita junto à equipe responsável e apresentar a música que foi trabalhada na sala: A Prece.
· Montar uma casinha de dobradura e envolvê-la com cores amarelas de tinta guache, cola colorida e gliter para simbolizar as boas vibrações provindas da realização da prece.
. Montar um mosaico com gravura de Jesus com uma criança ao lado fazendo a prece. Todos podem participar colando papel picado nos espaços adequados. Fica lindo!

Brincando com Jesus

. Dramatização da história: " Louvado seja Deus", utilizando os fantoches confeccionados.
. Dramatizar o estudo de caso e propor alternativas de solução para os problemas enfrentados. Deixar as crianças à vontade para participar desse momento até a sugestão da realização do Culto do Evangelho no lar da personagem e realiza-lo em sala.
. O evangelizador poderá dividir a turma em duplas de forma que um deles fica com os olhos vendados e o outro vai fazer o papel de anjo da guarda que vai orientar e ajudar o outro a caminhar pela sala sem tropeçar nos obstáculos que estarão espalhados: latas, garrafas plásticas... (nada de vidro para evitar que alguém se machuque), o evangelizador pode intervir orientando que esses obstáculos são as dificuldades que encontramos: brigas no lar, problemas e etc e dizendo: - Faça sempre o bem e a prece para sintonizar com os bons espíritos para estar bem protegido sempre. Depois faça as substituições, quem ajudou passa a ser ajudado.
. Trabalhar um estudo de caso. Utilize cartazes, figuras, fantoches ou dramatize a situação: “Joana atravessava momentos difíceis de sua vida. Sentia-se angustiada, aflita, face aos problemas que a rodeavam. No círculo fechado de suas dores, não percebia saídas possíveis. Eram as dificuldades financeiras a afligi-la, exigindo solução urgente; era a enfermidade do único filho que lhe agravava as preocupações diárias. No auge de suas aflições, lembrou-se de um amigo que sabia ser espírita. Quem sabe ele não poderia ajudá-la? Procurou-o então. Narrou-lhe tudo o que se passava consigo e ouviu-lhe as ponderações calmas sobre como enfrentar com serenidade os atropelos da vida. Temos conosco a chave que nos abre as portas do socorro espiritual – falou ele. E qual seria essa chave? A prece. Nunca se esqueça desse recurso eficaz e quase sempre esquecido.” Salvo engano, o estudo de caso consta no link do cvdee, ver no blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário